Papo com… Raquel Pellegrini | Boqnews

Opiniões

06 DE FEVEREIRO DE 2014

Papo com… Raquel Pellegrini

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Coordenadora de Cinemas da Secretaria de Cultura de Santos, responsável pelo Cine Arte Posto 4, pelo Museu da Imagem e do Som de Santos, pelo Cine ZN – Sala Toninho Dantas e pelo Cine Comunidade, em parceria com o jornalista André Azenha, que leva sessões de cinema com debates aos bairros, como Caruara, Ilha Diana, Jardim Castelo, Areia Branca, Aparecida, Morro do São Bento. Jornalista, está finalizando sua pós-graduação em Cinema Documentário, pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. É santista, moradora do bairro do Boqueirão. Participou do movimento teatral de Santos, de 1983 até 1991, atuando com Roberto Villani, Márcio de Souza, Luiz Mário Vicente e Cláudio Fernandes. Na faculdade, começou a trabalhar na rádio 95 FM e o teatro começou a perder espaço. Na então TV Litoral,  Raquel começou na televisão. Foi a primeira repórter da história da TV regional da Baixada Santista. Passou pela TV Brasil, afiliada do SBT; TV Mar, antiga Manchete, e não parou mais. Dirigiu vários programas de TV, documentários, curtas, longa, programas eleitorais, além da curadoria do Curta Santos, além de ter sua própria produtora. É professora na Unimonte há 13 anos  no curso de Cinema e Audiovisual. Vamos conhecer um pouco mais sobre uma das mais respeitadas profissionais deste setor em Santos.

Seu trabalho na Secretaria de Cultura de Santos? 
Desde  janeiro de 2013, ocupo o cargo de Coordenadora de Cinemas da Secult. Sou responsável pelo Cine Arte Posto 4, pelo Museu da Imagem e do Som de Santos – MISS, pelo Cine ZN – Sala Toninho Dantas, pelo Cine Comunidade, desenvolvido pelo jornalista André Azenha, e ainda pelas iniciativas ligadas ao setor audiovisual da Secult.
Ações que vêm realizando na Secult?
Neste primeiro ano, fizemos um diagnóstico dos equipamentos, iniciativas e um trabalho de estruturação, principalmente do MISS, que necessitava de cuidados físicos. Foi o ano de buscar parcerias para o desenvolvimento de projetos para o MISS e o Cine Arte Posto 4. 
E o cinema na Zona Noroeste?
Em setembro, inauguramos o Cine ZN, no Centro Cultural da Zona Noroeste. Uma sala com 72 lugares, com tratamento acústico moderno, poltronas em couro e tecnologia digital de áudio e projeção. Foi muito gratificante poder oferecer à população da Zona Noroeste uma  opção que até então não existia. Poder participar do processo de democratização da cultura e da arte audiovisual, além de prestar uma homenagem ao Toninho Dantas, que sempre batalhou pela produção cultural da nossa região.
O que está sendo feito com o MISS (Museu da Imagem e do Som), um equipamento muito interessante, mas que falta uma melhor estrutura física para que a população conheça melhor?
No MISS estamos fazendo um processo de catalogação e recuperação do acervo de equipamentos antigos  ligados  à imagem  a ao som, de discos e também do acervo imagético. Reformamos a área expositiva e trouxemos para Santos duas exposições da Capital. Em novembro, realizamos uma exposição do fotógrafo Carlos Aliperti, em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, por meio do projeto Nova Fotografia. Em janeiro, tivemos a exposição Gente de Cinema, dedicada ao escritor, poeta e primeiro crítico de cinema do Brasil, Guilherme de Almeida. Esta em parceria com o Museu Casa Guilherme de Almeida, da Capital.
Seus documentários
Paralelamente aos trabalhos em TV, fiz vários cursos de especialização na área cinematográfica e, desde 2006, comecei a trabalhar com documentários. Primeiro como assistente de direção da cineasta de São Paulo, Andréa Pasquini, e depois dirigindo meus próprios  documentários. Dois média-metragens: Cesário Bastos – Uma Escola de Vida, (sobre a primeira escola pública de Santos) eTamboréu – Genuinamente Santista (sobre o esporte que nasceu  em Santos) e o primeiro longa-metragem,  A Laje dos Sonhos (sobre a relação do homem com um paraíso marinho que é o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos). Hoje tenho um produtora chamada FrameWave  com uma sócia de São Paulo.
 
Como vê a cultura em Santos?
Na minha opinião, primeiro é necessário fazer com que as pessoas consigam entender a diferença conceitual de que cultura não é só arte e arte não é só entretenimento. Posto isso, acho que é importante criar mecanismos que envolvam as pastas de Cultura e Educação. Temos que pensar em políticas públicas culturais associadas às políticas públicas educacionais.  Precisamos formar um público consciente e com pensamento crítico, senão as iniciativas serão ocas. 

Música 
O cantor havaiano Jack Johnson volta ao Brasil em março para três shows de sua nova turnê, From Here To Now To You. Em São Paulo, será no dia 14 de março, no Espaço das Américas. Johnson é um dos mais ativos artistas das causas ambientais. Ele e sua esposa Kim mantêm a Kokua Hawaii Foundation (www.kokuahawaiifoundation.org), que sustenta a educação ambiental em várias escolas do Havaí. Imperdível!

Centenário 
Paulinho Moska apresenta a turnê Muito Pouco Para Todos, que celebra seus 20 anos de carreira. No Bourbon Street, em São Paulo, na próxima terça (11).

Novidades 
No último sábado (1º), na Arena Santos, foram eleitas a Rainha e Princesa do Carnaval de Santos 2014. Samara Campos, da X-9, foi eleita a Rainha e Simone Caldas, da Unidos dos Morros, a Princesa. O Rei Momo, João Paulo Rivera, também esteve presente na grande festa que agitou a noite de sábado. Parabéns às eleitas!
Umas & Outras
Sucesso da Rua
Na última semana, mais precisamente no dia 28 de janeiro, aconteceu a cerimônia oficial do contrato entre a Caixa Econômica Federal, prefeitura de São Paulo e o Cine Belas Artes para a reabertura das tradicionais salas de cinema de rua de São Paulo. Salas que sempre foram referência para cinéfilos e público em geral. Acredito que em breve São Paulo terá de volta suas salas fora do eixo de shopping centers.
Sucesso da Rua II
Em Santos, Toninho Campos travou uma luta durante anos no final da década de 90/início dos anos 2000 até conseguir reformar e atualizar suas salas de cinema de rua, o Roxy. Uma conquista que perpetua o bom hábito de muitos santistas e turistas de curtirem seus filmes, em uma das cinco modernas salas, dentro dos moldes das grandes redes. A diferença? Está numa das principais avenidas de Santos, a Ana Costa. Local de fácil acesso, um espaço democrático com autonomia para receber eventos, documentários, entre outras atrações que Toninho tem oferecido aos santistas – complexo cultural que em março completa 80 anos.
Sucesso da Rua III
Em um país onde apenas 8% dos municípios tem uma sala de cinema – Santos é uma cidade privilegiada. Que assim seja em relação a teatros e casas de espetáculos. Parabéns, São Paulo pela reconquista desse importante espaço público e a todos que lutam por manter a arte viva!
O que vem por aí…
Inauguração
A Fundação Settaport – Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários do Estado de São Paulo inaugura, no dia 20, às 18 horas, o Centro de Moda e Economia Solidária. O projeto Costurando Cidadania é dirigido a mulheres fora do mercado de trabalho que buscam uma qualificação profissional. A sede será em São Vicente, com entrega de uma oficina equipada para as aulas gratuitas, à Rua Júlio Prestes, 987, altos, em Vila Valência. Informações 3467.2495.
Oscar 2014
O jornalista e crítico de cinema Gustavo Klein falará sobre as indicações e favoritos ao Oscar 2014. No Centro Europeu (R.Timbiras, 7, Gonzaga), a partir das 20 horas, na próxima sexta (14). Entrada franca, mas é preciso fazer inscrição na sede da escola.
Mente & Arte: Subjetivo Infinito
Projeto de discussão sobre Criatividade e descaminhos da Alma: Arte e transgressão. O convidado é o professor, ensaísta e tradutor Claudio Willer. O mediador é Flavio Amoreira. No próximo sábado (15), a partir das 17 horas, no Sesc Santos.
Curso de Interpretação
Estão abertas as inscrições para a Nova Turma do Curso de Interpretação (TV, Teatro e Cinema), com o ator e diretor Luiz Thomas, que foi professor de Oscar Magrini,entre outros. São 20 vagas, com idades de 14 a 70 anos. As aulas acontecem no Clube XV (canal 3 c/ a praia), às quintas-feiras, das 19h30 às 22h30. Início em 13 de março. Informações e matrículas pelo telefone 99708-2753.
Degustação
De vinhos franceses para o verão. Janeil Rosé, Domaines Lurton, Languedoc Haedus Rosé, Ferry-Lacombe, AlsáciaTrimbach Riesling, Maison Trimbach, Alsácia, JR 16.5G de Guiraud, Château Guiraud, Bordeaux, JR 16 são os rótulos. Na Associação Brasileira de Sommeliers Litoral Paulista, à Av. Almirante Cochrane, 62(Canal 5). Dia 19 de fevereiro, às 19h30. Informações pelo 98849 0229, com Eliane.

Curso de DJ
O DJ Brenno inaugura seu curso de formação de DJ, o único da região.  As aulas serão coordenadas pelo DJs Brenno e Rodrigo Salvez e o produtor musical Marcelo Araújo. O curso tem início no dia 10 de março e contará com duas turmas: uma, às segundas e quartas-feiras, das 19 às 21h, e outra, aos sábados, das 13h30 às 16h30. Inscrições no estúdio da empresa, à Av. Afonso Pena, 314, sala 11. Informações pelo telefones: (13) 3877. 4467. Para maiores de 14 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.