Quem vai tirar o Royal Flush? | Boqnews
Urna eletrônica/Foto: Divulgação Eleições 2018

Opiniões

04 DE SETEMBRO DE 2020

Quem vai tirar o Royal Flush?

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em meio às convenções partidárias já iniciadas e com término no próximo dia 16, as cartas eleitorais aos poucos estão sendo colocadas na mesa política. Como no jogo, alguns irão blefar, mas apenas um terá realmente condições de chegar ao Royal Flush, a mais vencedora combinação de cartas no poker.

Quem levará?

Assim, a movimentação nos bastidores políticos começa a se definir, ainda que para a ampla maioria do eleitorado o tema não está na pauta atual, fato que se reflete na pesquisa Enfoque/Boqnews publicada nesta edição. Aliás, com tantas mortes em razão da pandemia e o desemprego em alta, além das limitações no contato com os eleitores, os candidatos terão que gastar muito mais que a saliva para conquistar os votos necessários.

Primeiro

Foto Divulgação

O ex-presidente do Tribunal de Justiça, Ivan Sartori, foi o primeiro a ter o seu nome homologado à disputa municipal pelo PSD. Com perfil conservador, ele buscará, em especial, eleitores insatisfeitos com a Administração municipal e favoráveis ao governo Bolsonaro.

À direita

Aliás, Sartori não será o único a buscar votos neste segmento do eleitorado. Outros candidatos também se colocam neste espectro político, o que deverá dividir a direita e centro-direita, assim como habitualmente ocorre entre os partidos do outro extremo ideológico.

À esquerda

Afinal, pelo menos quatro agremiações de esquerda (PT, PSOL, PDT e PCdoB) deverão lançar candidatos, pulverizando os votos de eleitores com este viés ideológico.

No Centro

Dessa forma, abre-se espaço para os partidos considerados de Centro, que poderão obter votos de eleitores menos afeitos a radicalismos em quaisquer dos lados.

Festival de candidatos

Afinal, qual eleição terá mais candidatos? A da Prefeitura de Santos ou a do Santos FC? Aliás, nos bastidores, há quem garanta que para alguns o resultado da eleição municipal terá impacto na do clube, a ser realizada em dezembro.

Ausência feminina I

A despeito de Santos ser uma das cidades com o maior número de mulheres, em termos proporcionais, em relação aos homens, desta vez não deveremos ter candidatas na disputa, algo que não ocorre desde 1992.

Ausência feminina II

A situação difere de municípios vizinhos, como São Vicente e Praia Grande, por exemplo, que contarão com candidatas do PSDB (Raquel Chini, em Praia Grande e Solange Freitas, em São Vicente).

Geni

Inexiste sessão na Câmara onde um vereador não reclame do péssimo serviço praticado pela empresa de transporte municipal, que diminuiu o número de veículos nas linhas, ampliou o tempo de espera aos passageiros, e não conta com álcool em gel nos coletivos.

Sem integração

Não bastasse, há falta de integração do VLT com as vans que operam nos morros santistas, obrigando munícipes a pagarem até duas passagens, a despeito da empresa que opera o transporte municipal ficar com 12% do valor da tarifa. Enquanto isso, a CET, que deveria fiscalizar o serviço, fecha-se em copas. Por qual razão?

Em Brasília

O vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (MDB) e o professor José Roberto Chiarella tem audiência agendada com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, na próxima quinta-feira, dia 10, às 14 horas, em Brasília. Na pauta, o Fundeb e o projeto para a Educação Básica de Santos.

Quem Responde?

Por…
qual razão a Administração não exige da empresa de transporte municipal as mesmas obrigações feitas aos demais segmentos econômicos, como o comércio, em tempos de pandemia?

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.