Jogos de oportunidades | Boqnews

Opiniões

05 DE NOVEMBRO DE 2010

Jogos de oportunidades

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A realização dos 74º Jogos Abertos do Interior, que prosseguem até o próximo domingo (14), traz benefícios importantes para a Cidade e região. Cerca de 15 mil pessoas, entre atletas, comitês técnicos, dirigentes e representantes de prefeituras, irão participar das competições até o final do evento.
Apesar dos transtornos que tais competições podem provocar – especialmente no tocante ao trânsito, em razão da realização das provas nas ruas, como as de ciclismo – deve-se haver o bom senso por parte da população em abraçar a competição e atender bem os visitantes, assim como já fazem os 400 voluntários que atuam no apoio ao evento.
Afinal, se forem bem recebidos, os participantes de 220 delegações de todo o estado de São Paulo certamente retornarão – sozinhos ou com familiares – em outra ocasião, incrementando a vocação turística que a Cidade tem, mas nem sempre valorizada.
Potencialidade existe. Apesar das equipes estarem ocupando 91 escolas municipais de Santos e São Vicente, a rede hoteleira local também tem sentido os reflexos positivos. No Atlântico Hotel, 70% dos 300 leitos estão ocupados, sendo a metade por participantes do evento esportivo.
Situação semelhante ocorre no Avenida Palace Hotel, que também tem aumentado o número de leitos ocupados, algo providencial em um período como o atual, especialmente pelo fato da competição ocorrer entre dois feriados (Finados e República).
Outros setores também podem aproveitar a oportunidade decorrente dos jogos. Pelo menos, 75 estabelecimentos comerciais, sendo 45 lojas de produtos variados, 24 restaurantes, bares e lanchonetes e três cinemas oferecem descontos aos participantes. (a lista completa está no site santos.sp.gov.br/jogosabertos)
Alguns, no entanto, foram além e perceberam com antecedência a potencialidade que  tal evento representa. A unidade do supermercado Bolshoi da Avenida Senador Feijó é um exemplo. Desde setembro, o estabelecimento vem contatando prefeituras para fornecer às equipes esportivas. Com o trabalho, está atendendo a 19 delegações (em 2003, última vez quando ocorreram os jogos em Santos, foram três) fornecendo alimentos às equipes. Para se ter ideia, são 2.500 pães diários entregues nas escolas – já a partir das 5 horas da manhã- e quase uma tonelada de carne, além de frango, hortifrutis, arroz, feijão e outros alimentos.
Para dar conta do recado,o supermercado, segundo o gerente Dênis dos Santos Gouvea, contratou 14 funcionários temporários e alugou dois caminhões-baús (de um total de cinco) para atender à demanda, em um trabalho ininterrupto. Outros 10 funcionários da loja também estão envolvidos no processo. A previsão é de atingir um faturamento de R$ 300 mil somente com este tipo de atendimento.
Oportunidades, portanto, não faltam. Basta encontrar estratégias  para atrair o público esportivo, ávido por medalhas e novidades. 



 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.