Dez do Manduca
Armando Gomes

Jornalista e apresentador do programa Esporte por Esporte

Primeira impressão

Confira os bastidores do mundo esportivo na coluna Dez do Manduca

22 de janeiro de 2016 - 13:49

Compartilhe

Neste sábado (23), às 19h, o Santos FC fará um amistoso contra o Bahia, e será a chance do torcedor ter a primeira impressão de como o time jogará neste ano, além de ver novos jogadores do time, como os atacantes Joel e Paulinho. Sem dúvidas, a preocupação maior é com a zaga, desfalcada por David Braz, e que não tem as opções que Dorival considera como necessárias para suprir ausências importantes.

2. Mais um
Desta vez não foi um jogador do Corinthians, mas o mercado da China voltou a atacar. Geuvânio, do Santos, deixou o clube por 11 milhões de euros (cerca de R$ 48 milhões), onde o Santos terá 35% do valor total da venda (cerca de R$ 17 milhões). Pela sua idade e por ser um bom jogador, não acho que foi a escolha certa, mas que tenha sorte! Afinal só foi vendido porque encheu o saco da diretoria. E jogador quando quer sair quem segura?

3. O substituto
Com a saída de seu camisa 11, o Santos precisará de um substituo para posição de terceiro atacante ou de segundo meia, dependendo do esquema de Dorival. Até pela não permanência de Marquinhos Gabriel, alguma contratação precisa ser feita para, pelo menos, haja disputa de posição com Paulinho, que deve ser o primeiro testado como titular. Mas se for para vir alguém para chegar e resolver, Robinho com certeza será a primeira opção.

4. Orlando?
Há quem garanta que Robinho está enrolando o Santos FC porque tem proposta do Orlando City e quer jogar junto com Kaká nos Estados Unidos. Será verdade?

5. Novo uniforme
O novo uniforme do Santos FC já está em pré-venda no site de venda de produtos esportivos do clube, e será conhecido pelo torcedor no dia 26. Já a utilização, pela primeira vez, será na estreia do Peixe no Campeonato Paulista, no dia 30 (sábado), contra o São Bernardo, na Vila Belmiro. Espero que a nova marca seja um sucesso, e que nos faça esquecer do péssimo negócio que fez a gestão anterior com a ”Nikeshoes”.

6. Com o pé direito
As Sereias da Vila iniciaram a campanha no Campeonato Brasileiro Feminino com uma vitória por 1 a 0 contra a Portuguesa de SP, em Ulrico Mursa. O gol da vitória foi marcado pela atacante Ketlen. Vitória à parte, a equipe jogou muito mal. Esse técnico Caio Souto precisa melhorar muito.

7. Samba da Padoca
O tema de Carnaval da Padoca Santista deste ano já foi escolhido, e será: Vila Belmiro, a “Casa dos Artistas”. Uma homenagem aos eternos Edu, Negreiros, Manoel Maria, Clodoaldo, Serginho Chulapa e Nenê Berlamino. Mas uma boa composição do meu amigo e integrante do Esporte por Esporte, Ricardo Peres, com o Zinho do Grupo Tempero. Vale a pena conferir! A banda sai no próximo sábado (30), às 17 horas. Camisas lá na Padoca com Carlinhos e Chacrinha.

8. Torcedor no poder
Meu amigo Lucas Rios, filho do saudoso Levy Augusto e neto do Tite, ex-jogador do Peixe, Corinthians e Fluminense, junto com uma garotada muito boa, lançou o movimento Independência Futebol Clube, que visa colocar o torcedor nas principais discussões do mundo da bola. Participe no Facebook.

9. Candidato verde
A presidência da CBF já tem dois candidatos, mas o presidente Marco Polo ainda permanece no cargo. Um deles é o deputado federal e ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanches, cuja candidatura tem como o padrinho o ex-presidente da entidade, Ricardo Teixeira, que tem uma ficha no FBI de dar inveja ao Al Capone. Outro candidato é o atual presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, conhecido por assinar o cheque e colocar milhões no clube e receber a perder de vista. Quanto será o cheque dele para uns e outros do futebol nacional? Será que ele fará esse cheque?

10. White Day
Neste sábado (23), às 18 horas, estarei na Vahia de Abreu com a Alexandre Herculano na Banda do White Day, atendendo convocação do amigo Alexandre Pankeka. Mais uma banda das antigas, bem família, do jeito que o povo gosta. Na terça-feira de Carnaval (9), tem a Banda do Boqueirão que vai homenagear meu amigo professor Roberto Patella. Justa homenagem que também não vou perder.

#DeusExiste!