Sol Nascente
José Adelson

Professor de língua japonesa e jornalista.

Governo japonês subsidia empresas

25 de janeiro de 2013 - 20:46

Compartilhe

O Ministério do Trabalho do Japão planeja subsidiar as empresas que oferecerem melhores oportunidades de emprego para trabalhadores não regulares. De imediato, em meados deste mês, o governo pagará 700 ienes por hora e por pessoa, às companhias que fornecerem capacitação profissional a este tipo de trabalhador.
Além disso, em abril entrará em vigor  subsídio para as firmas contratarem funcionários não regulares. Empresas que oferecerem benefícios adicionais, tais como exames médicos gratuitos, também receberão o auxílio.
Os trabalhadores não regulares representam um terço da força de trabalho japonesa, mas ganham bem menos que os funcionários regulares. Uma das promessas do partido liberal democrata, vencedor das eleições da Câmara Baixa em dezembro, é de melhorar as condições de trabalho deste segmento da população economicamente ativa.
Entre as medidas de incentivo que o governo do 1º ministro Shinzo Abe pretende implantar está a criação de um programa que pagará cerca de 150 mil ienes mensais por pessoa para empresas que contratam jovens desempregados e os capacitam profissionalmente. Em declaração a jornalistas, o conservador Abe considerou sumamente importante superar a deflação e alcançar uma sociedade na qual o suor dos trabalhadores possa dar frutos no progresso da nação.
Parabéns, Santos!!
Os anunciantes da coluna parabenizam a Cidade de Santos pelos seus 467 anos.
Carnaval
A Escola de Samba União Imperial pretende trazer para a avenida, uma ala homenageando a comunidade nipônica de Santos, contando sua história, seus hábitos e costumes e a sua colaboração no processo cultural do Brasil.
Estudos
Desde que chegaram ao Brasil, os japoneses ensinaram com muito carinho a língua japonesa a seus descendentes. Hoje, muitos brasileiros sem ascendência começam a estudar a língua japonesa tendo interesse também pela milenar cultura do Japão. No Brasil, já são aproximadamente 1 mil professores lecionando e mais de 17 mil alunos. No mundo de hoje, sem fronteiras, a língua japonesa é de fundamental importância para um estreito relacionamento entre o Brasil e o Japão.
Feira de Artesanato
Na enseada do Guarujá, próximo ao shopping, ocorre a Feira Internacional de Artesanatos, que irá até o dia 17 de fevereiro, diariamente, das 16 às 24 horas. Tem como apoiador cultural a Interart e Japan Fair, com diversos artesanatos mostrando a cultura oriental. Venha prestigiar. A entrada é franca!
Presidência da Câmara de Santos
O vereador reeleito Sadao Nakai (PSDB) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santos, no último dia 1º, por unanimidade, cargo que ocupará nos próximos 2 anos. Após a sua eleição, declarou: “o agente político tem que estar próximo da população”.