As férias de julho estão aí. Já é hora de arrumar as malas, escolher roteiros e programar sua viagem. Segundo o Ministério do Turismo, o número de brasileiros que pretendem viajar no próximo semestre teve um pequeno aumento em relação ao mesmo período do ano passado 29,3%, contra 27,7%, em maio de 2012. Os dados apontam ainda que a grande maioria deve mesmo viajar dentro do País, realizando destinos nacionais, o que equivale a 69,2% dos entrevistados, sendo que apenas 29% pretende ir para fora. A cada 10 brasileiros que viajam, apenas um para o exterior. A pesquisa evidencia também as regiões mais procuradas, onde o Nordeste continua saindo na frente com 52,3% da preferência dos viajantes, seguido pelo Sudeste, com 25,8%, e, por último, a região Sul, com 12,4%.
Frequência
Estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) aponta que a intenção de viajar está mais presente entre os homens, em um total de 35% em relação às mulheres, que ficam em torno de 30%. O principal fator reside na diferença salarial entre ambos.
Hospedagem
Quanto aos meios de hospedagem, eles preferem hotéis (71%) contra 61% das mulheres. Mas quando a opção de hospedagem diz respeito à casa de familiares, as mulheres ficam em primeiro lugar, com 27%.
Meios de transporte
Em relação aos tipos de transportes mais utilizados para viajar, o avião ainda continua sendo o mais requisitado entre os viajantes 61%, logo atrás aparece o automóvel 22,7%, e por último o ônibus, com 14,3%.
Grau de escolaridade
A vontade de viajar também, segundo a pesquisa, tem relação com o tempo de estudo da pessoa. Aquelas que estudaram por mais de 10 anos, viajam mais. Os que não completaram o primeiro grau, correspondem a 17,4% da parcela dos viajantes. Já entre os que possuem nível superior incompleto, o número chega a 24,6%, subindo para 44,7%, para os que possuem pós-graduação. Interessante dizer que, em tese, as pessoas mais instruídas possuem uma renda maior, capaz de facilitar o acesso às viagens. Mas a pesquisa evidencia que o fator cultural, inerente aos indivíduos que mais estudaram, é o que faz que desperte entre eles o desejo frenético na busca do conhecimento.
Oportunidade
No próximo dia 13 de julho o Sofitel Jequitimar irá receber a primeira edição da Feira de Emprego de Guarujá. O evento já passou por algumas cidades como Santos, Sorocaba, Botucatu, Suzano, Americana e São José dos Campos.
Agora é a vez de Guarujá abrigar a iniciativa, que servirá para que algumas pessoas busquem seus primeiros empregos ou talvez uma recolocação no mercado de trabalho. Palestras, cadastros e orientação sobre currículos, bem como a apresentação de alguns cursos fazem parte do cronograma. Para o empregador, a vantagem é atrair mais mão de obra qualificada, principalmente àquela destinada ao trabalho temporário.
A expectativa é de que 5 mil visitantes estejam na feira. As inscrições podem ser feitas pelo email: [email protected]
Deixe um comentário