Museus são atrações | Boqnews

Opiniões

27 DE MAIO DE 2015

Museus são atrações

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No último dia 18, comemoramos o Dia Mundial do Museu e para celebrar a data, o Instituto Brasileiro de Museus organiza ano após ano, a Semana Nacional de Museus, com diversas exposições espalhadas pelo país. Ao todo, 1.387 unidades participam com 4,5 mil atividades variadas em torno da sustentabilidade – tema eleito para 2015, pelo Conselho Internacional de Museus.

Na fila de exposições de arte, cultura e história, destaque para o Ecomuseu Itaipu com uma coleção que fala sobre preservação ambiental, cujo título chama atenção para os seus 27 anos de promoção de ações sustentáveis.

Já o Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, inaugurado em 1922, possui um acervo com mais de 300 mil itens, que abordam os fatos marcantes da história do País, os visitantes podem participar de uma oficina, que retrata a relação entre o conteúdo de sua mostra e o universo sustentável.

Aqui em Santos, acontece a 13ª Semana Nacional de Museus, em vários equipamentos turísticos da cidade. O Museu de Arte Sacra apresenta uma oficina de bonecas de pano Abayomis, inspirada na tradição afro-brasileira. Nela, os participantes irão aprender a confeccionar bonecas feitas com retalhos de pano, nós e tranças. Quem se interessar pode conferir a programação completa na página do museu no Facebook.

Na Pinacoteca Benedicto Calixto acontece um sarau no sábado (23), a partir das 17h e oficina de contação de histórias no domingo (24), em dois horários: às 15h30 e às 17h. O endereço é Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, no bairro do Boqueirão.

Louvre
O Museu do Louvre, em Paris, é o mais visitado do mundo. Com um público de 8 milhões de pessoas ao ano, sem dúvida, é considerado uma das atrações mais cobiçadas pelos viajantes.

A atração que começa já do lado de fora, por meio de sua arquitetura moderna e arrojada, em forma de pirâmide, com 21 metros de altura e 200 toneladas de vidro, se estende corredores adentro, com obras de impressionante valor cultural e beleza artística, como a Mona Lisa, pintura de Leonardo da Vinci, do século 16, as esculturas gregas da Vênus de Milo, e da Vitória de Samotrácia, que remontam à época de 100 e 190 a.C., entre outras.

Para quem não ainda não conhece o Louvre, uma das opções é fazer uma visita virtual ao lugar, por meio do site oficial do museu www.louvre.fr, nos idiomas francês, inglês ou espanhol. No site, ainda é possível adquirir ingressos antecipados para a entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.