Em ebulição | Boqnews
Foto: Divulgação

Opiniões

07 DE JUNHO DE 2019

Em ebulição

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Demorou, mas saiu

Conforme nota publicada por este colunista, o extrato de contrato que repassa uma área de quase 11 mil m2 do Terminal Pesqueiro Público de Santos pertencente à União ao Município foi publicado no Diário Oficial federal na última terça (4).

Assinada em 6 de julho do ano passado pelo prefeito Paulo Alexandre e pelo então superintendente do SPU em São Paulo, Robson Tuma, a publicação do ato de cessão havia sido esquecida, impedindo a transferência formal.

 

Mudança de rumo I

A área em questão faz parte do futuro centro de convenções na Ponta da Praia, terreno, aliás, que teria outro destino, voltado originalmente ao setor da pesca.

 

Mudança de rumo II

Em março de 2015, durante visita do então ministro da Pesca, Helder Barbalho, autoridades municipais e do Estado divulgaram a proposta de utilização da área para a construção de uma edificação de 1.200 m2 para alojamento e treinamento de pescadores, conforme reportagem do jornal Martim Pescador.

 

Mercado de Peixe, na Ponta da Praia. Foto: Nando Santos/Boqnews

Mudança de rumo III

A proposta municipal previa a existência de restaurantes, deck, além de um novo Mercdo de Peixes, incluindo os concessionários que atuam na Rua do Peixe.

A ideia era desenvolver a parceria com a União – o que foi feito -, mas o projeto foi modificado, deixando o setor da pesca – símbolo daquela região – em segundo plano.

 

Foto Divulgação

Desembargador e ex-presidente do TJ paulista pode ser personagem novo na disputa eleitoral em 2020 pelo PSD.

Corrida eleitoral

Apesar de faltarem 16 meses para as eleições municipais, a disputa nos bastidores já começou em Santos.

Na última terça (4), o ex-presidente do Tribunal de Justiça, Ivan Sartori, assinou sua ficha de filiação no PSD e já se colocou à disposição para ser pré-candidato do partido na disputa à sucessão municipal.

 

Renata Arraes e Rogério Santos: dois nomes com potencial de serem escolhidos pelo prefeito para sucedê-lo.

Secretário de Saúde também tem pretensões eleitorais

À espera da benção

Dentro do próprio governo, há uma disputa interna para saber quem receberá a benção do prefeito Paulo Alexandre Barbosa: os secretários Rogério Santos (Governo) e Fábio Ferraz (Saúde), além da procuradora do Município, Renata Arraes.

No entanto, sinais revelam que um nome já desponta na liderança e preferência.

Até agosto, dizem os mais próximos ao prefeito, o (a) ungido (a) será anunciado (a).

 

Outros ares

No entanto, o grupo político do prefeito terá que buscar novos ares depois que o PSDB mudou de direção, agora sob a influência do governador João Doria, cujas rusgas da eleição passada – em razão do apoio do prefeito Paulo Alexandre ao então governador Marcio França – não foram esquecidas.

O MDB deverá ser o destino de boa parte dos atuais governistas.

 

Escolha natural

Apesar disso, o PSDB não abrirá mão de candidatura própria.

Caso queira, o nome do ex-prefeito e deputado João Paulo Papa será a escolha natural.

 

Ministério Público investiga vereador Kenny

Nos trilhos

Outro nome sempre lembrado na disputa da sucessão municipal, o deputado estadual Kenny Mendes (Progressistas) está eufórico com a possibilidade do retorno dos trens de passageiros ligando a Baixada Santista à Capital. Promete novidades em breve.

 

Júlio Eduardo

Esquecimento

Durante o ‘convite’ da Câmara na segunda (3), o secretário de Desenvolvimento Urbano, Júlio Eduardo dos Santos, criticou a gestão anterior por não ter exigido compensações à cidade para autorizar grandes empreendimentos, como o Jardins da Grécia, na Ponta da Praia.

Esqueceu de informar que, na verdade, a obra foi autorizada na administração de seu padrinho político, o ex-prefeito Beto Mansur, onde ocupou vários cargos.

 

Quem responde?

 

Quais…

são os critérios adotados para definição das compensações exigidas pela Prefeitura aos grandes empreendimentos na Cidade?

 

Frase 

“A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão;

a coragem, a mudá-las.”

Santo Agostinho  – teólogo cristão africano

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.