Papo com… Simone Matias | Boqnews

Opiniões

15 DE NOVEMBRO DE 2012

Papo com… Simone Matias

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Santista, Simone Matias, com 37 anos, cria mundos que fascinam a imaginação das crianças e também de muitos adultos. Como? Ilustrando livros. Já são mais de 30, de diferentes autores, que trazem as mais diversas histórias. Simone, por meio dos pincéis, cria personagens e cenários encantadores para as histórias que lhe são encaminhadas.  Estuda cada detalhe para então transformar as palavras em imagens. Suas ilustrações foram expostas na mostra Traçando Histórias, na Feira do Livro de Porto Alegre, da qual participou também em 2010. Simone também é professora de ilustração na Escola Oficina de Santos. Simpática, concedeu a entrevista em sua casa – que também é seu ateliê – ao som de bossa nova.  

A ilustração na sua vida
Sempre desenhei, mas é algo que as pessoas não incentivam. Todo mundo achava bonito, mas é difícil encontrar quem mostre, ainda quando criança, que este pode ser seu potencial.
Formação
Eu me formei em Jornalismo, mas sabia que não seguiria a área. Quando a faculdade terminou estava meio perdida, sem rumo, e decidi fazer intercâmbio nos EUA. Lá trabalhei como babá. Na casa que fiquei, a mãe era artista plástica e os filhos tinham muitos livros. As crianças não viam TV, simplesmente liam. E eu lia muitos livros para eles dormirem. Foi quando me apaixonei pelas ilustrações e pensei que poderia fazer isso. O  desenho poderia ser algo mais do que um hobby na minha vida. Lá mesmo fiz alguns cursos de desenho. 
Estudo
Nos EUA mesmo fiz curso de desenho e modelo vivo na New School University, em Nova York, e História da Arte dos séculos XIX/XX, na Summit Area Community School, em New Jersey. 
Retorno ao Brasil
Quando voltei a Santos sabia que não seria fácil trabalhar  com  isso. Não aconteceria imediatamente, se tivesse  pensado assim teria desistido. Fiz um planejamento de  cinco anos para entrar neste mercado. Enquanto isso dava aulas de Inglês e fazia mais cursos de desenho. Fiz alguns em São Paulo, aqui mesmo  na Cidade, e ilustração na Itália. Neste período, montei meu portfólio e depois mandei para as  editoras. Liguei para todas e logo consegui  meu primeiro trabalho, em 2006, O baú do Tatu, da editora Salesiana. 
Processo de criação
Tenho bastante liberdade para fazer as ilustrações. As editoras me mandam a história, eu leio e vou montando o livro primeiro na minha imaginação. Reparo muito o mundo e seus detalhes, que viram cenários dentro das histórias. Depois que  crio  uma  identidade  é  que sento no meu ateliê e começo a fazer o rascunho com os desenhos e a distribuir o texto pelas páginas. Tenho pavor  de  sentar  com  uma  folha em  branco  sem  ter  nenhuma ideia ainda (risos). Depois mando para a editora aprovar. Este é um processo que  faço em silêncio. Só depois quando já estou pintando é que coloco uma música: MPB, Bossa Nova, música clássica… Algo bem calmo para relaxar.  
Técnica
Os rascunhos são a lápis ou nanquim e  finalizo com tinta acrílica. Não uso computador. Não tenho nada contra, mas acho que com tinta é mais divertido. Depois de finalizado, encaminho as páginas para a editora. Lá, eles escaneiam ou tiram fotos.
Ilustradores que gosta
São muitos, mas adoro o trabalho de Olivier Tallec, André Neves, Chris Mazzotta…
Arte
Gosto muito de arte, de pintura, fotografia, música. Tenho vários livros de artes, faltam estantes em casa (risos)… Tudo influencia no processo de criação.  Estou sempre me atualizando também para não cair na mesmice. Além das ilustrações também tenho outros projetos de experimentação. Algumas coisas coloco no meu site (www.simonematias.com.br). 
Como você vê o incentivo à leitura?
Acredito que falta estímulo à leitura. A escola ainda hoje traz uma obrigatoriedade  que  às vezes afasta as crianças dos  livros. Deveria ser algo prazeroso. 
Santos
Gosto  daqui  porque  tudo é  perto, além da Cidade  ser  muito bonita e eu morar bem pertinho da praia. Tenho o objetivo de comprar uma bike para aproveitar mais.
Entrevista feita por Nara Assunção

Umas & Outras
Cultura na TV
Arte 1, é o nome do novo canal, na TV por assinatura do Grupo Bandeirantes. Com conteúdo nacional, ele será dedicado à música, dança, artes plásticas, cinema, fotografia, entre outras manifestações artísticas. As negociações com Sky, GVT e Net já estão sendo feitas. Sua missão é propiciar ao nosso povo mais conhecimento sobre o que é produzido no País. O brasileiro é um dos públicos que mais visita museus e exposições no exterior. Por que não aqui também? Interesse existe.  
TV no ar
A operadora Sky fechou parceria com a Azul Linhas Aéreas, onde 40 aeronaves da companhia terão o conteúdo de 48 canais (entre pagos e abertos) da Sky. A mesma programação em terra estará no ar. O serviço que será oferecido aos seus passageiros custou a Azul R$ 100 milhões e três anos de estudos. Já foi aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Federal Aviation Administration (FAA). No Brasil e na América Latina, a empresa é a primeira a oferecer o serviço.
Santista de destaque
Elenira Ribeiro, compositora e cantora santista, foi destaque na entrevista concedida por Paulinho da Viola, ao jornal Folha de S. Paulo, no último domingo(11). Em um trecho da matéria, Paulinho diz receber muitos discos de outros compositores, onde salienta ter muita gente boa. “Outro dia ouvi um cavaquinista bom para caramba, Julião Boêmio, de Curitiba. “E a Elenira Ribeiro, de Santos, com sambas lindíssimos”, elogia Paulinho. Lindos mesmo. Elenira traduz sua elegância em refinados sambas! 
Música Eugenia Melo e Castro, cantora portuguesa, apresenta seu CD Um Gosto de Sol, dia 30 de novembro, no Sesc Santos, O disco é todo dedicado à música de compositores de Minas Gerais, do Clube da Esquina
Natal Mauriomar Cid, cenógrafo santista, é o responsável pela decoração de Natal do Shopping Balneário, onde homenageia a Cidade e pela 1ª Parada de Natal de Santos, que aconteceu na última quinta (15) lotando a orla da praia, do Canal 2 até o shopping no Gonzaga
Natal Gabriela Arbex Rodas, bailarina que participou da Parada de Natal, e a mãe Cyntia Arbex, lojista do Balneário (Caracol Chocolates), que prestigiaram a chegada do Papai Noel ao shopping!
O que vem por ai…
Prêmio Mario Covas
Com o objetivo de identificar e valorizar práticas que aprimorem a qualidade dos serviços públicos no Estado de São Paulo, o 9º Prêmio conta com quatro categorias(Inovação em Gestão Estadual, em Gestão Municipal, Cidadania em Rede e Governo Aberto). Podem se inscrever servidores e empregados públicos dos três poderes do Estado de São Paulo; servidores e empregados públicos municipais que trabalhem em iniciativas conduzidas em colaboração com o Governo do Estado de São Paulo; usuários de centros gratuitos de inclusão digital, como o Acessa SP e cidadãos. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.premiomariocovas.sp.gov.br até o dia 20 de dezembro.
Exposição
Cosmos é o nome da exposição de Christina Motta, artista plástica que participou da restauração do casarão onde hoje está a Pinacoteca. Suas telas são de cores explosivas e vibrantes, fazendo um paralelo entre o universo e o homem. A partir da próxima quarta (21) até 16 de dezembro. De terça a domingo, das 9 às 18 horas, na Pinacoteca Benedicto Calixto. Gratuito.
Curso
De Liderança Baseado em Coaching com certificação internacional. É uma iniciativa da Nova Trindade Coaching & Consultoria. Nos dias 23 e 24, no Helbor Office. Informações:www.novatrindade.com/leadercoach 
Oficina Musical
Jean Garfunkel – poeta, ator, cantor, compositor e publicitário, promove no próximo sábado(24), das 14 às 18h, na Sala 2, do SESC Santos, a oficina A Razão da Canção, em que mostra seu processo de composição de músicas e letras que vem desenvolvendo ao longo de sua carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.