Gabriel Pierin

Gabriel Pierin criou o Era uma vez em Santos... nasceu como uma ideia, virou um projeto e será sempre uma obra inacabada. Resgatar e preservar a memória da cidade é um compromisso de todos aqueles que amam Santos, sua história e suas pessoas. Afinal, cada pessoa, cada lugar, tem sempre uma história para contar.

Gug’s Saravá

28 de agosto de 2017 - 10:12

Compartilhe

“– Essa sexta-feira tá marcado um jogo-contra às três da tarde em frente ao Gug´s.”

O papo acima soa estranho para os dias de hoje. Engana-se quem pensa que os santistas têm somente os canais como ponto de referência. Quem conhece a cidade pode ser muito mais específico. Um canal, por exemplo, divide a avenida em dois sentidos. Marcar um jogo de futebol de praia, na disputada faixa de areia, em frente ao canal 6, deixa a entender que pode ser de qualquer um dos lados, ocasionando desencontros, principalmente quando os envolvidos não se conhecem.

Agora, afinal, o que foi o tal do Gug´s? Se você não viveu na década de 80 na cidade, não fará a menor ideia.

O Gug´s Saravá foi um restaurante e pizzaria que ficava no canal 6, esquina com a praia, onde hoje funciona um posto de combustíveis, uma filial das Lojas Americanas e uma agência do Banco Bradesco.

Imponente, sua fachada destacava-se na orla da praia marcada pelos inúmeros edifícios que já nas últimas décadas do século passado dominavam o espaço urbano. Exatamente a frente do Gug´s, no mar, ficava outra testemunha da história: o farol. Da sua presença hoje só resta a base da sua estrutura, uma espécie de lápide de um patrimônio que perdeu sua utilidade prática, mas ainda permanece viva na memória. Da referência para os navios, o antigo farol sempre foi uma referência para os banhistas e surfistas das praias santistas.

O Gug´s Saravá foi uma realização do visionário e apaixonado por gastronomia, Arildo Candia Barbosa, responsável também por outras casas emblemáticas na cidade. Sua vocação foi herdada pelo seu filho, Gugu, proprietário da Piccola Forneria.

Portanto, se ainda hoje você for convocado para um jogo na praia ou apenas para um encontro em frente ao Gug´s Saravá, não se surpreenda. Para muitos, aquele espaço tem nome e sobrenome.