Reforma no Paço
A reforma externa do Palácio José Bonifácio, Paço Municipal, segue em ritmo lento, porém, quando concluída, deverá devolver o esplendor arquitetônico à sede da Prefeitura santista. Os trabalhos de recuperação, no entanto, estão motivando o desejo por reformas internas.
Reforma no Paço II
Nos primeiros 100 dias do Governo comandado pelo prefeito Paulo Barbosa (PSDB), salas foram reorganizadas, móveis relocados e métodos de trabalho refeitos. Ao que tudo indica, as reformas deverão continuar, desta vez envolvendo o secretariado.
Reforma no Paço III
O prefeito santista demonstra que se mantém fiel ao projeto concebido para ser a marca de sua administração, que são as realizações em vários setores. Em analogia com as guerras, poderia-se dizer que ele está dando um tempo para que seus comandados reorganizem as tropas antes de ir à batalha. Oficiais com pouca disposição de luta dificilmente ficarão na guerra até o final.
PMDB mudou
A sede do diretório do PMDB santista passou a funcionar em novo endereço: Rua Antonio Bento, 85, na Vila Mathias. O lugar já está sendo apelidado de LINS (Lugar Incerto e Não Sabido), uma vez que, até o momento, poucos filiados sabem da mudança da nova sede, antes localizado na Avenida Pinheiro Machado.
Cuidar, cuidar e cuidar
O quadro de necessidades de manutenção de próprios municipais apresentado pelo prefeito Paulo Barbosa, com base no levantamento realizado nos 100 primeiros dias de governo, leva a crer que, dos verbos afirmativos usados no slogan de sua campanha, será possível à sua administração conjugar apenas o cuidar, dado o número de intervenções necessárias. O inovar e avançar talvez fiquem para um eventual segundo mandato.
Cuidar, cuidar e cuidar II
A necessidade de recuperação dos equipamentos leva à conclusão de que Santos não precisa mais de novas construções, mas a manutenção permanente e contínua dos próprios públicos existentes, um fato comum às cidades que já consolidaram redes de atendimento à população.
Cuidar, cuidar e cuidar III
Rotina em cidades europeias e de países com bom estágio de desenvolvimento, manutenções periódicas e preventivas produzem satisfação aos usuários de sistemas públicos e redução de custos em obras. Exigem, no entanto, mais funcionários no campo de ação do que em gabinetes.
No escuro
Ciclistas têm reclamado, com razão, do número de lâmpadas queimadas nos postes de iluminação ao longo da ciclovia da orla. O trecho fica ainda mais prejudicado pelas sombras produzidas pelos chapéus-de-sol existentes no percurso.
Volta por cima
Empenhada em recuperar a imagem de sua administração, a prefeita de Cubatão, Márcia Rosa (PT), tem se empenhado na busca do equilíbrio financeiro da Prefeitura, que em seu primeiro mandato revelou-se deficitário. Márcia quer recuperar a capacidade de realizar novos investimentos até o fim de seu governo, por isso tem adotado uma política de austeridade extrema.
Reforço feminino
A Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) poderá receber um reforço feminino. A ex-diretora executiva do Convention Bureau, Marinilza Monteiro, esposa do atual vice-prefeito de Santos, Eustázio Pereira, está cotada para assumir a diretoria administrativa do órgão.
Teleférico do Beto
O deputado federal Beto Mansur (PP) anda feliz por ter conseguido a liberação de recursos federais para a instalação de teleféricos nos morros da Cidade. O equipamento constou como uma de suas promessas de campanha, quando concorreu à Prefeitura no ano passado.
Teleférico do Beto II
A missão de instalação do teleférico, no entanto, caberá ao atual mandatário Paulo Barbosa, que terá à disposição recursos do PAC, o plano de investimentos considerado a menina dos olhos da presidente Dilma Rousseff (PT). Até ser inaugurado, por certo, ainda deverão aparecer novos pais da criança.
Saúde na Capep
O médico, ex-vereador e ex-secretário municipal de Saúde, Tomas Soderberg, que já disputou eleições à Prefeitura de Santos, foi cedido para exercer função na Caixa de Pecúlio de Santos.
Briga de netos
As eleições presidenciais marcadas para o próximo ano poderão produzir um fato inusitado: dois descendentes de líderes políticos importantes da história brasileira poderão se enfrentar. Trata-se de Aécio Neves (PSDB), neto de Tancredo Neves; e Eduardo Campos (PSB), neto de Miguel Arraes. Resta saber se conduzirão suas campanhas com a mesma galhardia de seus avós.
Big Brother na UTI
O vereador santista José Lascane (PSDB) apresentou projeto que promete motivar polêmica nos meios médicos. Ele propõe a instalação de câmeras de monitoramento em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais da Cidade. A iniciativa, segundo ele, serve para fiscalizar a ocorrência de atos médicos falhos e evitar mortes como as que ocorreram em um hospital de Curitiba, que ganhou repercussão nacional.
Namoro ou amizade?
A presença do ex-prefeito santista e atual diretor da Sabesp, João Paulo Tavares Papa (PMDB), no jantar de recepção ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), realizado em uma churrascaria nobre local, na semana em que a Cidade abrigou o Congresso dos Municípios Paulistas, foi interpretada como um forte indicativo de que Papa poderá, disputar uma vaga na Assembleia Legislativa por uma nova legenda em 2014.
Quem responde?
Será…
…que todas as medidas possíveis estão sendo adotadas para evitar que, mais uma vez, os usuários de transporte coletivo sejam prejudicados pelas mudanças que estão sendo promovidas no sistema?
Deixe um comentário