Primeiros da lista | Boqnews
Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Divulgação

Opiniões

09 DE DEZEMBRO DE 2022

Primeiros da lista

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Primeiros da lista

Diante dos nomes ventilados na Imprensa, o presidente eleito Lula resolveu antecipar cinco deles do seu futuro ministério um pouco antes da derrota do Brasil contra a Croácia e a despedida prematura da Copa. Sem surpresas, pois os nomes já estavam nos sites e páginas dos jornais.

Língua de político

“Vocês precisam de notícias novas todos os dias. Muitas vezes eu tenho que negar algo que sei que está certo. Mas ninguém segura a língua do político. Quando você diz para guardar segredo é a senha para divulgar (aos jornalistas)”, brincou.

Sem cercadinho

Aliás, sobre a imprensa, Lula garantiu que o tratamento a ser concedido será de “respeito” aos jornalistas, defendendo que a Lei de Acesso à Informação e o Portal da Transparência funcionarão em sua plenitude. Ou seja, o cercadinho implantado pelo governo Bolsonaro está com os dias contados.

Segunda tem mais

Além dos cinco nomes (Fernando Haddad – Fazenda; Rui Costa – Casa Civil; José Múcio – Defesa; Flávio Dino – Justiça e Segurança e Mauro Vieira – Relações Exteriores), uma nova leva será divulgada no início da semana. Na segunda (12), ocorre a diplomação dos eleitos e Lula promete alinhar os nomes com sua equipe até domingo à noite para divulgar nova lista.

Tio Patinhas

Com 940 participantes, as atividades da equipe de transição do Governo Federal chegam ao fim nesta segunda (12). Apesar da legislação prever que até 50 cargos fossem comissionados, menos da metade dos colaboradores irá receber. Orgulho que o vice-presidente Geraldo Alckmin, presidente da comissão, fez questão de ressaltar durante a coletiva. Os balanços serão divulgados na terça (13). O cenário é preocupante, adiantou.

Repúdio e desagravo I

A Comissão da Advocacia Pública da OAB Santos lançou nota de repúdio e desagravo ao vereador Benedito Furtado (PSB), crítico ferrenho em relação ao projeto de lei que encontra-se na Câmara sobre a criação do ‘fundão da sucumbência’ aos procuradores, como o projeto tem sido tratado nos bastidores, entre outros benefícios diferenciados em relação aos demais 11 mil servidores santistas.

Repúdio e desagravo II

Na nota, a comissão ‘repudia veementente as lamentáveis colocações realizadas pelo vereador’ a respeito da distribuição da verba honorária aos procuradores municipais”. A comissão da OAB é presidida por Renata Arraes, também procuradora-chefe do Município.

Fora da pauta

A polêmica proposta sobre a votação do projeto de sucumbência para procuradores do Município chegou a ser adiada por três sessões, mas não foi incluída na pauta da próxima sessão (13).

Legal, mas polêmico

O projeto enviado à Câmara prevê a criação de um fundo dividido entre os procuradores para recebimento das sucumbências, que tem amparo legal. Mas é bem polêmico.

Caviar e coxinha

Além disso, a proposta garante que o montante será pago de forma complementar do 13º salário e de férias em 50%; complementação de auxílio-alimentação limitado a 10% do teto constitucional; assim como o auxílio saúde no mesmo patamar. Ou seja, até R$ 3.920 – em valores atuais – para auxílio-alimentação e o mesmo valor para seguro-saúde. Situação bem diferente em relação aos demais servidores municipais, salienta Furtado.

Quem responde?

Quem…
será o ministro do Planejamento do governo Lula?

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.