Novo ano, novo aumento I | Boqnews

Opiniões

13 DE JANEIRO DE 2020

Novo ano, novo aumento I

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 

Em meio aos carnês de IPTU, IPVA, material escolar e faturas das compras de fim de ano, o usuário do transporte coletivo de Santos será brindado com mais uma novidade: o reajuste na tarifa do transporte coletivo.

A partir de segunda (13), ela passa a custar R$ 4,65, uma alta de 8,13% em relação à atual tarifa.

Novo ano, novo aumento II

A definição do novo valor, segundo a Prefeitura, levou em consideração o reajuste de salários (+5%), aumento do custo de combustível (+8%) e de peças (+12%)As variações correspondem ao período de 12 meses (dezembro de 2018 a novembro de 2019).

Neste período, conforme a inflação oficial, o índice chegou a 3,27%. Ou seja, se o índice fosse aplicado, a tarifa seria de R$ 4,44.

Em busca de passageiros

Segundo a Prefeitura, nesse intervalo, o fator com maior impacto na atualização da tarifa foi a redução no número de passageiros transportados, com queda de 8% do total.

Baixa integração

Se houvesse maior integração de linhas municipais com o VLT, talvez o fluxo de passageiros fosse bem maior nos ônibus…

 

Espaços públicos

Em vigor desde 2017, os parklets ganham cada vez mais espaço em vias públicas. No entanto, raros são aqueles que têm instaladas placas informando que o espaço é público e acessível a todos, não sendo de uso exclusivo do permissionário do estabelecimento, como obriga o Decreto 7.941.

Boa iniciativa I

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) assinou lei complementar que reduz a jornada de trabalho de servidores responsáveis por pessoas deficientes. Assim, quem tem cônjuge, companheiro (a) ou filho/dependente nestas condições pode requerer a redução da jornada.

Boa iniciativa II

Quem cumprir 20 horas semanais tem direito a redução de até 40 minutos diários. Na jornada de 30 horas, redução de até 80 minutos diários.

E de 2 horas diárias para quem trabalhar 40 horas semanais.

Professores com 200 horas/aulas mensais têm direito a redução de 2 horas/aulas semanais, dentro da Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo.

Visitante ilustre

Pela terceira vez, o presidente Jair Bolsonaro passa dias na Baixada Santista. Acompanhado da filha mais nova, Laura, ele participou na sexta (10) da inauguração do novo PS particular e para convênios da Santa Casa. Ele ficará no Forte dos Andradas, em Guarujá, até terça (14) pela manhã.

Terreno minado

Convidado pela provedoria do hospital, o governador João Doria declinou do convite. Seria em razão da presença do presidente?

 

De volta às urnas I?

Candidato a prefeito em 2016 pelo PROS, o jornalista Edgar Boturão pode voltar a colocar seu nome nas urnas em outubro, mas disputando uma vaga ao Legislativo pelo PSB.

De volta às urnas II?

Já no sentido oposto poderá estar o ex-secretário de Meio Ambiente, Luciano Cascione, candidato a vereador em 2016, mas que pode disputar a prefeitura de Santos pelo Cidadania.

Autorizado

Uma das patrocinadoras do Baile Oficial da Cidade, a Ultrafértil teve aprovado seu Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para a implantação do armazém 5 no seu Terminal Integrado Portuário – Tiplam, de 11 mil m2.

Abandono geral

O antigo prédio onde funcionou o Ambesp, no Centro, está em situação completa de abandono.

 

Quem Responde?

Quando…
os ônibus, em especial os intermunicipais, serão dotados de ar condicionado, assim como escolas, unidades de saúde, entre outros?

 

Frase

“Não se pode fazer política com o fígado, conservando o rancor e ressentimentos na geladeira.”

Ulisses Guimarães
político e advogado

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.