Literatura | Boqnews
Foto: Divulgação

Opiniões

02 DE JULHO DE 2021

Literatura

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Quando escreveu o livro A Peste em 1947, o prêmio Nobel de Literatura, Albert Camus, talvez nem imaginasse o quanto esta obra seria tão lida nos dias atuais. O livro trata a mudança na vida da cidade de Orã, na Argélia, depois que ela é atingida por uma terrível peste, transmitida por ratos, que dizima a população

Realidade

coronavírus

Hoje, a humanidade convive com uma nova peste, cuja origem também tem relação com a natureza. Não é à toa que especialistas apontam claramente para uma realidade: a atual pandemia do SARS – Covid não será a última que a sociedade enfrentará. Já ocorreram outras neste século, como as gripes suínas e aviária, mas nada tão impactante como a atual.

‘A nova peste está na esquina’

Os ataques à natureza frequentes em todo o mundo são a resposta para a possibilidade – cada vez mais evidente – que a humanidade enfrentará cada vez mais novas pandemias. “A nova peste está na esquina”, alertou o médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto, durante o programa Jornal Enfoque – Manhã de Notícias de sexta (2). Isso decorre da agressão do homem sobre a natureza. “É a resposta dela para a humanidade”, alertou.

Triste constatação

Opinião idêntica ao médico epidemiologista Fábio Mesquita, que foi vereador em Santos e uma das maiores autoridades no combate à Aids no mundo. Durante participação no Jornal Enfoque de terça (29), Mesquita já havia alertado sobre o tema. O profissional retorna a Mianmar, país do Sudeste Asiático, onde desenvolve um importante trabalho a serviço da OMS.

Vacinas vencidas

Após reportagem divulgada pela mídia sobre a aplicação de 26 mil vacinas da Astrazeneca vencidas, prefeituras da Baixada Santista negaram que as doses aplicadas em munícipes estivessem vencidas. Na listagem, Santos ocupa o 10º lugar entre os municípios que mais receberam doses (358).

Comissionados

A CET Santos tem se tornado um novo espaço para cargos comissionados. Só em maio, foram quatro nomeados. No quadro divulgado no Diário Oficial, constam 22, mas no portal da transparência são 37 nomes que ocupam o cargo de assessor de diretoria, em vários níveis.

Transparência zero

Por sua vez, a Cohab santista e a Prodesan escondem os dados nos respectivos portais de transparência. No caso da primeira, o último levantamento de servidores é de janeiro. Na outra, de dezembro do ano passado.

Não gostou I

A deputada federal Rosana Valle (PSB) não gostou da nota divulgada na edição passada sobre a resposta que a parlamentar deu ao jornalista Sandro Thadeu, de A Tribuna, no programa 3 em Pauta, a respeito do episódio envolvendo o presidente Jair Bolsonaro com a jornalista Laurene Santos.

Não gostou II

“Esclareço que não fui ríspida nem descontrolada, mas educada e firme com os que querem me envolver em polêmicas das quais não participo nem compactuo. Também sofro perseguições como mulher por políticos e até jornalistas. E não concordo com qualquer forma de desrespeito, comigo ou outras pessoas, sejam elas jornalistas ou de qualquer profissão”, divulgou, por meio de nota.

Quem Responde?

Se…
a revelação pública do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sobre sua preferência sexual, será imitada por algum político da região?

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.