Tão longe, tão perto | Boqnews

Opiniões

17 DE MARÇO DE 2023

Tão longe, tão perto

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Dessa maneira, as urnas – objeto de tanta polêmica no ano passado – são o sonho (e pesadelo) para muitos políticos. Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE

Tão longe, tão perto

Ainda que para a população o termo eleições é algo muito distante – afinal, elas só ocorrerão em outubro de 2024 – para muitos dos políticos a realidade é bem diferente.

Dessa forma, neste jogo de poder, composições políticas começam a verificar quais as melhores chances no cenário eleitoral – se ficam ou mudam de legendas.

Melou?

Dessa forma, ao que parece o namoro do PP com o União Brasil ‘melou’ por disputas internas regionais.

No entanto,  na política tudo é possível e o tema pode voltar à baila.

Assim, com a vinda do PP, a legenda seria a maior da Câmara e a segunda no Senado. Nada desprezível.

Em razão da elevada votação nas eleições passadas, a vereadora Audrey Kleys é peça importante no cenário eleitoral para 2024. Foto: Felipy Brandão

Presença feminina I

Dessa forma, é indiscutível que as mulheres terão participação efetiva nas eleições municipais regionais.

O prefeito Rogério Santos (PSDB) já assegurou que será candidato à reeleição.

Por sua vez, a vereadora Audrey Kleys (PP – foto), que obteve 50.028 votos para Assembleia Legislativa sendo 28.787 em Santos, reconhece que tem sido sondada por vários partidos de olho em 2024.

Apesar de não sinalizar qual caminho seguirá (Legislativo ou Executivo), é certo que sua participação será importante na disputa municipal.

Dessa forma, Telma de Souza, primeira e única mulher eleita em Santos, cidade que tem proporcionalmente o maior número de mulheres que homens no Brasil. Foto: Carla Nascimento/Arquivo

 

Além disso, a vice-prefeita e secretária municipal Renata Bravo também terá papel importante nas próximas eleições ao lado do prefeito Rogério Santos, que tentará a reeleição. Foto: Carla Nascimento/Arquivo

Presença feminina II

Assim, a mesma análise vale para a ex-prefeita e vereadora Telma de Souza (PT), que obteve 52.887 sufrágios em 2022, além da atual vice-prefeita e secretária da Mulher, Renata Bravo.

Deputada Rosana Valle (PL) tem o aval do PL para disputar a prefeitura de Santos em 2024. Foto: Arquivo

Presença feminina II

Além da deputada Rosana Valle (PL), que entre os 216.437 sufrágios obtidos no ano passado, conquistou 56.704 no Município.

Não bastasse, conforme seu colega de partido, deputado Coimbra, ela só não será candidata à sucessão municipal caso não queira.

Fortalecendo o PL

Aliás, um passo importante com este objetivo ocorreu nesta semana com Coimbra assumindo o PL estadual.

Assim, ao lado da deputada, ele entregou a nominata com sugestões de nomes para comandar a legenda na região.

Em Santos, quem assume é Gerson Carife, marido da parlamentar.

 

Recém-chegado à Capital Federal, Paulo Alexandre mostrou seu potencial político em dois momentos importantes nesta semana. Foto: Divulgação

Cartão de visita I

Recém-chegado à Brasília, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) comemora dois feitos.

Na terça (14), conseguiu reunir centenas de empresários e políticos, inclusive ministros (Marcio França e Geraldo Alckmin, também vice-presidente), no lançamento da frente parlamentar de Portos e Aeroportos.

Cartão de visita II

Na quarta (15), obteve o apoio de correntes políticas distintas para assumir a presidência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, da Câmara dos Deputados.

Ele irá acumular a CREDN com a presidência da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), do Congresso Nacional.

Diretor da Agem, Luiz Alberto dos Reis, falou sobre o estudo durante o programa Jornal Enfoque

Boa ideia

O governo do Estado analisa a possibilidade de aproveitar o terreno de 10,3 mil m2 na Hospedaria dos Imigrantes para construção de moradias atendendo a população que reside nos cortiços.

Dessa forma, o projeto contemplaria a manutenção das fachadas do imóvel, com possibilidade de expansão para vias paralelas.

A informação é do diretor executivo da Agem, Luis Alberto dos Reis.

Prefeito Rogério Santos está animado com a revitalização prevista no projeto Valongo, de recuperação do Centro Histórico. Foto: Carla Nascimento/Arquivo

Expectativa

O prefeito Rogério Santos está animado com a possibilidade do projeto Parque Valongo (foto abaixo) permitirá a recuperação dos antigos armazéns, visando atrair turistas e, em especial, o futuro terminal de passageiros.

Afinal, o espaço prevê ampla recuperação de áreas do Centro Histórico de Santos que, além de intervenções viárias no local.

Assim,  a SPA (ex-Codesp) garante que, desta vez, o TAC – Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministério Público vai sair do papel.

Dessa forma, a Cidade e região agradecem…

Chamamento

Assim, em meio à falta de professores e alfabetizadores, o Diário Oficial de Santos de sexta (17) trouxe a nomeação de 74 docentes e a divulgação da classificação de 899 nomes como professores temporários PEA I (alfabetizadores)

Na Rua Campos Mello, faixa mostra o desconforto dos moradores e comerciantes com os atrasos na obra. Audiência pública ocorre na quarta-feira (22), às 19 horas, na Câmara Municipal. Foto: Nando Santos-Arquivo

Quem Responde?

Será…
que, após três anos do seu início, as obras da segunda fase do VLT irão deslanchar?

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.