O desafio da mobilidade sustentável | Boqnews

Opiniões

02 DE AGOSTO DE 2022

O desafio da mobilidade sustentável

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Novos desafios para a indústria da mobilidade vêm se formando com uma sociedade cada vez mais consciente e exigente quanto à economia de baixa emissão de carbono.

Historicamente as tecnologias e plataformas eram desenvolvidas na Europa ou nos EUA e adaptadas ao mercado latino-americano para atender às necessidades da região.

Hoje a maior parte do mundo olha para o carro elétrico para reduzir as emissões, e logo esses centros de desenvolvimento na Europa e nos EUA não mais desenvolverão motores a combustão.

Porém essa estratégia deve ser diferente na América Latina, pois a descarbonização deve levar em conta a forma limpa como a energia para os veículos é gerada na região.

O Brasil, por exemplo, possui cerca de 85% de energia limpa e também tem no etanol um combustível renovável consolidado e capaz de trazer imediatamente uma redução de CO2, de cerca de 90% se comparado à gasolina.

Por isso, o desenvolvimento local de tecnologias à base de biocombustíveis é uma ótima opção complementar à introdução dos veículos híbridos e elétricos na região, além de constituir um forte agente visando ao desenvolvimento sustentável, social e econômico do País.

Além da mudança do comportamento do consumidor no que diz respeito à sustentabilidade, vemos também um consumo maior de serviços de mobilidade, como o transporte por aplicativo, assinatura ou aluguel de veículos, em detrimento à compra de um veículo.

Ao mesmo tempo há uma exigência do consumidor latino-americano por veículos cada vez mais conectados e de alta tecnologia, oferecendo mais comodidade e proporcionando a criação de novos modelos de negócios.

Com isso os profissionais que trabalham no ecossistema da mobilidade devem se qualificar a fim de estarem aptos a entender e atender a toda essa nova demanda de tecnologias e inovações.

As empresas também precisam estar preparadas para uma nova cultura de trabalho, mais flexível, em que o colaborador tenha mais autonomia para desenvolver ideias inovadoras em termos de digitalização.

Com o tema Evolução e Revolução do Modelo mais Eficiente e Sustentável o 19° Fórum SAE BRASIL da Mobilidade trará especialistas de empresas do setor da mobilidade para discutir quais conceitos e tecnologias melhor atenderão à exigência de uma mobilidade mais sustentável e tecnológica. Serão nove painéis seguidos de debates sob as mais diversas perspectivas – Cenários Econômicos, Combustíveis Alternativos, Veículos de Passeio, Veículos Comerciais, Profissional do Futuro, Agrícola, Futuro do Motor Diesel e Mobilidade de Cargas Sustentável.

Pablo Di Si é presidente do 19° Fórum SAE BRASIL da Mobilidade e presidente executivo da Volkswagen.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.