Ex-acadêmico: uma heresia | Boqnews

Ponto de vista

2 de março de 2026

Ex-acadêmico: uma heresia

Academia com “A” maiúsculo é aquela em que estigmatiza o eleito com a marca irremovível da imortalidade.

É algo que o acompanha enquanto viver. Só “academias” têm a categoria de “ex-acadêmico vivo”. É uma verdadeira heresia.

Como é ridículo que alguém que aceite ser empossado na Cadeira de alguém vivo ou faça o elogio do morto-vivo ou o esqueça.

Seja qual for a escolha, estará laborando em ridículo.

Essa ideia da imortalidade perene não é nova.

Chegou a ser discutida no âmbito da Academia Brasileira de Letras, que é o modelo para todas as demais experiências acadêmicas tupiniquins.

Olavo Bilac foi um dos desgostosos com a Academia. Manifestava esse desgosto em uma roda de amigos, em qualquer lugar que fosse.

Geralmente em bares. Alguém lhe aconselhou pedisse demissão.

– “É inútil: o acadêmico, uma vez empossado, pode demitir-se, atacar a Academia, dar o fardão aos criados; não adianta nada; só perde essa condição quando morre!”.

E acrescentou:

– “Três classes de indivíduos estão sujeitos a essa fatalidade: o acadêmico, o padre e o filho natural. O padre pode deixar a batina, casar-se no civil, romper com a religião; para a Igreja continuará sendo sempre o padre, que ela jamais casará. O acadêmico pode fazer como o Clóvis Bevilaqua, que nunca mais quis ouvir falar da Academia; mas só será substituído por morte. É como o filho natural”.

Clóvis Beviláqua ficou ressentido quando a ABL não aceitou a inscrição de sua mulher, Amélia Beviláqua. Desde então, nunca mais compareceu à Academia.

Àquela época, valia o que Bilac afirmava: “O filho natural, a mãe pode se casar com o pai. Este pode perfilhá-lo. Mas continuará a ser filho natural!”

Duas dessas situações foram alteradas no decorrer do tempo.

Hoje, o Padre já pode se casar, inclusive fruir do sacramento do matrimônio, embora já tivesse se ordenado.

Também já não existe a condição de filho natural. É uma questão humanitária. Todos os filhos são simplesmente filhos.

Mas ex-acadêmico persiste em não existir.

É incrível que pessoas presumivelmente cultas e inteligentes aceitem conviver com esse ridículo.

 

José Renato Nalinié reitor da Uniregistral, docente da pós-graduação da Uninove e secretário-executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.

 

José Renato Nalini
José Renato Nalini
A opinião manifestada no artigo não representa, necessariamente, a opinião do boqnews.com

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.