Nau à Deriva | Boqnews

Opiniões

15 DE MAIO DE 2020

Nau à Deriva

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Nunca antes neste país um ministro da Saúde titular ficou tão pouco tempo no cargo: 29 dias. Ao longo do período democrático, o prazo de validade na função por Nelson Teich bateu recorde, que assumiu em 16 de abril no lugar de Luiz Henrique Mandetta.

Nau à deriva II

Ao longo das últimas décadas, outros ministros da Saúde ficaram menos tempo nos cargos, mas sempre de forma interina, como José Goldemberg e Saulo Pinto Moreira, ambos nos anos 90.

Nau à deriva III

O pedido de demissão de Teich decorre da clara interferência do presidente Jair Bolsonaro em obrigar que o Ministério da Saúde adote a cloroquina como um medicamento a ser usado em larga escala pela população no combate ao Covid-19. Teich se negava a defender esta tese em decorrência dos efeitos colaterais deste medicamento e falta de comprovação de sua eficácia.

Nau à deriva IV

Além disso, Teich foi surpreendido no início da semana durante entrevista coletiva ao saber pela Imprensa que o presidente Jair Bolsonaro havia autorizado a reabertura de academias, salões de beleza e barbeiros, sem que fosse consultado. Disse que a decisão era do Ministério da Economia, em claro desconforto pela situação.

Nau à deriva V

E assim, no meio da pandemia e no crescimento assustador de casos confirmados do Covid-19 e de óbitos no Brasil, o País navega em mares turbulentos, onde o destino é incerto, colocando em risco não só a população, mas a própria imagem do País no cenário internacional, já desgastada.

Arrependido I

“Pare de brigar, pare de encontrar culpados. Vamos nos unir. Precisamos de paz”. Palavras do governador João Doria, ao encerrar sua coletiva na tarde desta sexta-feira endereçada ao presidente Jair Bolsonaro. “É bom ouvir. É bom decidir ouvindo. Tenha bons gestos aos brasileiros e ao Brasil”, acrescentou Doria, um dos principais alvos de críticas do presidente na atualidade. E lembrar que ambos eram próximos em 2018, com o famoso bordão Bolsodoria…

Arrependido II

Outro arrependido é o vice-presidente nacional do PSL, ex-partido do presidente Bolsonaro, o deputado estadual Jr Bozzella. E lembrar que o parlamentar, antes da campanha presidencial em 2018, instalou um amplo outdoor – algo, aliás, discutível legalmente – em um prédio da orla da praia do José Menino, em Santos, dando boas-vindas ao então deputado que seria eleito meses depois.

Lusitânia

Hoje, Bozzella Jr é um dos mais ácidos críticos do presidente. Nada como o velho ditado político: o mundo gira e a Lusitânia roda…

Nas ruas I

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro já agendaram uma ampla manifestação pelas ruas das cidades no domingo (17). Em Santos, o ato acontecerá a partir das 11 horas, em frente ao teleférico de São Vicente, seguindo pela orla até a Ponta da Praia, retornando na pista oposta até chegar à Praça Independência no Gonzaga.

Nas ruas II

Espera-se que os participantes usem máscaras durante o ato, que pedirá a reabertura do comércio, flexibilização da quarentena e retomada da economia.

Números desatualizados

As mudanças em diversos ministérios têm prejudicado a consulta de dados disponíveis públicos, que estão desatualizados. Isso é comum em segmentos de ministérios, como os da Saúde e do Trabalho, por exemplo. A falta de atualização prejudica o acompanhamento de informações e até planejamento de ações.

Multa I

A Cetesb multou a empresa VLI, que administra o terminal Tiplam, no valor de R$ 248.490,00 pelo lançamento de gás amônia na atmosfera e efluentes contaminados no estuário, ocorrido em 28 de abril.

Multa II

A Cetesb alega que houve contaminação do ar, solo e estuário santista provocando prejuízos ‘danosos à fauna, flora e riscos à saúde dos funcionários e população’. Em nota, a empresa confirmou que já foi notificada e irá analisar o conteúdo ‘para adotar as providências cabíveis’.

Confirmação

Como esta coluna já havia antecipado no final de abril, a jornalista Solange Freitas pediu desligamento da TV Tribuna tão logo retornou de férias. Ela será candidata à Prefeitura de São Vicente pelo PSDB, seguindo o mesmo caminho de outras ex-jornalistas da emissora que entraram na vida pública, como Audrey Kleys (Progressistas), vereadora em Santos, e Rosana Valle (PSB, deputada federal).

Quem…

No meio de tanta confusão, qual estrangeiro colocará o Brasil na sua rota de viagens tão logo a pandemia do covid-19 seja minimizada ou chegue ao fim?

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.