Ponto de vista
Nos trilhos do VLT
Talvez nossos pais e avôs que utilizaram os saudosos bondes – até o início da década de 1970 -, e os nostálgicos trólebus, que ainda circulam e fazem os moradores e turistas não esqueceram as características do passado de Santos, possam não acreditar que a Cidade receberá em breve um dos mais eficazes meios de transporte coletivo.
O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) chega com grande expectativa para o desenvolvimento urbano e econômico dos municípios da Baixada Santista e deve se constituir muito mais do que um simples investimento em transporte.
A implantação do VLT, gerenciado pelo Governo paulista, já está em estágio avançado. Os seus testes começarão no segundo semestre deste ano e a previsão para sua utilização será a partir de 2015, operando inicialmente entre os terminais Barreiros (São Vicente) e Conselheiro Nébias (Santos).
Expansão
As composições deste metrô de superfície também abrangerão o Porto de Santos, o Centro Histórico, bem como os bairros Valongo e Ponta da Praia. Além disso, a expansão do equipamento alcançará, no futuro, o bairro Samaritá, em São Vicente, e o município de Praia Grande, atendendo diretamente 87 mil usuários por dia.
O ponto fundamental do projeto é a criação de um sistema de transporte metropolitano integrado, limpo e seguro, aproveitando os já existentes de ônibus e ciclovias, beneficiando cerca de 220 mil usuários diariamente, com mais eficiência, conforto e rapidez para a população. Por exemplo, uma viagem entre as duas cidades vizinhas durará menos de 30 minutos.
Insuportável
O santista não aguenta mais andar de carro na Cidade. Ele, que se orgulhava da tranquilamente local, compara, agora, o tráfego de Santos ao caos de São Paulo. Há um carro para cada 1,4 habitante santista e, pelo menos, 6 mil caminhões circulando na região central do Município, atrapalhando o trânsito e poluindo o meio ambiente urbano.
Atualmente, o investimento em mobilidade urbana é a solução para os problemas de circulação de pessoas e veículos nas cidades. Porém, o VLT não se resume a um mero transporte público, pois proporcionará a revitalização dos lugares por onde passar, assegurando a valorização dos imóveis próximos às suas estações.
Oportunidades
Do mesmo modo, o funcionamento do VLT possibilitará a criação de novos negócios na Baixada Santista, principalmente em São Vicente, devido ao aumento de circulação de pessoas e a modernização do entorno de suas áreas.
Na realidade, este novo modelo de transporte retorna no túnel do tempo, da época dos bondes e trólebus, com a diminuição dos ônibus em circulação e menor poluição ambiental. Mais ainda, o VLT trará as vantagens de reduzir os acidentes no tráfego, melhorar a segurança pública, diminuir os custos dos deslocamentos na região, facilitar a circulação de bicicletas e gerar efeitos positivos na competitividade das cidades.