Em observação | Boqnews

Opiniões

27 DE NOVEMBRO DE 2020

Em observação

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Observação

Em meio aos boatos sobre o recrudescimento do Plano SP após a eleição de domingo (29), no momento o Governo paulista não admite a possibilidade de lockdown, com fechamento geral das atividades, como ocorrido em março/abril.

Pelo menos, por enquanto.

 

 

Números explicam I

Das 17 regiões do Estado mapeadas pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) do Governo do Estado, atualmente seis registram alta de internações em UTIs (casos mais graves) ou em enfermarias na comparação com a média móvel dos últimos 28 dias pelo Covid.

A taxa estadual de crescimento na quinta (26) era de 1,16%.

 

Números explicam II

No entanto, por regiões, é possível constatar uma alta significativa no total de casos registrados até agora, tendo a Baixada Santista à frente, seguida pelo Vale do Ribeira.

A ocupação dos leitos de UTI atinge preocupantes 55,3%.

E de enfermaria, 45,3%.

 

 

Números explicam III

Para ter uma noção mais clara desta grave situação, no dia 27 de outubro, a média móvel semanal de pessoas internadas nas UTIs em hospitais da Baixada Santista era de 135,71, e a variação mensal de internações na comparação com os 28 dias anteriores chegava a 3,11% negativos.

O cenário mudou radicalmente agora.

A média móvel semanal de internações em UTIs chega a 218,57 na região, com alta de 50,11% no total das internações.

 

De volta ao passado?

Pedindo verbas

Não é à toa que os prefeitos – alguns reeleitos e outros em final de mandato – estão pedindo mais verbas para ampliar a abertura de leitos hospitalares.

Será que sairão com a agilidade necessária?

 

Tanto os leitos SUS como particulares tiveram aumento de pacientes nas duas últimas semanas, em especial nas UTIs, onde estão os casos mais graves. Foto: Agência Brasil

 

Risco real

Afinal, a Baixada Santista encontra-se próxima à taxa de 60% de ocupação de leitos de UTI, um dos indicadores de revisão do Plano SP – percentual, aliás, que poderá ser ultrapassado nesta semana, em razão do fechamento de leitos e hospitais de campanha nas cidades da região.

 

De volta ao passado?

Fase amarela?

Assim, não será surpresa se às vésperas das festas de fim de ano e da chegada do verão, a Baixada Santista retroceder à fase amarela, o que atingiria em cheio a já tão combalida economia regional.

A conferir.

 

Esforço coletivo

Fica claro que somente se o Poder Público, que afrouxou as fiscalizações nas últimas semanas, autoridades – que muitas vezes agem de forma irresponsável – e a sociedade não se unirem no combate ao inimigo real (covid-19), a elevação de casos – e óbitos – será inevitável.

Rui de Rosis (PSL)

 

Adilson Jr (Progressistas)

Disputa esportiva

Após confirmar Cristina Barletta na Secretária de Educação, as redes sociais do prefeito eleito, Rogério Santos, não foram atualizadas na última semana.

Todo seu secretariado será divulgado por elas.

A coluna apurou que dois vereadores disputam a Secretaria de Esportes: Adilson Jr (Progressistas), bem próximo a Rogério, e o atual presidente do Legislativo, Rui de Rosis (PSL), ligado ao setor.

 

Futuro empreendimento será edificado em troca da outorga onerosa. MP pede que autorização para início das obras não seja concedida. Foto: Divulgação

Recomendação

O Ministério Público, por meio do promotor Adriano Andrade de Souza, recomendou à Prefeitura que suspenda o andamento de qualquer processo à concessão da licença do empreendimento Navegantes Residence, do grupo Mendes, contrapartida para as obras da Nova Ponta da Praia.

Em nota, a Prefeitura confirmou a recomendação e a publicou na íntegra no Diário Oficial na última segunda (23).

E acatou o item que determina a suspensão de licença para o início do empreendimento.

Quanto aos outros itens, a Prefeitura está reexaminando todas as questões

 

Ausência

Apoiada pelo prefeito Alberto Mourão, a ausência da candidata do PSDB à Prefeitura de Praia Grande, Raquel Chini, nos debates em emissoras neste segundo turno poderá custar-lhe caro politicamente.

Quem responde?

Será..
que teremos surpresas nas eleições de domingo (29), tanto em São Vicente e Praia Grande, como na Capital paulista?

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.