Fotografia atualizada I | Boqnews

Opiniões

20 DE DEZEMBRO DE 2015

Fotografia atualizada I

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A pesquisa de popularidade dos governos federal, estadual e municipal, além da intenção de votos para as eleições do próximo ano, publicada na edição da semana passada deste semanário, referenda a tradição que a Enfoque Comunicação tem neste segmento e traz uma fotografia atualizada da opinião dos santistas sobre assuntos diversos.

Uma verdadeira prestação de serviços à sociedade que encontra em um jornal com distribuição gratuita informação com confiabilidade, marca registrada da Enfoque/Boqnews, algo cada vez mais escasso em uma sociedade onde a liberdade de imprensa está sendo substituída pela liberdade de empresa, como bem lembra o jornalista Clóvis Rossi.

Voltando ao tema deste artigo, são duas décadas atuando em pesquisas políticas, iniciadas nas eleições municipais de 1996, quando o jornal já apontava a vitória de Beto Mansur sobre Telma de Souza à Prefeitura santista, cujo título do Boqueirão News (nome à época) era A um Passo do Paço, contrariando renomados institutos de opinião.

O ápice ocorreu nas eleições de 2004, entre João Paulo Papa e Telma de Souza. Na época, o Ibope apontava às vésperas da eleição uma vitória confortável de Telma por dez pontos percentuais – equivalente a algo em torno de 25 mil votos.

Enquanto isso, a Enfoque/Boqnews divulgava pesquisa com números contrários e estampava a manchete Nas Mãos dos Indecisos, mostrando que o vencedor ganharia de forma apertada e a decisão estaria com os eleitores ainda em dúvida sobre qual candidato escolher. Deu Papa, por 1.771 sufrágios (ou 0,74% dos votos válidos), no segundo turno mais acirrado da Cidade.

Isso explica o porquê das pesquisas Enfoque/Boqnews ganharem credibilidade ímpar, sendo referência para os leitores e especialmente os políticos que, mesmo não gostando ou concordando com os números, sabem da credibilidade do veículo.

E não foi diferente desta vez. Os percentuais divulgados são coerentes, ainda mais quando comparados a outras pesquisas de âmbito nacional, especialmente em relação às avaliações aos governos Dilma Rousseff (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB).

Dilma atingiu os 70% de conceito negativo (ruim e péssimo), conforme pesquisa do Ibope encomendada pela CNI – Confederação Nacional das Indústrias divulgada na terça (15). Mas ela tem uma rejeição ainda maior entre os santistas, de 75,5%, número perfeitamente plausível.

A mesma linha de raciocínio ocorre em relação ao governador Alckmin, que viu sua taxa de rejeição crescer no estado, atingindo 30%, segundo o Datafolha, com 28% de aprovação em novembro. Entre os santistas, sua popularidade também está em queda: 38,2% o consideram ruim e péssimo e 24,1% bom e ótimo. Sinal da coerência numérica.

Na próxima semana, volto ao tema, sob a ótica municipal. Antes, porém, desejo aos fieis e pacientes leitores votos de um Feliz Natal repleto de energias positivas, fé e amor ao próximo, símbolos que refletem a magia da data.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.