Foco único | Boqnews
Foto: Divulgação

Opiniões

11 DE ABRIL DE 2021

Foco único

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Quando tomaram posse – eleitos ou reeleitos – em 1º de janeiro, os prefeitos não imaginavam que iriam enfrentar um cenário ainda mais grave do registrado no ano passado. Com alta de mortes, restrições em internações e falta de medicamentos, todos os esforços neste início de mandato se concentram no combate à doença.

100 dias

Por isso, os 100 dias de governo, lembrados neste final de semana, data simbólica marcada pelos governantes para mostrar as primeiras ações de uma administração, se concentram basicamente no combate à pandemia, ficando os outros setores praticamente esquecidos.

Gastos

Dívida Pública Federal

Em Santos, até fevereiro, R$ 25,57 milhões já tinham sido aplicados no combate à doença. E pior: tais valores só crescem em razão do aumento expressivo da demanda por mais leitos e estrutura. Sem dúvida, um impacto superior aos recursos orçamentários destinados à doença e previstos no ano passado, quando se esperava que a situação estivesse mais controlada com a chegada da vacinação.

Explosão

Não bastasse a Covid-19, a região vive uma explosão de casos de dengue e chikunguya. Os números crescem a cada dia e como os sintomas são semelhantes, a preocupação é enorme.

Comunicação pública I

Em meio a uma pandemia, é incrível como é pífia a comunicação pública desenvolvida pelo Ministério da Saúde, que não dispõe de uma campanha para alertar as pessoas, especialmente os jovens, sobre os riscos da Covid-19.

Comunicação pública II

Afinal, a pasta poderia fazer parcerias com emissoras de rádio e TV – concessões públicas – para fomentar a divulgação das campanhas, usando, inclusive, a imagem de artistas, atletas, influencers e pessoas de maior alcance junto aos jovens, que são os que mais ignoram as regras básicas de distanciamento social e uso de máscaras.

Além-mar

Candidatura Lula

A mídia portuguesa está atenta às acusações contra o ex-primeiro ministro português, José Sócrates, na Operação Marquês, que envolveria empresas de telecomunicações, com aval do governo brasileiro na gestão do ex-presidente Lula. A movimentação é expressiva e poderá respingar no ex-presidente.

Transparência

Empresas como a Cohab Santista há tempos não atualizam seus dados no portal de Transparência da Prefeitura de Santos.

Choperia

A santista DR2 Choperia, responsável pela marca Everbrew, foi a vencedora da licitação para a instalação de uma fábrica de cerveja com capacidade de 15 mil litros, a ser instalada no Mercado Municipal e que se tornará um novo atrativo para a região, especialmente com a chegada de uma estação do VLT.

Bancada da bala

Três vereadores compõem a ‘bancada da bala’, termo adotado até por outros colegas em alusão à origem dos mesmos na área de segurança pública: Adriano Piemonti (PSL), Fábio Duarte (Podemos) e Sergio Santana (PL).

No bolso

A despeito das promessas de melhoras na situação, mais uma vez – a quarta consecutiva – a Prodesan teve as contas consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas, desta vez referentes a 2017, quando o atual presidente Odair Gonzalez esteve à frente da empresa por quase seis meses. O TC alerta que a reincidência das falhas em próximas contas da Prodesan poderá ensejar a aplicação de medida mais severa pelo Tribunal, inclusive com a aplicação de multas aos seus dirigentes.

Quem Responde?

Quando..
a EMTU irá fiscalizar o transporte metropolitano, com linhas de ônibus lotadas especialmente no horário de maior fluxo?

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.