Quem quer ser um milionário? | Boqnews

Opiniões

07 DE MARÇO DE 2019

Quem quer ser um milionário?

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Quanto tempo você leva para constituir um patrimônio que garanta o sustento de sua família por pelo menos duas gerações? Conhecimento e dedicação são suficientes para que você conquiste sua independência financeira e dos seus?

Sim, com certeza, mas isso leva muito tempo e te fará abrir mão de muitas coisas, principalmente o convívio mais próximo com sua família.

P\ra quem é trabalhador, sabe o valor das coisas e não nasceu em berço de ouro, não há outra alternativa para ficar rico a não ser trabalhar honestamente, e muito, para se transformar num milionário, ou ganhar na loteria.

Mas, enquanto você dedica cada gota de suor para ter um lugar ao sol, muitos políticos não precisam fazer qualquer esforço para conquistar isso. Dado o escárnio na esfera política brasileira, a população hoje tem plena certeza que todo o político brasileiro é rico. Ou entra na política para ficar rico.

Escárnio

Uma sugestão de leitura para entender a rapidez e a forma fácil do enriquecimento de parlamentares é o livro Os ben$ que os políticos fazem, do jornalista Chico de Góis, de 2013, que reúne histórias de dez parlamentares de diferentes pontos do país que amealharam de forma suspeita, segundo denúncias formalizadas, mais de R$ 1 milhão entre uma campanha eleitoral e outra.

O livro também descreve dez personagens que estão no exercício do poder e mais três filhos de políticos, na faixa dos 20 anos, que, embora os pais estejam há muito tempo em atividade, possuem patrimônios superiores aos deles.

Recentemente, o político ícone da corrupção e na arte de ficar milionário nesse meio, Sergio Cabral, disse em depoimento judicial que “esse negócio de dinheiro e poder é um vício”.

Os crimes como desvio, tráfico de influência, intermediação de interesse privado, exploração de prestígio, corrupção ativa e passiva são alguns dos principais meios de fazer fortuna fácil na administração pública.

Olhômetro

Em diversos casos, políticos têm seu patrimônio multiplicado três, cinco, mais de dez vezes, garantindo uma privilegiada e afortunada vida para seus parentes por pelo menos duas gerações ou mais.

É importante a população acompanhar a evolução patrimonial e financeira dos políticos.

Um ponto inicial de pesquisa é consultando portais oficiais da justiça eleitoral quando do lançamento de candidaturas.

Também há vários sites em parcerias com entidades da sociedade civil que acompanham a variação de patrimônio de candidatos a todos os cargos públicos.

A vigilância por meio do “olhômetro” do cidadão – quando se observa que determinado político adquiriu novos bens adquiridos no exercício do mandato – também é uma boa forma de identificação de ilicitudes no meio e, a partir daí, confrontar com o aquilo que ele declarou oficialmente.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.