Ponto de vista
Giro Cultural
Papo com…
Responsável pelo departamento de eventos da Secretaria de Cultura da prefeitura Municipal de Santos. Santista, 34 anos, estudou no tradicional colégio Santista. É graduado em Publicidade e Propaganda, com MBA em marketing, planejamento e eventos. Filho de Ary Leal, tem no falecido pai um exemplo. Trabalhou em agência de propaganda, de eventos, produtora e no Governo do Estado de São Paulo.
Há dois anos, vem conduzindo seu departamento, inovando e incrementando eventos, como o Réveillon, tendas de Verão, Carnaval, entre outros com dedicação e profissionalismo. Às vésperas desses grandes eventos, vamos saber um pouco mais do seu trabalho.
Desde que assumiu, há dois anos, o que mudou nesta área?
O balanço foi muito positivo. Transformamos nosso Réveillon no segundo maior show do Brasil. Nossas tradicionais tendas se tornaram grandes complexos de verão. A Virada Cultural em Santos hoje é referência no estado – tudo isso por conta da programação paralela e alternativa que criamos. Nosso Natal tornou-se um grande evento e o Carnaval está todo modificado, muito mais competitivo e com estrutura segura e moderna.
O setor faz parte da Secult, que também realiza eventos de outras pastas. Existe a possibilidade do departamento passar a ser vinculado ao Gabinete, como já ocorreu em outras gestões, tornando-o mais independente?
Como servidor do município, estou à disposição do prefeito.Quanto a qualquer mudança que envolva o departamento, trata-se de uma decisão da administração.
A decoração de Natal também foi responsabilidade do seu departamento?
Todo planejamento e criação da iluminação foi do Departamento de Eventos. Desde a escolha do conceito (homenagem a Saturnino de Brito) até a criação das peças, escolha das cores, testes, acompanhamento e teste final. Depois, todo trabalho de instalação e manutenção fica sob responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp). Vale destacar um grande colaborador, o artista Mauriomar Cid.
O Réveillon 2013/2014 já foi diferenciado. O objetivo é tornar a data como uma opção ao Rio de Janeiro?
O Réveillon de Santos tinha uma bela queima de fogos com um grande potencial. Fizemos um novo planejamento para transformá-lo em um grande evento, com música, segurança e interatividade, além de show de pirotecnia. Para a surpresa de todos, conseguimos de forma imediata o retorno positivo coletivo. No ano passado, mais de 1 milhão de pessoas na orla acompanharam o show. E agora temos uma tarefa muito mais difícil. Queremos encantar e emocionar e ser uma nova opção de destino turístico. Estamos com propostas e estudos para recebermos cruzeiros marítimos.
Tendas de Verão
As tendas se tornaram autênticos complexos de verão, com mais de 300 atrações e atividades. Meio milhão de pessoas visitaram as tendas no verão passado e mais de 50 mil crianças se divertiram nos Espaços Kids.
O Carnaval de Santos vem crescendo? E os investimentos?
É a maior e mais importante manifestação cultural brasileira. Em Santos, nossa festa cresce a cada ano. O público está respondendo de forma positiva. O número de escolas também aumentou. Além disso, o Carnaval gera uma quantidade enorme de empregos diretos e indiretos. Cabe a nós, gestores, buscar alternativas. No ano passado conseguimos diversos patrocínios e apoio do Governo do Estado de São Paulo.
Quais os projetos e novidades para 2015?
Temos muitas surpresas. A grande novidade é que estamos regulamentando os eventos particulares em locais públicos.
Umas & outras
Desejo
Podemos dizer que 2014 foi um ano pesado. A Copa do Mundo e as eleições, os dois principais acontecimentos de 2014 foram conturbados, mexendo muito com as emoções de todos os brasileiros. O que nos dá um certo alento é saber que tanto no futebol quanto na política e em qualquer lugar não se tem mais espaço para amadorismo e falta de ética. Desejo que o profissionalismo, e não a troca de favores políticos comece a prevalecer na escolha dos dirigentes, principalmente quando se trata do dinheiro público. Um Natal de muita paz a todos!
Momento Histórico
Cuba e Estados Unidos, a retomada do diálogo. Os líderes dos dois países, Raúl Castro(irmão de Fidel Castro) e Barack Obama, anunciaram o processo para retomada de relações diplomáticas, rompido desde 1961, há 53 anos. Cuba vive sob o regime comunista desde então, com domínio absoluto da família Castro. Não entrarei no mérito dos benefícios e malefícios do regime implantado no país.
Momento Histórico II
Naquele momento talvez fosse o melhor para Cuba. Hoje, o país vive uma situação muito difícil com a perda de importantes aliados econômicos.
Não sobrou outra alternativa à família Castro. Um fato é certo: não existe mais espaço no mundo para regimes extremistas, sejam de esquerda ou direita. O mundo pede maturidade, consenso, parceria e ética.
O que vem por aí…
Osesp
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) apresenta domingo (21), às 19h30, na Praia do Gonzaga, seu concerto, regido por Marin Alsop. No repertório Suíte Caymmi: História de Pescadores (arranjo de Dori Caymmi) e Carmina Burana, de Carl Orff. O concerto encerra a 20ª edição do Projeto Tocando Santos. Um projeto de sucesso que mostra a importância da utilização dos espaços públicos para as artes!
52 anos no Choro 
A ótima cantora Didi Gomes e o grupo Chorões Santistas comemoram 52 anos de estrada e são os destaques deste sábado (20), do projeto Chorinho no Aquário, realizado na orla da Ponta da Praia, na Praça Luiz La Scala, a partir das 19h. No repertório, clássicos de importantes compositores do choro, do samba e da seresta. O Chorinho no Aquário também é um exemplo do sucesso do uso de praças, ruas…
Natal
Com a bela imagem da orla santista toda iluminada, desejo a todos os leitores, parceiros, amigos, anunciantes e equipe do jornal um Natal de muita paz e boas vibrações!!
Parceria
O Instituto Arte no Dique, representado por seu presidente, José Virgílio, e a reitora da PUC São Paulo, Anna Maria Marques Cintra, selaram um convênio de capacitação dos professores e jovens da comunidade do Dique da Vila Gilda para o período de cinco anos. Segundo Zé Virgílio, “essa é uma das maiores conquistas do Instituto nesses 12 anos”. Um exemplo de Oscip. Excelente!


