Jornalista, santista, 53 anos – idealizador e responsável pelo site Novo Milênio um dos mais acessados sites sobre a história da região, não apenas pela Baixada Santista, mas em mais de 120 países no mundo. Também é usado como referência em trabalhos de mestrado e doutorado em pelo menos 30 universidades de vários países. Um santista desprendido de qualquer vaidade e interesse – que faz do seu ofício de jornalista uma fonte inesgotável na busca pela história de sua cidade e região, perpetuando e compartilhando com o mundo esse resgate.
Jornalismo
Fui responsável pelo caderno semanal Marinha Mercante, do Estadão, em 1993, além de colunas sobre transporte marítimo em vários jornais brasileiros, santistas e no londrino Lloyd!s. Criei em A Tribuna o caderno Informática e prestei assessoria de comunicação a entidades sindicais, entre outros trabalhos.
Atualmente
Atuo na assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cubatão, onde sou funcionário de carreira, entre outras colaborações em outras publicações, além de cuidar do Novo Milênio.
O site Novo Milênio
Surgiu em 29 de dezembro de 1999 para comemorar a chegada de uma nova era, um novo milênio, que na verdade pelo calendário só aconteceria um ano depois. A ideia desse novo mundo permanece até hoje como inspiração para o site.
O objetivo inicial
O Novo Milênio tinha como objetivo tratar de informática. Com o tempo, foi ganhando editorias e a feição de um jornal eletrônico. Agreguei informações sobre navegação e, observando a falta de informações na Internet sobre Santos, ao mesmo tempo em que se fechavam ou desapareciam as fontes de consulta sobre nossa história, pensei em colocar cerca de dez páginas do assunto.
A virada do Novo Milênio
A repercussão positiva sobre a inserção da história de Santos me incentivou a ampliar e aprofundar cada vez mais o espaço regional. Esse fato trouxe à tona minha veia de jornalista investigativo.
Novo Milênio hoje
Atualmente meu objetivo principal é recuperar as informações relevantes sobre a história regional, divulgá-las e compartilhá-las com todos. Praticamente todos os dias entram informações novas.
Perfil do internauta
São vários públicos: interessados em informática, em jogos, em navegação, entre outros. Na “editoria” Baixada Santista, há desde estudantes até escritores e jornalistas pesquisando informações para seus textos, ou idosos recordando cenas e fatos do passado, além de pessoas residentes no exterior mostrando aos amigos como era e é Santos e região.
Controle de acessos
Recebo cerca de 250 mensagens eletrônicas por dia, de várias partes do mundo, com informações e material de imprensa ligado à informática, logística/transportes e também faço pesquisas, em busca de material relacionado com a história e cultura da região em jornais, bibliotecas e de leitores que enviam material.
De onde vêm os acessos
Boa parte de pessoas buscando informações em sites de busca como Google e Yahoo. Alguns milhares de sites em todo o mundo (cerca de 250 mil referências, segundo o Google) têm vínculos para material de Novo Milênio relacionado aos seus interesses. Novo Milênio é domínio próprio, não está restrito a qualquer portal, e por isso os endereços das páginas são permanentes, o que facilita sua citação em pesquisas e sites.
Santos
É onde nasci, onde vivo, onde crio meus filhos, onde já nasceram duas netas. Estava triste, em fins do século passado, vendo o derrotismo tomar conta dos santistas, o negativismo resultante da falta de iniciativas pelo regime militar. Agora estou contente, vejo a cidade e a região novamente animadas, se redescobrindo e aprendendo a se mostrar ao mundo. Espero que o Novo Milênio contribua um pouco para que nossa comunidade atinja essas metas.
Umas & Outras
INEVITÁVEL FALAR..
De eleições nesta edição, que coincide exatamente com o pleito que elegerá em todo o País senadores, governadores, deputados estaduais e federais, além do presidente da República. Um acontecimento da maior seriedade e que dessa forma deve ser encarado. Piadas e brincadeiras, forte característica do povo brasileiro com seu humor único, devem ser deixadas de lado na hora de eleger quem nos representará.
INEVITÁVEL FALAR II
Por favor, vamos deixar de fora tiriricas, mulher-pêra, humoristas e figuras que se valem de relativa fama, à qual foram alçados por questionáveis atributos, julgando-se no direito de se candidatar. Não podemos esquecer dos candidatos enquadrados como ficha suja, que mesmo sem terem sido julgados, estão no site do TRE-SP (www.tre-sp.gov.br). Antes de votar, devemos pesquisar.
INEVITÁVEL FALAR III
A democracia lhes dá o direito da candidatura, mas igualmente nos dá o direito da escolha. Temos ótimos candidatos em vários partidos, e são esses que devem ser estimulados, que devem receber nossa confiança, na certeza de que é possível exercer a política com ética e integridade, a serviço do País.
INEVITÁVEL FALAR IV
Vamos exercer de maneira séria esse momento histórico do direito ao voto uma das fortes armas da democracia, conquistado às custas do sacrifício de muitos valentes brasileiros que perderam suas vidas ou foram presos, torturados e exilados lutando pela democracia. Não temos o direito de brincar com essa conquista.
PAGU NOS EUA
A escritora santista Lúcia Maria Teixeira Furlani fará palestra no VII Congresso Internacional da American Portuguese Studies Association APSA, que será realizado na Brown University, nos Estados Unidos. A palestra acontece de 7 a 9 de outubro. O tema: Patrícia Galvão e Brasil: Travessias para Diferentes Paixões. Muito bom!!
Deixe um comentário