array(1) {
["tipo"]=>
int(27)
}
Santista, uma das badaladas chefs de cozinha da cidade. Casada, 54 anos, dois filhos morou até os sete anos de idade em Itatinga, em função da Usina onde seu pai trabalhava (Bertioga). Mudou para Santos, e nunca mais saiu. Estudou nos colégios Docas e Canadá. Sua formação na graduação foi em pedagogia do excepcional, no Carmo. Prestou concurso na Shell, onde trabalhou quase 10 anos na área administrativa. Saiu da Shell para casar. Sua vida de empreendedora iniciou a partir daí. Primeiro, teve uma confecção, mas com a vinda dos filhos optou por se dedicar a eles durante seus primeiros anos de vida. Após esse período, iniciou seu lado empreendedor na gastronomia através da Florentinos, sua marca registrada, e que a faz conhecida até hoje. Atualmente, sua dedicação é para o restaurante Barkanas; além de algumas festas e jantares que ainda faz para amigos. Uma mulher de fibra. Uma empreendedora criativa que nos delicia com seus quitutes e nos alegra com sua simpatia.
Sua trajetória gourmet
Quando meus filhos eram pequenos comecei a fazer pão de mel para amigos. De repente estava cheia de pedido e resolvi abrir uma pequena fábrica.
Florentinos (fábrica)
Abri em 1997. Começamos bem pequenos. Aos poucos fomos nos estruturando e crescendo. Passamos a fazer também trufas, bolos, entre outros produtos, além do pão de mel.
Produção e distribuição
Em 2002, abri a fábrica com a loja na frente, na Alexandre Herculano. Lá, a produção passou a ser em larga escala. Só em Santos chegamos a distribuir 30 mil pães de mel/mês. Distribuíamos também para lojas e fábricas em São Paulo.
Acidente
Meu marido cuidava de toda a distribuição e, numa dessas subidas para São Paulo sofreu um grave acidente na Imigrantes onde ficou internado um mês em Santo André, além dos vários meses em Santos para a plena recuperação.
Mudança nos negócios
Nesse período de recuperação do meu marido, me perguntei: essa é a vida que eu quero? Ficar ausente da vida dos meus filhos, não tendo tempo pra nada? Com isso, comecei a produzir sómente para amigos e comecei a fazer festas e jantares particulares. Fiquei ainda um tempo com a loja da Alexandre Herculano e com a do shopping Balneário, que abri em 2005. Acabei fechando as duas lojas.
Retomada
Fiquei um bom tempo fazendo só festas e jantares particulares e numa oportunidade, abri um café na Shape (salão de estética), que minha mãe cuidava pra mim, enquanto cuidava das festas. Fiquei lá seis anos.
Bistrô da Vila
Depois surgiu uma outra oportunidade na Vilaria e abri o Bistrô da Vila, onde fiquei por uns dois anos. Nessa época achei que seria legal voltar a ter um local mais aberto.
Barkanas 53
Um lugar perfeito. Queria abrir um restaurante que fosse por quilo, mas que oferecesse uma comida balanceada, saudável e com cardápios elaborados. Estamos há um ano com a casa que está tendo uma ótima receptividade. Abrimos para almoço, de segunda a sábado e para happy hour, de quarta a sábado, a partir das 19 horas. Digo sempre que estou no meu melhor momento.
Referências
Minha sogra, que cozinhava maravilhosamente bem e a Nidia Lafemina. Elas não só me ensinaram, como fizeram com que me apaixonasse pela culinária.
Um sonho
Conhecer o Claude Troisgros que marravilha. Suas receitas sempre dão certo e o considero um ser humano fantástico. O único famoso que pediria um autógrafo.
Santos ArquiDecor
Participo há 11 anos. Adoro. Aqui, encontro amigos e mostro o trabalho.
Lazer
Cinema e leitura. O Rio é a Vida, foi um livro marcante. Li com 18 e com 40 anos. Alguns filmes que me emocionaram foram Meia-Noite em Paris; Antes de Partir e Árvore da Vida.
Música
Renato Russo, Chico Buarque e Arnaldo Antunes..
Um lugar
A Igreja dos Passos me dá paz. E, olhar o mar – que ao mesmo tempo que tenho medo, me tranquilia por estar distante.
Homenagem -O ex-atleta e craque do Santos Futebol Clube, Zito, na homenagem recebida na Santos ArquiDecor, com Andrea Tedesco e Guido Tedesco, no café Design, na última quarta (4). Merecida homenagem!
Premiação – Marcia Debski Ferreira, designer de interiores, premiada na edição Jovens Profissionais, em coquetel realizado na Praça Cultural do Lar Center. O prêmio foi entregue pela gerente de marketing do Lar Center, Fabiana Teixeira e por Meire Vibiano, da Demais Editora, promotora do evento. Parabéns!
Exposição – Alessandra Volpe, ceramista, com Viviane Stambowsky na noite de abertura de sua exposição na Santos ArquiDecor, na última quarta (3)!
Cultura – Música e Vinho, na Pinacoteca, recebeu no dia 27 a pianista clássica Deise Trebitz. Ao som da píanista, os convidados podiam degustar vinhos. Ótimo projeto!
Umas & Outras
Renovação
Muito provavelmente, nesse domingo(7) , saberemos quem será o novo prefeito de Santos ou quem serão os candidatos ao segundo turno. Independente do resultado, acho muito importante que haja uma renovação no critério de composição do novo secretariado. Será muito bom para a cidade que os escolhidos sejam profissionais ou gestores com conhecimento das pastas assumidas.
Renovação II
Profissionais que tenham conhecimento não só da sua área como também de marketing, planejamento e gestão. Sabemos dos compromissos assumidos em campanha e o quanto os cargos são disputados nessas composições. Todavia, para que um município possa dar um salto qualitativo necessita de profissionalização, como nas boas empresas.
Renovação III
Acredito firmemente em planejamento. Para tanto, o pensamento dos gestores deve ser macro. É inadmissível não haver uma maior integração entre as pastas. Como exemplo, cito educação e cultura que devem caminhar juntas. O que queremos para a nossa cidade? Que identidade daremos a ela?
Renovação IV
Muitas perguntas precisam ser respondidas para a realização de um bom planejamento. Independente da verba de cada pasta e do conhecimento ter habilidade para criar, projetar, articular e viabilizar são características extra-curriculares interessantes. Falar do item honestidade é dispensável, é obrigação, principalmente para quem lida com o dinheiro público. Uma cidade é feita de pessoas. Portanto, são elas que devem fazer a diferença.
O que vem por aí…
Empossado
A Pinacoteca Benedicto Calixto empossou para um segundo mandato(2012/2014) Mario Flavio de Paes e Alcantara.O presidente terá como vice-presidente a reitora da Unisanta, Silvia Teixeira Penteado e, como segundo vice-presidente, Franco Pagani. Sucesso!
Prêmio Vivaleitura
Realizado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN/Minc), em 2012, a iniciativa oferecerá um total de R$ 540.000 em dinheiro a instituições comprometidas com o fomento à mediação da leitura em todo o território nacional e a valorização do hábito de ler na conquista da cidadania plena. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas via internet, pelo site www.premiovivaleitura.org.br, ou via postal, como carta registrada, com Aviso de Recebimento (AR) endereçado a Prêmio Vivaleitura / Fundação Biblioteca Nacional, Av. Rio Branco, n° 219 Centro, Cep 20040-008 Rio de Janeiro- RJ. As inscrições estão abertas até o dia 13 de outubro
Café, história e arte
O Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura preparou uma programação especial em comemoração ao Dia das Crianças. Curso de Mini Barista (12/10); visita teatralizada com personagens do café(12/10) e a oficina O Olhar Infantil(13/10) são as atividades. Gratuitas. Informações e inscrições: 3213-1750 ou
[email protected].
Cinema francês
Até a Eternidade. O drama narra a história de um grupo de amigos que, apesar de um evento traumático, decidem manter as férias anuais na praia. Neste contexto, finalmente eles serão forçados a confessar as mentiras que têm contado uns aos outros. A direção é de Guillaume Canet. No Cine Arte Posto 4 (orla do Gonzaga)até o dia 11. Sessões somente às 16h e 20h (por conta da duração do filme). Ingressos: R$ 3,00. Classificação: 12 anos. Informações em www.cinearteposto4.com.br
Aniversário
Baile de Aniversário da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Jantar dançante com Quarteto Lobão. Convites na secretaria da AABB, na Rua Assis Correa, 30. O baile acontece dia 19 de outubro.
Deixe um comentário