Agora é Com Você!
Rubens Amaral

Médico e apresentador do programa Agora é Com Você - Santa Cecília TV

O trio calafrio

28 de março de 2015 - 06:00

Compartilhe

Uma sequencia natural. Natural ou anormal? Obesidade desencadeia diabetes. Obesidade aumenta a pressão. Quem tem diabetes tem mais risco de ser hipertenso. Quem é hipertenso tem mais chance de se tornar diabético. Relações íntimas catastróficas de três doenças que parecem ter conexões genéticas e hereditárias.

Hoje essas três doenças são consideradas doenças inflamatórias porque tem como órgão alvo o revestimento de nossas artérias e vasos, o endotélio, inflamando-o e por isso afetando todos os compartimentos que são altamente vascularizados como, coração, cérebro, rins, retina, vasos periféricos. Se a esse trio calafrio associa-se o tabagismo a catástrofe vira tragédia e a qualidade de vida termina levando o indivíduo até a morte.

A hipertensão e o diabetes são as duas principais causas de insuficiência renal crônica e doenças do coração. Em menos de 20 anos, levam cerca de 60% dos pacientes a perderem totalmente a função renal e à necessidade de diálise e transplante renal.

Por outro lado, os hipertensos e diabéticos controlados podem ter uma vida de qualidade. Portanto, meça sua pressão arterial e sua glicemia, pelo menos, 2 vezes ao ano, porém o fato de estarem normais não lhe conferem um certificado para o resto da vida. Uma vida saudável estende o prazo do certificado.

E para você que já é hipertenso e/ou diabético siga com seu médico um tratamento intensivo para reduzir o risco de complicações como infarto, AVC, Insuficiência Renal Crônica e Retinopatia Diabética e Hipertensiva, causadoras de cegueira. Viva a vida com responsabilidade, principalmente, com seu corpo. Ame-se. De que vale ter muito dinheiro e não poder usufruir, por exemplo, de um simples e maravilhoso por do sol e uma caminhada na beira do mar.

Pense nisso e previna-se desse trio calafrio extremamente perigoso: Obesidade, Hipertensão e Diabetes. Mantenha o peso adequado. Alimente-se saudavelmente e nunca se torne obeso, pois a obesidade é o gatilho para a hipertensão e diabetes. Faça exercícios físicos cinco dias na semana.

Equilibre-se. Não fume nem ande com fumantes. Busque a razão de sua existência e encontre sua essência, afinal, Deus habita em você.

Agora é com você. Transforme o conhecimento em comportamento.