Republicanos nas mãos do governo municipal | Boqnews

Opiniões

17 DE JUNHO DE 2023

Republicanos nas mãos do governo municipal

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Xadrez eleitoral I

Mais um importante movimento político foi realizado no tabuleiro do jogo eleitoral para as próximas eleições municipais em Santos, com o registro na Justiça Eleitoral do diretório municipal do Partido Republicanos, que tem como principal liderança estadual o governador Tarcísio de Freitas.

Thiago Leal, presidente do Republicanos santista e secretário das Prefeituras Regionais do governo Rogério Santos. Foto: Divulgação/PMS

Xadrez eleitoral II

O fato não teria tanta relevância em se tratando de um período pré-eleitoral, quando ocorrem intensas movimentações políticas, caso não apresentasse uma peculiaridade.

Afinal,  a presidência e a vice do Republicanos santista será ocupada, respectivamente, por Thiago Leal e Selley Storino, secretário das Prefeituras Regionais e secretária de Economia Criativa, Empreendedorismo, Turismo, respectivamente, do prefeito Rogério Santos (PSDB).

A secretária Selley Storino é a vice do partido em Santos Foto: Felipy Brandão

 

Xadrez eleitoral III

Pelo que se vê, além de contar com um possível apoio do Republicanos para disputar a reeleição, especialmente por poder acrescentar minutos preciosos ao seu tempo de propaganda eleitoral, de quebra, Rogério ainda poderá dividir a simpatia do governador Tarcísio com sua provável principal concorrente: a deputada federal Rosana Valle (PL).

 

Substituição

Não bastasse, na última terça (13), durante as comemorações dos 260 anos de aniversário de José Bonifácio e a entrega do Pantheon dos Andradas, que completa um século em setembro, o secretário estadual Gilberto Kassab acabou substituindo o governador de última hora.

Sua vinda chegou a ser confirmada à Imprensa.

Prefeito Rogério Santos e secretário estadual Gilberto Kassab: aproximação miraria 2024. Foto: Isabela Carrari/PMS

PSD na área

No seu discurso, Kassab  foi enfático ao anunciar em suas primeiras palavras o prefeito como ‘Rogério, meu amigo’, além de tecer elogios ao santista no seu discurso.

 

Tirando o S

Portanto, a vinda de Kassab não se seria apenas restrita às homenagens ao Patriarca da Independência, mas a eventual saída futura de Santos do PSDB rumo ao PSD, presidido por Kassab.

À Imprensa, ambos tergiversaram.

Não bastasse, o líder do governo na Câmara, vereador Adilson Jr, já apresentou projeto de entrega de medalha Braz Cubas a Kassab horas depois da vinda do político a Santos.

Portanto, basta unir os pontos.

Rua Guaiaó abriga residências, comércios, e hotel, além de complexo empresarial construído pelo grupo Mendes, empresa criada pelo empresário Armênio Mendes, que deverá dar o nome da rua – ou alameda – em substituição à Guaiaó. Foto: Beto Iafullo

Mudança de nome

Proposta do vereador Sérgio Santana (PL) prevê a mudança da Rua Guaiaó para Rua (ou Alameda) Armênio Mendes, na Aparecida.

Portanto, toda a extensão da rua terá o nome alterado, se aprovado pela Câmara.

Na sexta (16), houve audiência pública para discussão da mudança.

Coincidência ou não, no mês passado o prefeito Rogério Santos revogou  lei municipal – de 2000 – que obrigava que qualquer alteração de uma via pública precisaria de anuência de 2/3 dos moradores.

Agora não há mais esta obrigatoriedade.

Assim, a revogação da alteração ocorreu a pedido do vereador Adilson Jr (PP), líder do governo municipal na Câmara.

Aliás, Jr é  um dos ferrenhos defensores da mudança da via pública, como constatado durante a audiência pública.

Não obstante, a ponto de defender que a futura rua – além de mudar de nome – também deverá ter sua denominação alterada para Alameda.

Segundo o edil, para se chamar Alameda basta ter arborização.

Dessa forma, a iniciativa contraria a visão técnica da própria Secretaria de Infraestrutura do Município.

Portanto, durante a audiência, Marcos Vinícius Cardoso, representante da pasta, deu explicação técnica que não poderá haver mudança de rua para alameda em decorrência das características viárias da atual Rua Guaiaó.

No entanto, no final, vai prevalecer a palavra Alameda – a primeira via pública da cidade com esta denominação.

Situações da política de Santos…

O vereador Adilson Jr (PP) – sentado à frente – foi um dos defensores da mudança de nome da via, inclusive com a troca do termo Rua para Alameda. Foto: Divulgação/CMS

Modelo

Se isso ocorrer, o grupo Mendes, criado pelo empresário falecido em 2017, ficará responsável pela recuperação da via, com embutimento dos fios, arborização e padronização das calçadas, assim como as averbações nos cartórios para a alteração.

 

Área nobre

Aliás, a via ganhará novos ares em breve com a troca do terreno do INSS de mais de 18 mil m2, onde novos empreendimentos serão erguidos.

Assim, o grupo vencedor terá que construir 6 postos do órgão, espalhados em Santos (2), Praia Grande (1) e na Capital (3).

INSS na Praça

Nos bastidores, já é dada como certa que  a praça Abílio Rodrigues Paes, (foto acima), que ocupa uma área privada de um influente grupo empresarial, passará a abrigar a futura unidade do INSS – tanto para a gerência executiva como para a unidade de atendimento à população.

Portanto, tudo dentro da proposta de permuta da futura área do INSS.

Aliás, uma das áreas mais nobres ainda disponíveis na Cidade, a apenas uma quadra da orla da praia.

A conferir.

Números não batem

O projeto do futuro túnel ligando Santos e Guarujá prevê 21 metros de profundidade.

Assim, como a autoridade portuária pretende que o calado chegue a 17 metros, restarão 4.

E no limite.

Assim, tirando a estrutura no entorno do túnel,  sobrará  pouco mais de 3 metros.

Aliás, algum engenheiro já calculou a altura de um contêiner em cima de uma carreta ou o vagão do VLT, como se pretende incluir o modal?

Dessa forma, irá se surpreender.

 

Quem responde?

Por qual…

razão nenhum deputado da Baixada Santista estava na audiência pública sobre o túnel Santos e Guarujá?

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.