Antonio Pecci Filho ou Toquinho, apelido de criança. Meu toquinho de gente era como sua mãe o chamava carinhosamente por ele crescer pouco na primeira infância. Paulistano, 63 anos, corintiano fanático, pai de um casal de filhos está entre os maiores violonistas do Brasil, com carreira e reconhecimento internacional. Mas, foi com Vinícius de Moraes que sua carreira se consagrou. Com seu maior parceiro compôs, durante 11 anos, 120 canções e realizou mais de mil shows. Parceria iniciada em 1970, quando Vinícius o convidou para participar de uma excursão à Argentina com Maria Creuza, depois de ter ouvido seu violão num disco feito em sua homenagem, com Chico Buarque, em 1969. E, por todo esse talento, Santos o convidou para se apresentar na próxima terça (26), junto com a Orquestra Municipal de Santos, regida pelo maestro Petri, nas areias do Gonzaga, em comemoração ao aniversário da cidade. Um belo presente aos santistas!
Vinícius de Moraes
Vinicius foi um marco em minha vida. Aprendi muito com ele, tanto profissional quanto pessoalmente. Sei também que representei a dose de juventude que ele precisava quando começamos a trabalhar. Gostávamos das mesmas coisas e adorávamos fazer músicas ao longo das madrugadas.
Toquinho&Vinícius
A criação musical vinha na esteira da nossa alegria, amizade e curtição com a música e com a vida. O Vinícius tinha a coragem de ser simples, de não temer o lugar comum. Eu aprendi com ele a enxergar isso. Com um ouvido interno muito aguçado, era um grande músico, com as harmonias todas na cabeça, apesar de não saber fazê-las nem no piano e nem no violão. Ele salvou várias melodias. Gostava de ficar em casa, tomar uísque, pegar a máquina de escrever, colocar-se à mesa e ficar curtindo aquela letrinha dele.
30 anos sem o poetinha
Vinícius era uma pessoa mutável, ajustando-se a cada transformação e destacando-se, impondo-se com brilho e encantamento. Certamente ele se adaptaria também a esse mundo cheio de tecnologias e comodidades virtuais. Mas, por incrível que pareça, a presença dele é constante, viva e poética como sempre. Não haverá tempo sem o poetinha. Sua música e sua poesia estarão sempre presentes em nosso cotidiano.
Músicas que mais gosta
Talvez Tarde em Itapoan, Que maravilha, Samba pra Vinicius, O caderno, Aquarela, Regra três…
Seus mestres do violão
Meu mestre maior, Paulinho Nogueira, a base de todo meu aprendizado. Aprendi muito com Edgard Gianullo, com Oscar Castro Neves e por meio da amizade com Baden Powell.
Músicas que ouve no seu ..
Prefiro ficar à mercê do rádio.
Chico Buarque
Grande amigo, de importantes experiências pessoais e profissionais. Um dos maiores talentos desse país. Meu primeiro parceiro, em Lua cheia. Uma pessoa que pode contar comigo para qualquer situação
Talentos atuais do violão
Yamandu Costa e Badi Assad.
Países que costuma excursionar
Tenho estado constantemente na Itália, na Espanha, no Chile, na Argentina e no Uruguai.
Imagem do Brasil no exterior
Cada vez mais valorizada, principalmente pelo futebol, pela música e até pelos índices de desenvolvimento. Mas, às vezes manchada por notícias de violência e corrupção
Música que não pode faltar em shows no exterior
Aquarela.
Casamento
Foi lindo enquanto durou (e durou por 22 anos), deixando um lastro de imenso respeito e amizade.
Pedro e Jade
Filhos queridos, pérolas a serem constantemente lapidadas.
Universo infantil
Talvez a parte mais importante de minha obra.
Religião
Entusiasmo pela vida.
Política
Sempre uma decepção.
Seu lazer
Sinuca, cinema, futebol.
Um lugar
São Paulo, que amo. Jaguariúna, refúgio necessário. Roma, um perfume inesquecível.
Projetos
CDs inéditos a serem lançados durante 2010.
Umas & Outras
NAS LENTES DE HERRERA
Tive o privilégio de conviver com o Seu Herrerinha, na época da montagem do Memorial das Conquistas, museu do Santos FC. Seu rico acervo de fotos, não apenas do Pelé, mas de todo o clube relativo às décadas de 50 e da fantástica era de 60 foi utilizado em ampliações que enriqueceram ainda mais aquele espaço. Depois de inaugurado o Memorial, também prestamos uma homenagem a ele, por meio de uma exposição itinerante com suas fotos, mostrando as diversas fases do clube e seus importantes personagens, além da entrega de uma placa, camisa personalizada, entre outras honrarias.
NAS LENTES DE HERRERA II
Gravamos também seu depoimento no documentário apresentado na inauguração do museu um importante registro da história do Santos. Tive também a honra de entrevistá-lo para esta coluna. Um fotógrafo excepcional, um homem correto, digno e trabalhador. Dizia que era um homem realizado no amor por sua esposa, suas filhas, netos, bisneta e pela fotografia. Uma perda inestimável, um exemplo para todas as gerações!
NOVA GESTÃO
No Santos Futebol Clube. O resultado da eleição mostrou que o torcedor deseja, antes de qualquer coisa, sucesso do time em campo traduzido em títulos. A reestruturação geral que está acontecendo no elenco e que já aconteceu na comissão técnica aponta nesse sentido. Vamos torcer! Santos, sempre Santos!
REVISTA FALADA
A Natura inova mais uma vez, lançando uma revista para consultoras com deficiência visual. Cerca de 16 milhões e 800 mil brasileiros são portadores de deficiência visual, segundo dados do IBGE. Foi pensando neste público que a empresa lançou a Revista Natura Falada. Todo o conteúdo necessário para suas atividades está disponibilizado em áudio. O objetivo é oferecer a elas a oportunidade de buscarem independência e crescimento profissional, além de condições igualitárias para todas. O site da revista também foi todo adaptado. Muito bom!
BICICLETA ELÉTRICA
Visando oferecer aos santistas um meio de transporte alternativo, a Porto Seguro passa a vender bicicleta elétrica em Santos, tanto aos clientes como também aos não clientes. Para tanto, dois modelos estão à disposição, no Centro Automotivo da seguradora. Os preços variam entre R$2.300 e R$2.990. Contam com assistência 24 horas e garantia de fábrica. A seguradora também desenvolveu um seguro específico para a bicicleta elétrica. Uma interessante opção de transporte não poluente!
Deixe um comentário