Panorama Regional
Fernando De Maria

Pílulas de Carnaval

04 de março de 2011 - 18:37

Compartilhe

No clima momesmo, resolvi alterar o formato da coluna nesta edição. Ao invés de monotemática, opto em discorrer sobre temas que me levam à reflexão e compartilho com a meia dúzia de fieis leitores.


Tendas da alegria
Não sei se a coluna da semana retrasada Tendas da Contenda influenciou em algo, mas o bom senso  prevaleceu por parte da Administração. Por decisão do prefeito Papa, três tendas serão montadas na orla, alterando, em parte, o cronograma inicial da Secretaria de Cultura, que havia transferido a festa para o Rebouças e o Emissário Submarino, além dos morros.
No final, a primeira opção foi suprimida  e restabeleceu-se a tradição de eventos carnavalescos também na orla da praia, principal símbolo de uma cidade turística como Santos. Se antes critiquei a decisão, agora registro o elogio.


Parece que é favor
Anunciado com pompa na Imprensa em jornais de circulação nacional para o público classe A, o Avant Garde, novo empreendimento a ser erguido no bairro da Pompeia, foi um sucesso de vendas em seu lançamento. Na peça publicitária, o destaque é o casarão histórico construído por Francisco Loureiro na década de 20 e tombado pelo Condepasa – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural em 2007.
Ao público, a direção da construtora Gafisa destaca que irá preservar um patrimônio histórico e o incorporará ao projeto arquitetônico. Apenas não informa que para construir a edificação de 29 andares a empresa será obrigada legalmente a preservar e manter as características arquitetônicas originais do imóvel. Ou seja, a manutenção não é um favor, mas uma obrigação.


Falando nisso…
Por falar em empreendimentos, a Câmara divulgou as datas de audiências públicas que ocorrerão a partir de abril. A vereadora Cassandra Maroni (PT) diz que, se necessário, os vereadores vão trabalhar até julho, mês de recesso, para aprovar emendas ao projeto e encaminhá-lo ao Executivo.
A corrida é contra o tempo (bem atrasado, aliás). Afinal, o ritmo de projetos de novos empreendimentos que dão entrada na Secretaria de Infraestrutura e Edificações é crescente e aumentará ainda mais com a proximidade da aprovação das alterações. Enquanto isso, as edificações continuam em ritmo acelerado…


Será que vai?
Depois do fiasco da ponte ligando Santos e Guarujá, via Ponta da Praia, anunciada pelo ex-governador José Serra, a Ecovias apresenta uma nova proposta ligando as duas cidades, via porto. Mais plausível, a ponte teria 4.580 metros de extensão saindo da margem direita da Via Anchieta passando pelo cais no Saboó até chegar à Rodovia Domênico Rangoni. A proposta, segundo O Estado de S. Paulo, já teria sido aprovada pela Codesp e tem o aval do governador Geraldo Alckmin.
A todos, um Carnaval sem exageros e com muita alegria.