O direito de ser jornalista | Boqnews

Opiniões

09 DE SETEMBRO DE 2020

O direito de ser jornalista

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Sem nomeá-los, ela disse que vários países viram “a crescente politização da pandemia e os esforços para culpar oponentes políticos, levando a ameaças, prisões e campanhas de difamação contra jornalistas que mantêm informações baseadas em fatos sobre a disseminação da Covid- 19 e a adequação das medidas de prevenção”.Seus comentários, na véspera do julgamento de supostos cúmplices de extremistas que mataram 12 pessoas no semanário satírico francês Charlie Hebdo em 2015, foram ecoados pelo cartunista político Patrick Chappatte.

“Vivemos em um mundo aberto com mentes fechadas”, disse ele aos participantes do evento paralelo à Assembleia Geral da ONU para a liberdade de imprensa e de expressão.

Em meio à pandemia de coronavírus em curso, o trabalho da mídia é primordial, disse Bachelet, já que as notícias são “uma ferramenta essencial para que autoridades saibam rapidamente onde medidas inadequadas estão sendo aplicadas” e quais são as preocupações das pessoas. Ela acrescentou: “quando os jornalistas são alvo de protestos e críticas, esses ataques têm como objetivo silenciar toda a sociedade civil e isso é uma grande preocupação”. “O jornalismo enriquece nossa compreensão de todo tipo de questão política, econômica e social; fornece informações cruciais — e, no contexto desta pandemia — que salvam vidas; e ajuda a manter a governança em todos os níveis, de forma transparente e responsável.”

Em uma coletiva de imprensa após o evento, a presidente suíça, Simonetta Sommaruga, ecoou as preocupações da alta-comissária da ONU sobre as ameaças à liberdade de expressão.

“A liberdade de imprensa não é algo que você apenas tem, é algo que você deve defender e continuar a defender”, afirmou a presidente suíça. “Em nosso país, a situação econômica da imprensa é muito, muito difícil, então nós (governo suíço) estamos procurando maneiras de apoiá-la melhor, porque pensamos que a imprensa, a mídia, fornecem a infraestrutura para a democracia”, disse. “Se quisermos que essa infraestrutura exista, também precisamos apoiá-la, ao mesmo tempo que garantimos sua independência.” (Fonte: ONU)

Infelizmente, no nosso país a situação não é diferente. O desrespeito de extremistas em relação ao trabalho de quem também se arrisca pra nos manter bem informados é algo inaceitável. São pessoas que não admitem a veracidade dos fatos, e insistem em não aceitar a verdade. De fato, é bem mais “cômodo” negar a verdade. Viva o bom jornalismo!!

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.