Lógica abandonada | Boqnews

Opiniões

04 DE JULHO DE 2017

Lógica abandonada

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Enquanto Brasília ferve com os sucessivos escândalos que atingem o Palácio do Planalto, discussões importantes na Câmara dos Deputados e no Senado ficaram para o segundo plano, especialmente a reforma política, tão defendida em frente às câmeras e nunca colocada em prática em razão dos interesses que muitos têm em deixar tudo como está.

Afinal, uma alternativa viável e que conta com apoio com quase 215 mil brasileiros em uma petição pública (basta acessar www.euvotodistrital.org.br) permite ao eleitor exigir mudanças nesta prática.
O voto distrital – que limita a área de atuação dos candidatos ao Legislativo – diminui os custos de campanhas, o que, de certa forma, exigem menos recursos e riscos menores de financiamento via caixa 2, praga habitual nas campanhas eleitorais da maioria dos candidatos, muitas vezes feitas até a pedido dos colaboradores ocultos.

Por exemplo, a Baixada Santista tem 4% do eleitorado. Assim, este percentual seria o equivalente ao total de vagas disponíveis na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. Deve-se salientar também que se esta proposta passasse a vigorar, São Paulo teria quase o dobro das 70 cadeiras atuais diante da representatividade do eleitorado que o Estado tem em relação aos demais.

Não há, porém, interesse, especialmente das bancadas de parlamentares do Norte e Nordeste em alterar esta proporção. Afinal, se houvessem mais vagas para deputados paulistas, eles seriam os principais prejudicados. Alguém crê que eles votariam algo contrário aos seus interesses?

Assim, é justa a reivindicação do prefeito de Praia Grande e presidente do Condesb, Alberto Mourão, de pressionar os parlamentares eleitos que não são da Baixada Santista, mas tiveram votações expressivas por aqui, para ajudar a população local com emendas parlamentares.

Pelo menos 46 dos 70 deputados federais paulistas eleitos e 39 dos 94 parlamentares da Assembleia Legislativa receberam votos de eleitores da Baixada. A indagação é clara: o que eles deram como retorno à população da Baixada em troca dos votos recebidos?

Certamente, no próximo ano, eles – assim como centenas de outros – estarão de volta pedindo votos, fazendo promessas, posando para fotos e compondo com políticos e lideranças. Ganham os votos e depois vão embora, retornando quatro anos depois.

Se o voto distrital já vigorasse, a história seria outra. Cabe, portanto, a conscientização das pessoas na hora de escolher seus representantes, assim com os políticos. Afinal, 70% dos entrevistados não lembram em quem votaram para os cargos do Legislativo após semanas da eleição. A fraca memória do eleitor ajuda no descompromisso do parlamentar veranista, que só aparece por aqui para curtir os votos recebidos…

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.