Sua formação profissional
Minha formação é em Tecnologia de Comércio Internacional.
Você é funcionário de carreira da Prefeitura de Santos?
Sou funcionário efetivo da Prefeitura Municipal de Santos (PMS), lotado na Secretaria de Turismo desde 1990.
Seu trabalho sempre foi na área de turismo. Em quais lugares já trabalhou?
Bem, além da PMS, trabalhei no Anhembi em São Paulo, durante a gestão Marta Suplicy na Prefeitura, no Santos e Região Convention Bureau e na Prefeitura de Guarujá, como secretário de Turismo.
Quando e quem o convidou para trabalhar na Embratur?
Fui convidado pelo Eduardo Sanovicz, então presidente da Embratur, para assumir a gerência de Turismo de Negócios.
Principais trabalhos na Embratur
Na Embratur, após a saída do Eduardo, fui convidado por Jeanine Pires para assumir como Diretor de Turismo de Negócios e Eventos, e depois como Diretor de Mercados Internacionais. Nessa função, tive a oportunidade de atuar na promoção do Brasil em eventos de turismo e em grandes eventos internacionais. Foram sete anos de atuação na Embratur, onde tive a oportunidade de atuar junto a uma equipe profissional qualificada.
Agora está no Ministério da Cultura. Como se deu essa mudança?
A ministra Marta Suplicy me convidou para assumir a Secretaria de Articulação Institucional, órgão que atua na implementação do Sistema Nacional de Cultura. E, desde o final de julho, assumi a Secretaria Executiva do Ministério, uma nova tarefa, de grande responsabilidade, que muito me honra pela confiança da ministra.
Como, mesmo de longe, vê o turismo e a cultura em Santos?
Vejo como áreas com grandes oportunidades de desenvolvimento, principalmente com a implementação de alguns projetos estratégicos e a proximidade de São Paulo, sede da Copa do Mundo de 2014.
Conseguiu colaborar com Santos graças ao seu trabalho em Brasília?
Sempre procurei atuar de forma a contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade e região, entendendo que o nosso papel, no governo central, é de promover o desenvolvimento de nosso País.
Sua vida em Brasília
Apesar das diferenças climáticas e geográficas entre as duas cidades, nossa adaptação à cidade foi tranqüila. Moro com minha mulher e meus filhos na Asa Sul e usufruímos das opções de lazer que a cidade dispõe, como passeios no Parque da Cidade, e encontro com amigos.
Pretende voltar para Santos ? Quais seus planos?
Como servidor da PMS, cedido ao Ministério, tenho com a cidade um vínculo forte e devo retornar em algum momento. Acredito que no futuro isto acontecerá. Atualmente, meus planos são poder me dedicar integralmente ao trabalho do ministério e contribuir com a gestão da ministra Marta Suplicy, que tem projetos importantes para a cultura no Brasil, como a institucionalização do Sistema Nacional de Cultura, a implementação do Vale Cultura e a construção de 360 CEUS – Centros de Artes e Esportes em todo o País.
Quais avanços o País deu nessas duas áreas durante esses 10 anos?
Acho que houve grandes avanços. Em ambas foram construídos processos participativos de planejamento que permitiram ao Brasil consolidar uma posição sólida no turismo internacional e a incorporação dos direitos culturais e da inclusão social como fatores determinantes na política pública da cultura.
Lugar marcante em Brasília e em Santos
Brasília tem vários lugares marcantes, mas algo que ainda hoje me impacta muito é o conjunto arquitetônico da Esplanada dos Ministérios, um marco da arquitetura brasileira. Já em Santos, o centro histórico da Cidade é um lugar especial para mim e um sonho de ainda poder ver sua plena revitalização.
Lei Rouanet e leis de incentivo
A Lei Rouanet cumpre um papel fundamental no apoio à cultura nacional, que necessita de aperfeiçoamentos para continuar promovendo iniciativas da maior importância para o cenário cultural. É exatamente este debate que está em curso no Congresso Nacional, com a ampla discussão que tem sido promovida, com a tramitação do Projeto de Lei do Procultura. Acredito que importantes avanços poderão ser alcançados, com novas diretrizes, por exemplo, para uma melhor de distribuição territorial dos projetos aprovados.
Deixe um comentário