Os Anchietas e o teatro | Boqnews

Opiniões

20 DE JUNHO DE 2019

Os Anchietas e o teatro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Atribui-se ao jesuíta José de Anchieta a realização do primeiro espetáculo teatral em terras brasileiras, espetáculo esse protagonizado por índios das tribos do litoral paulista. Nascido em San Cristóbal de La Laguna, nas Ilhas Canárias, Espanha, estudou em Coimbra, e foi realmente o primeiro dramaturgo, gramático e poeta nascido nas Ilhas Canárias.

Quis o destino que 500 anos após, um outro José de Anchieta, nascido em Caruaru, Pernambuco, viria a se tornar um dos maiores cenógrafos e figurinistas do teatro brasileiro. Sua carreira nas artes cênicas se inicia em final dos anos 60 e tem muito a ver com a cidade de Santos. Mais precisamente em 1968, o Teatro Estudantil Vicente de Carvalho, oriundo dos alunos do Colégio Canadá, que no ano anterior havia vencido o V Festival Estadual de Teatro Amador, resolve fazer a montagem de um texto de Dias Gomes, intitulado A Invasão.

Sabíamos dos problemas que seriam enfrentados com a censura para liberação desse texto, mas mesmo assim encaramos a situação. Contratamos o diretor Afonso Gentil e como a ideia era montar um musical, Gentil nos trouxe o Murilo Alvarenga e o Anchieta, para compor as músicas e realizar cenários e figurinos, respectivamente. Ensaiávamos na escola Leonor Mendes de Barros, no Gonzaga, por deferência de sua diretora na época.

O elenco era composto em torno de 20 atores e atrizes, que sob a batuta de Gentil, deram vida aos personagens de Dias Gomes, cuja obra era baseada em fatos reais ocorridos no Rio de Janeiro. Tratava-se de uma invasão de sem tetos, em uma construção abandonada de um hospital ao lado do Maracanã.

O Boulos da época era conhecido por Mané Gorila, por sinal, o personagem que me coube nessa montagem. (…) Como era esperado, a censura draconiana da época proibiu a encenação, o texto, as músicas e o que mais que fosse. Com o espetáculo pronto, resolvemos fazer uma apresentação ao arrepio da proibição, tendo como convidados os parentes do elenco e alguns amigos do grupo. O local lotou e na madrugada seguinte fui conduzido à Polícia Federal para uma conversa com o delegado. Foi a primeira de várias.

Não encontrei na biografia de José de Anchieta, esta passagem, este trabalho dele em Santos, que por certo marcou em sua carreira. Nos encontramos esporadicamente em algum espetáculo na Capital ou em reuniões da classe teatral, e o tempo se encarregou de criar uma distância entre nós. Ao tomar conhecimento do seu falecimento, hoje consagrado como homem de teatro, voltei no tempo para relembrar esse episódio, que por certo não consta de qualquer publicação sobre a história do teatro brasileiro nem paulista.

Na sequência montamos O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, e arrumamos uma nova briga com a censura, só que desta vez levamos a melhor. É interessante como a história se repete. O Anchieta jesuíta, fez teatro em nossas praias, e o Anchieta cenógrafo, veio repeti-lo anos depois. A vida tem dessas coincidências, e o palco pode situar-se em qualquer canto das cidades. O teatro não precisa de paredes para se concretizar. Precisa apenas de talento.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.