Masmorras do castelo | Boqnews

Opiniões

01 DE NOVEMBRO DE 2012

Masmorras do castelo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
A eleição para a escolha do futuro presidente da Câmara de Santos está agitando os bastidores do Legislativo Municipal. Já são cinco os que se lançaram na disputa para suceder o atual presidente Manoel Constantino (PMDB): os tucanos Prof. Lascane, Sadao Nakai e Ademir Pestana; e Marcus De Rosis e Antonio Carlos Banha Joaquim, ambos do PMDB.
Masmorras do castelo II
Marcus de Rosis, que por três vezes comandou a Mesa Diretora, nos biênios 1995/96, 2007/08 e 2009/10, está usando toda a sua experiência para conquistar votos de antigos aliados e seduzir os vereadores debutantes na Casa, porém enfrenta a força situacionista da bancada tucana liderada pelo campeão de votos deste ano, Sadao Nakai, nome da preferência do prefeito eleito Paulo Alexandre Barbosa.
Masmorras do castelo III
Sem o consenso no ninho tucano,  Lascane ainda acredita no reconhecimento de sua trajetória na Câmara, onde cumprirá seu sétimo mandato, enquanto que Pestana se apresenta como o nome capaz de conciliar os interesses que envolvem todas as partes – e todos os partidos. Banha, por sua vez, aposta em sua capacidade de articular e convencer antigos e novos colegas de plenário, o que pode resultar na ampliação da base aliada ao futuro Governo.
Cota 200
Ainda não habituados às tratativas de bastidores, vereadores eleitos que irão debutar na próxima legislatura se mostram surpreendidos pelo assédio intermitente de alguns postulantes à Presidência da Casa. Um dos candidatos mais aguerridos, inclusive, já ganhou o apelido de “Cota 200”. Para bom entendedor…
Canal direto

Apesar de antigo colaborador e fiel escudeiro, o prefeito eleito de Santos, Paulo Barbosa, foi recebido com o glamour oficial pelo governador paulista Geraldo Alckmin, que além de cumprimentá-lo pela vitória no pleito santista reafirmou o compromisso de ampliar a participação do Governo do Estado nos projetos a serem desenvolvidos na Cidade. A conversa também envolveu o futuro do PSDB, a partir do surgimento de novas lideranças.
Rápido no gatilho
O prefeito eleito de São Vicente, Luís Cláudio Bili, do PP, tem demonstrado grande disposição de buscar apoios para viabilizar projetos importantes para a implementação durante sua administração. Esta semana, ao lado do deputado federal Beto Mansur, colega de partido, participou de reunião com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, em Brasília.
Rápido no gatilho II
Durante o encontro, que também contou com a presença do secretário nacional de Transportes e Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos, Bili ouviu do ministro que São Vicente terá recursos do Ministério das Cidades para o desenvolvimento de projetos e as obras necessárias para o município.
Cotados
O ex-vereador vicentino Nicolino Bozella e Ricardo Bispo (irmão do futuro presidente da Câmara, Fernando Bispo) estão cotados para assumir, respectivamente, a Secretaria de Finanças e a presidência da Codesavi, em São Vicente. É aguardar para conferir.
Sangue ruim
Desafeto do ex-prefeito David Capistrano à época em que presidiu o PT santista, em 1996, por tê-lo impedido de apoiar a então candidata do partido à sua sucessão, Telma de Souza, o advogado Danilo Camargo voltou a ganhar notoriedade nacional. Apesar de coordenar a Comissão de Ética do PT paulista, Danilo foi um dos protagonistas das agressões contra o humorista Oscar Filho, do CQC, que cobria a votação de José Genoíno, um dos condenados no caso do mensalão.
Sangue ruim II
Danilo, que foi tesoureiro de várias campanhas eleitorais do partido em São Paulo, sempre foi ligado a Genoíno e, por isso, ganhou fama, em 2005, por ter emprestado seu luxuoso flat na capital paulista para uma reunião envolvendo um assessor do deputado José Nobre (PT) -irmão de Genoíno, que havia sido preso em flagrante  com a cueca recheada de dólares.
Sangue ruim III
O advogado petista também, em outra oportunidade, tentou na Justiça Eleitoral, impedir a publicação de uma das tradicionais pesquisas realizadas pela Enfoque Comunicação, em uma clara tentativa de cercear a liberdade de livre expressão deste jornal. Não obteve êxito.
Espaço para os idosos
Preocupado com as dificuldades enfrentadas pelos idosos, o vereador Marcelo Del Bosco (PPS) apresentou, no plenário da Câmara santista,
projeto de lei que prevê a construção de um espaço para atender esta parcela da população. A ideia é de que o local sirva para a permanência dos idosos durante o dia inteiro, com toda a assistência necessária.
Espaço para os idosos II
Del Bosco visa, com o projeto, beneficiar as famílias que não
têm condições financeiras de arcar com as despesas e cuidar de um idoso, principalmente durante o dia quando vão ao trabalho. “Essa é uma forma de fornecer um centro decente para o idoso não ficar isolado”, sustenta o vereador 
Quem responde?
Será…
que as promessas de total transparência (Lei de Acesso à Informação) nas atividades da Câmara e Prefeitura de Santos serão realmente cumpridas a partir do próximo ano?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.