Priorizar combate à pobreza | Boqnews

Opiniões

23 DE DEZEMBRO DE 2022

Priorizar combate à pobreza

Por: Humberto Challoub

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A passagem do Natal invariavelmente remete à reflexão sobre as questões que envolvem a pobreza extrema e todas as suas consequências para sociedade.

Apesar das inúmeras demonstrações de boa intenção de inúmeros governos, de dirigir esforços o para reverter essa dura realidade brasileira, as ações concretas adotadas até agora se revelam tímidas diante do desafio que se impõe.

Os poucos avanços nas áreas sociais conquistados nas últimas décadas derivou quase que exclusivamente da implementação de programas assistenciais, como o bolsa família, que permitiram a inclusão no mercado de consumo de produtos básicos milhares de famílias que viviam em níveis de miserabilidade.

Contudo, poucas iniciativas foram adotadas visando criar mecanismos definitivos de valorização da capacidade produtiva desse grande contingente populacional que ainda vive em condições precárias.

Nesse sentido, é de esperar do futuro presidente e governadores eleitos menos retórica e mais empenho na formulação de políticas dirigidas à criação de frentes de trabalho para o para o aproveitamento desses assistidos, especialmente em áreas que não exigem níveis elevados de especialização da mão-de-obra.

Enfatizar, nesse momento, a geração de renda por meio da ocupação de trabalhadores em projetos voltados à melhoria das condições de vida da população, como habitação, saneamento e infraestrutura urbana, é de fundamental importância e, por isso, deve ser estar entre as principais prioridades dos futuros governos federal e estaduais.

Da mesma forma, torna-se igualmente relevante a criação e manutenção de estímulos à iniciativa privada, especialmente com parcerias e ações que visem continuar desonerando custos trabalhistas, para ampliar o número de vagas nos mais diversos segmentos da atividade produtiva.

Propiciar o aumento das oportunidades no mercado de trabalho, nesse momento, resultará no fortalecimento da economia interna e, como consequência, na redução da grande distância que separa os poucos ricos dos muitos pobres brasileiros.

Igualmente relevante estreitar as parcerias das entidades federativas com estados e, sobretudo, com os municípios, propiciando conhecer melhor as demandas e realidades das comunidades a serem atendidas.

Inúmeras famílias que desejam menos complacência e mais dignidade.

Já é sabido que os brasileiros já demonstram pouca aptidão pelas retóricas populistas ou às prosopopeias que permeiam os discursos políticos. Espera-se, sim, mais ações efetivas para retirar o Brasil do mapa da fome.

Esse é o presente que o País merece e o que todos, sem exceção, desejam.

Humberto Challoub é jornalista, diretor de redação do jornal Boqnews e do Grupo Enfoque de Comunicação

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.