Idealizador e presidente da Associação dos Artistas, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que batalha pelo reconhecimento e divulgação dos talentos artísticos da região. Arnaldo Catalan é de São Manuel, no interior de São Paulo, tem 57 anos e desde os 13 mora em São Vicente. É saxofonista, instrumento herdado de sua família, pois seu pai, avô e bisavô também tocavam. Estudou administração de empresas, além de atuar no comércio. Arnaldo fala dos projetos da Associação dos Artistas, que completa uma década, e os planos futuros.
Associação dos Artistas
Temos 400 associados entre músicos, atores, dançarinos, artistas plásticos, entre outros profissionais. Qualquer pessoa ou empresa pode nos procurar para indicarmos artistas. A partir daí o contato é direto entre o artista e a empresa. Caso seja necessária a emissão de nota fiscal também estamos habilitados.
Missão da Associação dos Artistas
Aperfeiçoar, divulgar e dinamizar as contratações dos profissionais do meio artístico, bem como apoiar e realizar projetos socioculturais de inclusão por meio da arte em diversas cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista e de todo o Estado de São Paulo.
Parcerias com prefeituras
Já tivemos parcerias com as prefeituras de São Vicente e Santos. Atualmente temos com a prefeitura de Praia Grande. Desenvolvemos oficinas culturais e realizamos workshops para crianças, adolescentes, adultos e para a terceira idade.
Oficinas Culturais
Buscam capacitar e qualificar os alunos, dando-lhes subsídios para a criação de seus próprios grupos de teatro, dança, música, poesia, entre outras expressões artísticas, representando sua cidade em mostras e festivais competitivos. São atendidas crianças a partir de 9 anos, além de adultos e terceira idade.
Tipos de Oficinas
Oferecemos oficinas de artesanato caiçara, de iniciação musical, mágica, circo, história em quadrinhos, escultura em areia, dança de salão e dança de rua.
Jazz Big Band
É um projeto da Associação, iniciado a partir dos arranjos/partituras deixados por Luis Arruda Paes, primeiro maestro da televisão brasileira, após seu falecimento. São 20 músicos, inclusive eu, que toco saxofone, mais os cantores. Tocamos em bailes, casamentos e festas. O repertório é composto de músicas modernas (menos pagode e funk), além de clássicos com roupagem de metais, baixo, bateria, piano e guitarra. Já tocamos com Cesar Camargo Mariano, Zé Rodrix, entre outros.
Sinatra, o Homem e a Música
É um musical com atores e a Jazz Big Band, composta por 26 pessoas. É baseado no livro com o mesmo nome do publicitário brasileiro Renzo Mora, que é também o responsável pelo roteiro. Já fizemos mais de 100 apresentações e realizamos uma média de três shows por mês. É um show muito bonito, que emociona as pessoas.
Outros Projetos
Festival Curta Santos, Festa (Festival Santista de Teatro Amador) são exemplos de projetos dos quais cuidamos de toda a parte administrativa e jurídica. Temos também uma ótima parceria com toda a rede Sesc do Estado de São Paulo. Um outro projeto nosso muito interessante é A Era dos Festivais, uma réplica dos festivais da Record e Excelsior.
Oscip/Poder Público
É uma tendência que vem se fortalecendo em outras áreas do poder público, indo além da cultura. Vários equipamentos públicos já são administrados por Oscips, como o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Há muito tempo a Baixada Santista não tem um secretário de Cultura culto, o que torna muito difícil a realização de um trabalho de qualidade. Órgão público não tem que se preocupar em trazer espetáculos populares como esses stand ups.
Próximo Projeto
Preparar um grande coral para a Tecondi/ Termares, composto por funcionários e filhos.
Um sonho
Ter uma orquestra fixa, isto é, uma empresa ou instituição que a adotasse.
Umas & Outras
ESPAÇOS PARA …
Eventos em locais de grande circulação estão cada vez mais raros em Santos. Exemplos disso são as praças de eventos dos shoppings, em processo de extinção. No Gonzaga, o Balneário está tomado por quiosques que só tornam viáveis alguns poucos entretenimentos, enquanto o Miramar não dispõe de área apropriada.
ESPAÇOS PARA … II
No shopping Praiamar, a praça de eventos, ainda que ocupada em sua grande parte por uma escultura, ainda proporcionava uma boa área. Proporcionava, porque em breve será ocupada por um parque para crianças permanente, em função da nova área de expansão. É de se lamentar, pois shoppings não devem ser apenas centros comerciais. Oferecer espaços para entretenimento também é marketing.
O VETO DE DUNGA
A exclusividade da TV Globo nas entrevistas com jogadores, aparentemente tem amparo em cláusula de contrato da emissora para a transmissão do mundial. Caso seja confirmada essa informação, a Globo, que desembolsou US$ 180 milhões pelos direitos de transmissão, pode ter ganho de causa em eventual ação judicial. (Fonte:Máquina do esporte). É o poder do dinheiro, falando mais alto e interferindo no direito à informação e na livre concorrência na mídia.
FALANDO EM SELEÇÃO…
Triste a derrota da seleção brasileira frente a da Holanda apesar de em nenhum momento o time ter convencido – com exceção justamente do primeiro tempo do jogo contra a Holanda. Perdemos algumas copas por vários motivos, mas por ter um time fraco como este, acho que nunca. Lamentável.
EXCELENTE
A locutora da Litoral FM, Silvana Ribeiro, do período da manhã. Informa na medida certa!
Deixe um comentário