Polêmicos gradis | Boqnews
Foto: Divulgação

Opiniões

22 DE MAIO DE 2020

Polêmicos gradis

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Depois de tanta polêmica em relação à locação de gradis que foram instalados na orla da praia para evitar a circulação de pessoas no combate à proliferação da Covid-19, está marcado para quinta (28) pela manhã o pregão eletrônico que prevê a compra de 1.500 gradis em aço galvanizado a serem utilizados nas ações “de isolamento, contenção, restrição, organização e direcionamento de pessoas”.

Polêmicos gradis II

Vídeos com denúncias referentes aos valores pagos pela Administração nas peças locadas viralizaram nas redes sociais. A Prefeitura nega irregularidades e informa que uma comissão, inclusive com membros da oposição, analisa todas as despesas relacionadas ao Covid-19, cujos dados são encaminhados posteriormente ao Ministério Público. Em sessão na Câmara, o vereador Benedito Furtado (PSB) já adiantou que vai colocar uma lupa para fiscalizar esta licitação.

Isolamento prolongado

Tudo indica que o prolongamento do isolamento social decretado em São Paulo pelo governador João Doria, com validade até o próximo domingo (30), será ampliado, avançando no mês de junho. Com a alta de infectados e mortes e a despeito do amplo feriadão decretado na Capital, os números de isolamento não são animadores: afinal, com mais gente nas ruas, maior o risco de contaminação.

Mesmo caminho

Situação semelhante deve ocorrer na região. Pesquisadores que estão à frente do estudo Epicobs, trabalho voltado para monitorar a evolução do total de infectados na Baixada Santista, já deixaram claro que não é momento para a flexibilização.

Números preocupantes

Na região, estima-se que 1 em cada 45 moradores já foram infectados pelo Covid-19, índice muito superior ao estudo semelhante que vem sendo desenvolvido no Rio Grande do Sul.

Economia em estado grave I

Mantida a tendência, o cenário econômico vai piorar ainda mais. Afinal, de um lado estão autoridades de saúde e políticos que pedem para as pessoas ficarem em casa; de outro, comerciantes acumulando sucessivos prejuízos por estarem fechados há mais de dois meses, com o desemprego em alta.

Aguardando

Já comerciantes pedem apoio da Prefeitura, com pedido de isenções em impostos e taxas. A Administração informa que ‘está analisando criteriosamente o comportamento da arrecadação tributária… para propiciar incentivos fiscais às atividades empresariais”. Mas até quando esperar?

Falando em números

Na comparação entre os meses de março/20 e março/19, a receita corrente líquida do Município cresceu 9%, passando de R$ 182,2 milhões para R$ 198,8 milhões no mesmo mês. A primeira quarentena foi decretada no estado em 24 de março.

Aprovação e…

Por 47 votos favoráveis e 5 contrários, os deputados estaduais aprovaram a antecipação do feriado da Revolução Constitucionalista de 32 para segunda (25), com o objetivo de ampliar o isolamento social.

… e obstrução

Três dos quatro deputados da região (Caio França – PSB, Kenny Mendes – Progressistas, e Tenente Coimbra – PSL) optaram pela obstrução à matéria. Paulo Correa (DEM) não votou. A obstrução é um recurso usado para evitar a votação de determinado projeto. É não aparecer na hora da foto, ou melhor, do voto.

Perda

Nossos sentimentos à família da ex-vereadora e deputada Mariângela Duarte, que sempre lutou pelos mais desfavorecidos, com especial olhar à Educação. Uma perda irreparável e muito sentida.

Quem Responde?

Por qual…
razão uma empresa especializada em capinação elétrica comercializa também testes do Covid-19?

 

“Mais vale errar se arrebentando do que poupar-se para nada.”

Darcy ribeiro
antropólogo e educador

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.