Theo Cancello é pianista, tecladista, santista e um dos mais conceituados músicos da região. Filho de pais músicos, além de psicólogos, foi criado com músicos ao seu redor. Com frequência aconteciam jam sessions nos fins de semana em sua casa. Tem também um tio, flautista e pianista, outra grande influência. Seu pai toca violão, e sua mãe, além de tocar o mesmo instrumento, também canta. Seu irmão optou pelo saxofone e flauta.
Cresceu no bairro da Pompeia e no Gonzaga. Cursou faculdade em São Paulo e atualmente mora com a mãe no Gonzaga. Iniciou seus estudos no violão até, que em 1990, aos 10 anos, sua mãe comprou um teclado e ensinou-lhe sua primeira música, Imagine, de John Lennon. Hoje, aos 32 anos, é o mais novo talento do piano e teclado em Santos, com uma carreira cheia de perspectivas, além de ser um dos mais promissores músicos da Baixada Santista.
Sua formação
Fiz iniciação musical na escola Lavignac. No estudo do violão, tive aulas particulares com Marcos Canduta, meu amigo até hoje. Mas não fui para frente. Com o piano, tive um grande interesse. Meus pais perceberam e me estimularam a ter aulas. Os mais importantes professores foram Guilherme Jacob, Bia Rocha, Marcelo Elias e Mariza Lacorte. Depois fiz faculdade de música na FAAM (Faculdade de Artes Alcântara Machado), vinculada à FMU.
Outros cursos
Depois da faculdade comecei a me interessar pela tecnologia dos softwares de gravação de áudio. Comprei alguns equipamentos de gravação e fiz aulas particulares com Fábio Salgado, tecladista e técnico de áudio. Hoje, trabalho também com home-studio, produzindo discos, trilhas e jingles.
Quando percebeu que faria da música sua profissão?
Após o colegial, eu, como tantos adolescentes, fiquei perdido, sem saber qual faculdade fazer. Após um ano de cursinho, ingressei em Jornalismo na Unisantos. Mas, desanimei. Eu pensava muito em música e já tocava profissionalmente em bares. Em conversas com meus pais e meu tio foi que decidi. Foi um pouco no susto.
Quando começou a tocar de forma profissional e onde?
Comecei a tocar profissionalmente com meus pais. Eles tocavam em uma série de lugares, entre eles, o Torto. Todavia, acho que o primeiro lugar que me apresentei foi no Bar da Praia.
Como é sua rotina?
Não tenho uma rotina certa. Cada dia é diferente. Tento manter uma rotina de estudos, mas nem sempre consigo. Às vezes, toco de madrugada e em outras, à tarde. Os ensaios podem ser de manhã, de tarde ou até de madrugada. Como toco com muita gente, cada músico tem seus horários.
Com qual grupo conhecido tocou?
Acho que o grupo mais conhecido que já toquei foi o Fat Family, que acompanhei durante um ano. A banda Carlos Bronson, Tony Garrido e o Cláudio Zoli foram alguns outros músicos. No âmbito da música instrumental, toquei com o Vinícius Dorin (saxofonista do grupo do Hermeto Pascoal) e com o Guelo, um percussionista fantástico!. Recentemente, toquei com o Renato Braz, cantor de São Paulo.
Você vive da música ou tem alguma outra profissão em paralelo?
Vivo apenas da música.
É professor de música o/ou toca em algum lugar fixo?
Dou aulas de piano em minha casa e na escola de música EMT, na Avenida Afonso Pena. Toco todos os sábados na Livraria Realejo com o guitarrista Edinho Godoy.
Seu lazer
Namorar, sair com amigos, ver filmes.
Quais músicas ouve?
Gosta de ouvir no ipod, no som de casa, vinil, CD… Ouço muito Egberto Gismonti, Mozart, Chick Corea, Trio Corrente. Gosto de ouvir no carro e no som do meu home-studio.
Umas & Outras
Sustentabilidade
Com o tema central Água, o segundo simpósio de Sustentabilidade Hospitalar da Baixada Santista – realizado pelo Hospital Municipal de Cubatão Dr. Luiz de Camargo da Fonseca e Silva, que aconteceu nos dias 20 e 21 de março – premiou ideias sustentáveis. Na categoria estudante de nível técnico o projeto ganhador foi Reutilização de Materiais – Eco Bags Eco Necessaires. Na categoria nível superior e pós-graduação o projeto vencedor foi Estratégias educativas e empreendedoras na economia de água em unidade hospitalar. Ótima iniciativa!
Homenagem
Compositor e maestro santista, Gilberto Mendes completa 90 anos. Um dos pioneiros da música experimental aleatória e do teatro musical no Brasil receberá homenagens. Durante os próximos dois meses, as cidades da região sediarão espetáculos de dança contemporânea – Uma voz, uma fala, uma dança para Gilberto Mendes. Tudo gratuito e de livre acesso ao público. A estreia ocorre neste sábado (24) no Emissário Submarino, às 17 horas. Domingo (25), na Praça do Sesc-Santos (Rua Conselheiro Ribas), às 18 horas. Uma bela homenagem ao compositor!
Produção 100% santista
Canção para Othello, com direção de Tanah Correa – que comemora os 35 anos de carreira – e produção do grupo Tescom, é um espetáculo 100% santista. Dos atores, que fazem um belo espetáculo, à equipe de produção. Em cartaz no Teatro Municipal durante todo o mês, a adaptação do clássico Othello, de Shakespeare, é imperdível para os amantes das artes cênicas. Parabéns aos envolvidos!
Maria Rita canta Elis
O repertório do show Maria Rita Canta Elis, no qual a cantora interpreta músicas cantadas por sua mãe, Elis Regina, tem 20 canções – entre elas, os clássicos Como Nossos Pais (Belchior), Água de Março (Tom Jobim) e Fascinação (Feraudy/Marchetti). A pré-estreia do espetáculo aconteceu na última segunda-feira (19), no Vivo Rio, e a miniturnê tem estreia oficial em Porto Alegre (24) – onde Elis nasceu – e depois segue para Recife (1º/4), Belo Horizonte (8/4), São Paulo (22/4). Todos os eventos são gratuitos. Imperdível!
Casa Nova
Luciana Marnoto, com a Creperia da Lu, e Leila Marnoto, com a LM Depilação, estão de casa nova na Clay Presgrave do Amaral, travessa do Canal 3. Sucesso!
Música
Os cantores Nadja Soares e Celso Lago se apresentam neste sábado (24) à noite no Teatro Guarany com o show Chico Buarque em Três Tempos O espetáculo mostra como o compositor fluminense destacou os sentimentos femininos em suas canções.
Preparação
O ciclista santista Cláudio Clarindo pedala – neste final de semana – cerca de 500 quilômetros em preparação para a sua quarta Race Across America (RAAM), considerado o mais duro desafio esportivo do mundo. A prova cruza os Estados Unidos da Costa Oeste a Leste, em total de 5 mil quilômetros diretos.
O que vem por aí…
Villa Lobos
Dentro do evento Homenagem a Villa-Lobos , a Igreja Anglicana de Santos (Praça Washington, 92 José Menino) recebe neste sábado (24) a apresentação da Camerata de Violões Heitor Villa-Lobos, a partir das 17 horas. Já no domingo (25), o Coral Municipal de Santos se exibe, no mesmo horário, na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu Gusmão, 15 Boqueirão). Entrada franca.
Workshop Festas e Eventos By Konda
Workshop dirigido àqueles que pretendem ou estão começando a trabalhar com fotografia de eventos institucionais, palestras, festas e querem aprimorar os conhecimentos técnicos. Nesta sexta-feira (30), das 20 às 23h30, no Hotel Chácara do Mosteiro. O curso é organizado pelo Konda Produções e Fotográficas. Valor para ex-alunos que já fizeram curso e para universitários: R$230. Para o público em geral: R$330. A matrícula pode ser feita online, mediante depósito bancário ou no estúdio agendando dia e horário.Vagas limitadas. Informações pelos e-mails [email protected] e [email protected] ou telefone 3223-8757.
CulturalMente Santista
O site CineZen (www.cinezen.net) completará três anos de existência em 29 de março. Para celebrar a data e a criação do novo site CulturalMente Santista (www.santoscultural.net), foi programada uma série encontros, entre 27 de março e 7 de abril, que reunirá mais de 30 nomes relevantes da cultura na Baixada Santista, entre artistas, produtores culturais e jornalistas do setor. Trata-se da primeira edição do CulturalMente Santista, projeto idealizado pelo jornalista André Azenha. Serão nove bate-papos. Paralelamente aos encontros, acontecerá a exposição Variantes Fotográficas, de Rafael Ponzio, cuja abertura acontece nesta terça-feira (27), às 22h10, no Almanaque, após o bate-papo sobre cinema, no Sesc, que inicia às 20 horas.
Exposição
A mostra Beatles – 50 anos, inédita na região, traz a trajetória, detalhes da carreira e objetos originais da banda de rock que mudou a história da música. Gratuita, a mostra acontece no Miramar Shopping (Rua Euclides da Cunha, 21, no Gonzaga – 1° piso). Prossegue até 8 de abril, das 10 às 22 horas (de segunda a sábado) e a partir do meio-dia aos domingos. Informações: 3285.4400.
Deixe um comentário