Dicas para conseguir uma entrevista de emprego | Boqnews

Opiniões

30 DE JANEIRO DE 2017

Dicas para conseguir uma entrevista de emprego

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

além do Rh simoni aquinoNo dia seguinte ao desligamento, você acorda e percebe que terá o seu dia todo disponível. Nas primeiras semanas isso pode ser encarado de maneira positiva, pois é um período onde os recém-desempregados dedicam a descansar um pouco e principalmente para cuidar das resoluções das questões burocráticas, como realizar o exame demissional, aguardar o período do depósito das verbas rescisórias e da realização da homologação. Além disso, ainda tem de providenciar o recebimento do FGTS e dar entrada no seguro-desemprego.

Alguns, optam por aguardar o recebimento de todas as parcelas do seguro desemprego, já outros decidem iniciar a busca por recolocação de imediato, visando não perder oportunidades de trabalho.

Mas para todos independente da opção, com o passar do tempo começam a imaginar o que fazer para preencher um tempo que antes passava rápido e que agora se arrasta vagarosamente. Procurar trabalho por si só já é um trabalho. Exige muito esforço e dedicação diária e investimento em autoconhecimento.

O profissional disponível deve garimpar as oportunidades de trabalho, deve se cadastrar nos sites institucionais das empresas, nos sites de agências de emprego, nas consultorias de recolocação e ficar atento às vagas divulgadas em grupos de redes sociais e em anúncios de jornais.

Mas por que autoconhecimento?

Se buscarmos informações a respeito da história de grandes profissionais ou empresários bem sucedidos perceberemos que absolutamente todos em algum momento de sua trajetória buscaram identificar seus pontos a melhorar, suas deficiências; e foram em busca de uma forma para minimizar essas características para que pudessem conquistar o sucesso e ficarem distantes do fracasso.

Mas o que isso tem a ver com busca por recolocação e desemprego?

Muitos profissionais disponíveis viram verdadeiras metralhadoras giratórias candidatando-se a todas as oportunidades possíveis, sem se importar se realmente possuem o perfil adequado da vaga e depois se frustram por não serem chamados para entrevistas.

É necessário que antes de qualquer candidatura, o profissional disponível entenda de uma vez por todas que sua empregabilidade e seu sucesso na busca por recolocação, nada mais são do que o retrato da sua própria sua trajetória profissional, de sua experiência adquirida e de sua qualificação

Perfil e Carreira

Se o profissional disponível compreender essa orientação, passará a analisar as oportunidades de forma mais consciente e menos desesperada. E quando se candidata corretamente a uma oportunidade com o seu perfil realmente, as chances de ser convidado para uma entrevista aumentam consideravelmente. E mesmo agindo assim, não quer dizer que será aprovado, pois não podemos nos esquecer dos concorrentes que encontrará no processo seletivo.

Em contrapartida, quando este profissional não apresenta uma carreira que esteja alinhada com a oportunidade disponibilizada, obviamente que o candidato não será convocado para participar da seleção.

Ainda existem os profissionais que “aumentam” qualificações no currículo e são convidados para a entrevista, mas no decorrer do processos o selecionador detecta que não há veracidade nas informações do currículo ao realizar a entrevista e naturalmente ocorrerá a reprovação do candidato por não estar realmente alinhado aos requisitos da vaga.

Seja honesto consigo mesmo

Tão importante como ser honesto consigo mesmo e com seu perfil profissional, é saber como usar essas informações a seu favor na busca por recolocação. Sendo assim, seja autocrítico e formule uma lista elencando suas deficiências e pontos fracos e trabalhe de forma a melhorar ou minimizar tais deficiências, utilizando seu potencial para obter sucesso.
Resgate sua trajetória profissional com honestidade, lembre-se de orientações de seus ex-gestores, orientações de professores, elogios e broncas que recebeu na sua trajetória profissional e só se candidate a oportunidades que tenham a ver com essa trajetória.

Planejamento e determinação

– Elabore um currículo eficiente, verdadeiro e atualizado;
– Elabore uma rotina diária e a cumpra com determinação;
– Estabeleça quais os meios serão utilizados para divulgar seu currículo;
– Utilize as redes sociais como o Facebook e redes profissionais como o Linkedin a seu favor;
– Selecione as empresas que lhe interessam e encaminhe seu currículo a elas;
– Use o “QI” a seu favor, liste seus conhecidos e faça contato informando que está disponível e pedindo a essas pessoas que recebam seu currículo para futuras referências e indicações;
– Busque informações sobre como se comportar no mercado de trabalho, entendendo como funciona um recrutamento e uma seleção;
– Utilize o e-mail como contato principal e dependo da situação, reforce com um telefonema;
– Cuidado para não se tornar inconveniente e jamais utilize o WhatsApp para abordar um selecionador, a menos que o anúncio da vaga assim solicite.

Avaliação do perfil da vaga

Agora, que possui informações úteis sobre como se candidatar a oportunidades e como utilizar o bom senso a seu favor, avalie friamente e com muita atenção cada vaga de trabalho sob esse novo prisma.

Ao se candidatar, o faça convicto de que realmente está alinhado e que realmente possui as qualificações e competências necessárias. Seja extremamente honesto consigo mesmo!

Lembre-se, de que você conhece minimamente seu perfil e suas competências e não caia na velha armadilha de se candidatar a qualquer oportunidade, mesmo sabendo que não está de acordo com todas as exigências.

Cada um dos profissionais tem suas potencialidades e qualidades; e quem as conhece claramente e honestamente adquirem a capacidade de usá-las a seu favor na busca por recolocação.

Se você atira para todos os lados, candidatando-se  a vagas mesmo sabendo que não possui o perfil completo, repense suas opções para não ficar se lamentando que não recebe convites para seleções.

Abraço e sucesso!

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.