Caso as profecias maias de fim do mundo na próxima sexta (21) não se concretizem e nenhum vereador eleito seja sequestrado de última hora, a composição da Mesa da Câmara para o próximo biênio já está pronta. Como havíamos antecipado, o vereador Sadao Nakai (PSDB), o mais votado no último pleito, será o presidente, após acordo selado com a maioria dos 21 edis que assumem mandato na próxima legislatura.
Misto de maracatu
Os demais cargos serão assim preenchidos: Prof. Kenny (DEM), 10 secretário; Roberto de Oliveira Teixeira (PMDB), 2°secretário; Benedito Furtado (PSB), 1° vice; Murilo Barleta (PR), 2° vice.
Administração fashion
Por orientação do prefeito eleito Paulo Barbosa (PSDB), todos os secretários municipais deverão se apresentar trajando terno e gravata no exercício da função. O tom sóbrio também foi recomendado às mulheres que integrarão seu Governo. As lojas de grife da Cidade estão agradecendo…
Doce lua de mel
A prefeita de Guarujá, Maria Antonieta, terá uma doce lua de mel após a realização de seu casamento, marcado para este sábado (15). O TRE afastou qualquer possibilidade de cassação de seu mandato, em processo que apontava um suposto excesso de gastos na publicidade oficial. Antonieta tem agora a garantia de que cumprirá mais um mandato à frente da Prefeitura de Guarujá.
Diplomação
O prefeito eleito de Santos, Paulo Barbosa, e os 21 vereadores eleitos para a próxima legislatura serão diplomados nesta segunda-feira (17), às 19 horas, em cerimônia a ser realizada no Salão do Júri do Fórum de Santos (Praça José Bonifácio, s/nº).
Briga à vista
A decisão do Governo Federal de relicitar os contratos de concessão dos terminais alfandegados instalados nos portos brasileiros, anteriores à Lei dos Portos, de 1993, deve gerar uma ferrenha briga na Justiça patrocinada por empresas que atuam no setor, muitas delas instaladas em Santos
Briga à vista II
As empresas alegam que o Governo está alterando as regras com o jogo em andamento e, por isso, temem que a decisão de promover novas licitações ponha em risco os investimentos programados para o setor. Por outro lado, o Governo busca afastar de vez os fantasmas criados com a divulgação da Operação Porto Seguro, que levanta dúvidas sobre os processos de concessão de áreas no Porto santista.
Enxugando a máquina
O prefeito eleito de São Vicente, Luís Cláudio Bili (PP), já decidiu que irá promover uma reforma administrativa com o objetivo de reduzir de 32 para 12 as secretarias municipais de forma a garantir o equilíbrio do orçamento em 2013. Agora começa a dança das cadeiras, onde alguns vão sentar e outros…
Homem forte
Com trânsito livre no gabinete de transição montado por Bili, o ex-vereador Nicolino Bozzella (PSDB) tem auxiliado o prefeito eleito de São Vicente nas decisões que irão mudar o perfil administrativo da Cidade. A aposta em Bozzella se deve a sua boa relação com a Câmara Municipal, que em última instância é quem irá avalizar as reformas.
Passe valorizado
Encerrando seu segundo mandato como prefeito de Santos, o engenheiro João Paulo Papa, integrante histórico do PMDB santista, está sendo assediado por outras legendas importantes em nível nacional. No mercado político, Papa aparece muito bem cotado e se tornou objeto de desejo de partidos que queiram formar novas lideranças regionais.
Ficha limpa
A Câmara de Santos aprovou, em primeira discussão, o projeto Ficha
Limpa para cargos em comissão do Executivo e do Legislativo. Agora, a matéria, de autoria do vereador Sadao Nakai (PSDB), será apreciada automaticamente em segunda discussão na primeira sessão de 2013. A proposta foi apresentada em fevereiro de 2011 e se baseia na Lei da Ficha Limpa, iniciativa popular que visa melhorar o perfil das candidaturas a cargos eletivos do País.
Ficha limpa II
De acordo com o projeto, ficam proibidas as nomeações dos cargos em comissão os cidadãos condenados pela Justiça Eleitoral pelos crimes contra o patrimônio público e privado, a economia popular, o sistema financeiro, a administração pública, o meio ambiente, a saúde pública, entre outros. A medida também nega nomeações para traficantes, estupradores, assaltantes e pessoas condenadas por abuso de poder, racismo, tortura e escravidão. Realmente uma boa iniciativa.
Perfume de mulher
A convocação do vereador eleito Marcelo Del Bosco (PPS) para ocupar a secretaria de Cidadania na próxima Administração Municipal abriu vaga para que a suplente Fernanda Vanucci (PPS) ocupe uma cadeira na Câmara de Santos, mantendo assim a tradição de presença feminina no plenário.
Perfume de mulher II
Para o próximo biênio, a composição da Câmara corria o risco de se transformar em Clube do Bolinha, interrompendo um ciclo de participação das mulheres na vereança iniciado em 1983, com a eleição da então vereadora Telma de Souza. A presença de Fernanda foi considerada um alento para os movimentos feministas e de proteção às mulheres, uma vez que a futura vereadora desenvolve intenso trabalho nesta área.
Quem Responde?
Quantos …
futuros secretários municipais estarão efetivamente engajados na filosofia de administração a ser implementada pelo prefeito eleito Paulo Barbosa?
Deixe um comentário