Esclarecendo dúvidas | Boqnews

Opiniões

15 DE FEVEREIRO DE 2016

Esclarecendo dúvidas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Recebi doação de um imóvel onde consta como impenhorável, incomunicável e inalienável. Qual o significado dessas cláusulas?
MGR – Boqueirão – Santos

Prezado leitor,
As cláusulas de impenhorabilidade, incomunicabilidade e inalienabilidade são cláusulas que as pessoas, quando da realização de seu testamento, ou de um ato de liberalidade, como uma doação, por exemplo, ao transferirem sua propriedade a terceiros, impõem condições a fim de que o bem transferido não mais saia do patrimônio da pessoa beneficiada, tornando-se assim impenhorável, incomunicável e ainda inalienável. Essas cláusulas, dependendo da vontade de quem as institui, podem ser vitalícias ou temporárias.

A impenhorabilidade, genericamente, implica que o bem, recebido por testamento ou por doação, não mais poderá ser penhorado por dívida do novo proprietário; a incomunicabilidade implica que aquele bem não se comunicará com qualquer outro patrimônio, ou seja, permanecerá somente no patrimônio da pessoa beneficiada; e a inalienabilidade implica que o bem não poderá ser alienado (vendido, doado, etc) pelo beneficiado em hipótese alguma.

Colaboração: Jaime Rodrigues de Almeida Neto, advogado, especialista em contratos pela PUC-SP.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.