Odinei Ribeiro é um jornalista conhecido pelos santistas por suas atuações em rádios e emissoras locais. Atualmente é um dos principais narradores de futebol do canal de TV SporTV. É nascido em Itanhaém, onde moram seus seis irmãos e pais. Estudou em escolas públicas e desde criança adorava narrar seus jogos de futebol de botão, sempre imitando seus ídolos como o saudoso Fiori Giglioti. Foi na rádio Anchieta, de Itanhaém, que começou sua carreira de narrador.
Seu pai, pintor, e sua mãe, vendedora de cosméticos, são motivo de orgulho para o filho pródigo, que gostaria de um dia dar palestras em escolas públicas, a começar por sua cidade, para mostrar que é possível realizar seus sonhos, basta ter força de vontade e se aconselhar com pessoas decentes. Um profissional sério, competente e humilde, merecedor de todo o sucesso.
Como começou o sonho de ser narrador?
Nunca sonhei em ser narrador ou repórter, mesmo narrando meus jogos de botão. Só quando veio o convite da rádio Anchieta, de Itanhaém, é que pintou o desejo de ser locutor esportivo.
Fiori Giglioti
Trabalhei com ele de 1999 a 2005. Foi uma experiência inesquecível. Imagine um garoto que narrava seu próprio jogo de futebol de botão trabalhar com um ídolo de infância. Além de ter sido um chefe maravilhoso, tivemos uma linda relação pessoal. O Fiori me tratava como um filho. Estive com ele até o dia de sua morte, e até hoje, tenho uma amizade muito especial com sua esposa e seu filho.
Suas primeiras experiências profissionais
Minha primeira narração pelo rádio foi em 1991 no campo do meu bairro, Ivoty, em Itanhaém, em um clássico da cidade entre Ivoty e Unidos do Savoy, pela Rádio Anchieta. Fiz Jogos Regionais, Abertos do Interior e jogos profissionais. A partir de 92, comecei a narrar pelas emissoras de Santos, mas ainda continuei na Rádio Anchieta.
Primeira emissora de rádio a trabalhar em Santos
Pela Rádio Atlântica. Trabalhei em todas as emissoras que faziam esporte na Cidade. Por isso, meu carinho e respeito pelos profissionais da Cidade.
Como ocorreu a transição do rádio para a televisão?
Foi em 98. Trabalhei como repórter na equipe do Édson Callegares, na TV Bandeirantes Litoral. Em 99, já fazendo a faculdade de jornalismo, me transferi para a Rádio e TV Santa Cecília na equipe do Armando Gomes. Um momento fundamental nessa transição, onde aprendi a narrar vários esportes nos Jogos da Unisanta, além de ser um dos integrantes do programa Esporte por Esporte.
E sua ida para o SportTV?
Pelo trabalho que realizei na TV Santa Cecília, despertei o interesse do amigo Eduardo Silva, hoje responsável pelo jornalismo da TV Tribuna, que me convidou, em 2004, para fazer parte da equipe. Em 2007, comecei a fazer alguns jogos para o SporTV paralelamente com a TV Tribuna, e, desde fevereiro de 2008 sou contratado da TV Globo.
Gol mais importante que já narrou
Tenho dado sorte e já narrei com exclusividade para a televisão vários gols importantes. Por exemplo, o gol mais bonito do Brasileiro de 2009, do Diego Souza, do Palmeiras. Minha voz entrou até no Jornal Nacional (risos). O último gol da carreira do Ronaldo Fenômeno (de pênalti, contra o Cruzeiro, em 2010) fui eu quem narrei. Além dos primeiros gols do Neymar no futsal.
Qual o estádio mais marcante onde já trabalhou?
O primeiro jogo que narrei no Maracanã foi inesquecível. Fazer a final da Libertadores, em 2003, entre Boca Juniors e Santos, na Bombonera, também marcou muito pela importância do evento, pelo frio e pelas dificuldades. Como eu não tinha posição de cabine, tive que narrar o jogo próximo aos torcedores argentinos. Corri um sério risco.
Por você ser da região é diferente narrar um jogo do Santos?
Os primeiros jogos profissionais que narrei envolviam o Santos FC e tudo que conquistei teve a participação do Santos. Tenho sim um agradecimento e respeito muito grande pelo clube. Todavia, aprendi desde quando narrava futebol amador em Itanhaém a respeitar o meu ouvinte, a respeitar as duas torcidas. Não misturo o respeito e a gratidão quando ligo o microfone. O gol tem a mesma intensidade.
Quem são suas referências na narração?
No rádio: Fiori Gigliotti, Osmar Santos, José Silvério, Luis Roberto, Reinaldo Costa, Oswaldo Maciel, Edemar Anuzek, Cledi Oliveira, Oscar Ulisses, Paulo Soares… Sou fã de tantos. Na TV recebo muitos conselhos dos amigos Milton Leite, Jota Junior, Luis Roberto e Cléber Machado. Sempre que posso, eu peço uma audiência. Todos são craques.
Umas & Outras
Exposição
Em comemoração aos 11 anos do espaço em São Paulo, acontece, em julho, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) uma grande exposição de obras de pintores impressionistas consagrados como Monet, Degas, Renoir, Manet e Van Gogh. As obras estão vindas do Museu DOrsay, de Paris. Um belo presente!
Capital da Tecnologia no Brasil
Não é nenhuma grande cidade ou alguma capital do Brasil. Estamos falando de São Carlos, uma cidade do interior de São Paulo com 221 mil habitantes. A união de boas universidades, centros de pesquisa e parques tecnológicos tornou-a a capital nacional da tecnologia ou do doutor-empreendedor. A cidade abriga a USP, desde os anos 50, além da Universidade Federal de São Carlos, da década de 60. Os setores de novos materiais, ótica e biotecnologia são os destaques. Santos está apenas iniciando esse processo. Nunca é tarde.
1002 utilidades
Carlos Moreno, famoso por suas campanhas para a Bombril durante 30 anos, está em nova campanha. Há 10 anos, sua mãe foi diagnosticada com Alzheimer. Como foi constatado logo no início, seu quadro está estacionado por meio de medicações que retardam o avanço da doença.
1002 utilidades II
Por isso, ele fará a campanha da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). Um jeito bacana de fazer trabalho voluntário, diz ele. Importante trabalho em uma época onde as pessoas vivem cada vez mais. Só quem vive ou viveu a situação sabe de sua importância. Muito bom!
Marola formando…
Um tsunami. A indústria passa por um período muito delicado. Em função da defesa dos empregos acontece na próxima quarta (4), no estacionamento da Assembleia Legislativa de São Paulo, o Grito de Alerta contra a desindustrialização e pelo emprego. O setor produtivo e trabalhadores que estão promovendo a manifestação querem do Governo Federal medidas fortes contra a importação e a disputa tributária entre os estados.
Marola formando… II
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Força Sindical, organizadores do movimento, contam com apoio da Ciesp regional, entre outros sindicatos da Baixada Santista. Sem dúvida, algo precisa ser feito com urgência. As demissões já começam a acontecer.
Lançamento
Sandro Mello, gerente NET da Baixada Santista, e Marcio Carvalho, diretor de produtos e serviços na apresentação do mais novo produto da empresa líder da América Latina, o NOW.O serviço permite acesso personalizado a um amplo catálogo de conteúdos aos seus clientes, que poderão assistir sua programação na hora que quiserem. A apresentação aconteceu na última quinta (29).
Inauguração
Karla Camargo, proprietária da Menina Flor, loja do shopping Embaré, que festejou no último sábado (24), a ampliação de seu espaço passando a atender também a moda jovem com badaladas marcas. Sucesso!
Show
Crosby Stills and Nasch, lendário grupo do folk-rock, apresentará clássicos como Woodstock, Dèja Vu, entre outros. Dia 10 de maio, no Via Funchal.
O que vem por aí…
Conversações
Será possível criar sua própria existência como um artista cria uma obra de arte? Se possível essa criação, o que seria necessário? Como se daria essa criação? Até que ponto somos os criadores de nossa existência? Nesse sábado (31), das 17h às 19h. No Ao Café Cafeteria (Canal 4, 462). Com os filósofos Ricardo Soares Reis e Sueli Calvet de Magalhães. Entrada Franca.
CD Novo
Arismar do Espírito Santo, santista, multi-instrumentista reconhecido internacionalmente, lança o CD Arismar Alegria nos Dedos. Nessa segunda (2), a partir das 19 horas, na Oca Tupiniquim (Vila Madalena), em São Paulo.
Chega às lojas
Com mais de 40 anos de carreira, chegou às lojas Oásis de Bethânia, 50º álbum da carreira de Maria Bethânia. Na quarta (28), foi lançada a Rádio Bethânia, com todos as músicas gravadas pela cantora.
Exposição
De Mesas de Páscoa, com a participação de oito destacados arquitetos e designers de Santos, cujos trabalhos ficarão expostos ao público até o dia 8 de abril. No 1º piso do shopping Pátio Iporanga.
Toca do Coelho Praiamar
No Lounge do shopping Praiamar. Número limitado de crianças por atração. Até 8 de abril.
Novo patrocinador
100 anos de Futebol Arte, do artista plástico Paulo Consentino, conseguirá concluir sua obra nos muros do CT do Santos Futebol Clube. Com apoio da Transbrasa, será realizada uma ação especial, em formato de mutirão de artistas, para a conclusão da obra. A Maratona de Arte Transbrasa Nós Amamos o Santos será realizada neste sábado (31) e domingo (1º) e no final de semana da comemoração do centenário, nos dias 14 e 15 de abril, com a participação de 30 artistas.
Deixe um comentário