Integrar as nações indígenas | Boqnews

Opiniões

19 DE AGOSTO DE 2019

Integrar as nações indígenas

Por: Humberto Challoub

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

As questões envolvendo a preservação e exploração sustentável da floresta amazônica trouxeram à tona, mais uma vez, a problemática envolvendo as populações indígenas que habitam aquela região, que há muito reivindicam, com razão, direitos fundamentais de cidadania e condições básicas de subsistência. Mais do que assegurar preceitos constitucionais, o momento é pertinente e propício para valorizar o índio como importante aliado na preservação ambiental e, principalmente, como parceiro estratégico na defesa da soberania nacional em territórios que cada vez mais despertam a cobiça estrangeira.

Vítimas no processo de colonização e marginalizados durante décadas pelo total desprezo aos seus valores culturais, os povos da floresta sempre foram subjugados pelo interesse na exploração das riquezas naturais e minerais contidas nas áreas por eles ocupadas, sendo invariavelmente relegados à condição secundária nas prioridades definidas pelo Estado.

Apesar do reconhecimento de alguns avanços obtidos no trato das questões indígenas, notadamente com a implantação das políticas públicas específicas de saúde para atendimento dessas populações, o índio brasileiro ainda não goza dos plenos direitos de cidadania. Daí os conflitos intermitentes gerados pelo desrespeito aos seus valores fundamentais, baseados na possibilidade de sobrevivência em terra fértil.

A negligência no reconhecimento dessas comunidades produziu, ao longo da história de formação da identidade nacional, o ambiente ideal para a ação de oportunistas e à proliferação de entidades estrangeiras interessadas em melhor conhecer as riquezas abrigadas na floresta tropical, camufladas sob a égide da benemerência e de falsos princípios humanitários.

As extraordinárias possibilidades oferecidas pela biodiversidade existente nas regiões nativas, em especial a Amazônia, já são por demais conhecidas como significativos mananciais de matérias-primas para as indústrias alimentícias, farmacêuticas e mineral.

Neste sentido, além de fazer valer direitos fundamentais, o debate sobre as questões indígenas deve, obrigatoriamente, focar propostas que estabeleçam reais e efetivos canais de integração, assegurando a proteção de bens culturais e territoriais de valores inestimáveis. A promoção de ações paternalistas ou estereotipadas tem pouca serventia. Por isso, é de se esperar que as autoridades governamentais estabeleçam diretrizes realistas à comunhão dos interesses indígenas com as necessidades atuais e futuras da sociedade brasileira, sem o que ficaremos à mercê da ingerência inoportuna internacional.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.