Foco também ao Legislativo | Boqnews
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

Opiniões

01 DE OUTUBRO DE 2018

Foco também ao Legislativo

Por: Humberto Challoub

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Apesar da disputa aos cargos executivos concentrar maior destaque na mídia, e por consequência o interesse dos eleitores, a eleição envolvendo a escolha dos futuros senadores e deputados federais e estaduais faz por merecer, no atual momento político nacional, a atenção redobrada por parte do eleitorado.

Isso porque está reservada à próxima legislatura decisões sobre temas extremamente relevantes à população, que deverão ser apreciados com competência, honestidade e responsabilidade.

Apesar da importância das pautas que há muito aguardam para serem colocadas em discussão, como as mudanças propostas para os sistemas previdenciário e tributário, a reforma política é, sem dúvida, a que pode produzir impactos mais significativos para a sociedade brasileira.

Mesmo que reconhecidos os avanços na organização das disputas pelos cargos eletivos está evidenciado que o processo ainda necessita ser aperfeiçoado para que possa ostentar, em toda a sua amplitude, os princípios de representatividade e legitimidade inerentes ao regime democrático.

Assim, mais do que nunca torna-se imprescindível a revisão das normas que orientam a criação e manutenção das legendas partidárias, os critérios de proporcionalidade estabelecidos para a formação dos legislativos e, notadamente, de valorização da fidelidade aos ideais e conteúdos programáticos defendidos pela agremiação política.

A excessiva personificação das candidaturas, como se vê no momento, tem favorecido o surgimento de falsas lideranças e concentrado nas mãos de poucos as decisões de relevância para a sociedade, subtraindo assim a possibilidade de participação organizada das comunidades interessadas.

É sabido que o desinteresse e a omissão tornaram férteis os espaços para a proliferação da corrupção e perpetuaram a existência dos maus políticos, tornando mais distantes as soluções dos principais problemas enfrentados pela coletividade.

Portanto, é necessário exigir dos senadores e deputados a serem eleitos propostas dirigidas à construção de um modelo político-institucional atualizado às novas demandas sociais e, sobretudo, uma rigorosa definição dos critérios mínimos que devem orientar o aceite das candidaturas aos cargos eletivos no País.

As casas legislativas há muito se desvirtuaram de sua finalidade fundamental e, descontadas raras exceções, se transformaram em balcões de negócios, onde são criadas dificuldades coletivas para a geração de facilidades a poucos.

Um sistema que, na prática, tem produzido poucas vantagens à população que, ao final, sempre paga a conta pelos descalabros cometidos por seus representantes.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.