Santos, a bola da vez | Boqnews

Opiniões

21 DE MAIO DE 2010

Santos, a bola da vez

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O título acima foi extraído da capa da última edição da revista Veja São Paulo e sintetiza algo que vem sendo acompanhado há anos por este jornal e que a considerada grande Imprensa finalmente começa a olhar de uma forma menos preconceituosa em relação a Santos e, como consequência, às demais cidades da região.
Com uma ampla foto na capa do Porto de Santos, a publicação descreve os investimentos públicos e privados que estão sendo feitos na região para alavancar novos negócios, impulsionados, especialmente, pela rede privada proveniente da cadeia ligada aos setores de petróleo e gás.
Apesar de apontar apenas aspectos positivos sem associá-los às consequências negativas decorrentes destas mudanças abruptas, a publicação tem seus méritos por retratar o novo momento que o balneário paulistano de outrora vivencia.
Entre alguns itens elencados pela reportagem, assinada pela jornalista Giovana Romani, estão os investimentos de R$ 2,9 bilhões aplicados na construção de mais quatro terminais de carga no porto; e R$ 529 milhões na construção da Avenida Perimetral para facilitar o escoamento das cargas ao porto nas duas margens, entre outros benefícios previstos.
Sem dúvida, Santos vive um momento especial – inclusive em relação ao time de futebol – o que se reflete nos municípios vizinhos, em razão da sensível queda no volume de desempregados. Em março, o Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos – Nese, da Universidade Santa Cecília, registrou um dos menores índices de desemprego desde que o sistema de coleta de informações foi implantado, chegando a 10,8%.
Há pouco mais de uma década, Santos estava no vermelho em relação aos empregos (algo em torno de 8.300 trabalhadores perderam suas atividades profissionais entre 1997 a 1999). O desemprego chegou a atingir horripilantes 23,7% da População Economicamente Ativa em abril de 99 – o equivalente a 62 mil pessoas  – , ou seja, um em cada quatro santistas aptos ao emprego estava de braços cruzados. Dura realidade.
Em abril passado, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho apontou que Santos foi responsável  por 55% do total de empregos criados com carteira assinada na Baixada Santista, o que demonstra o crescimento pela mão-de-obra, o que não representa, porém, salários condizentes. Não é à toa que a Cidade abrigará na próxima quinta (27), a partir das 9 horas, no Parque Balneário Hotel, o terceiro de uma série de dez eventos no Estado sobre as Oportunidades de Negócios no Setor de Petróleo e Gás Natural, em evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado.
Aberto ao público interessado em se relacionar com esta ampla gama de corporações ligadas direta ou indiretamente  à Petrobras – algumas recém-instaladas no Município -, a Rede BS de Petróleo e Gás já reúne 171 empresas interessadas em realizar parcerias e promover ações em conjunto, fomentando a economia regional e a geração de empregos. (Para conhecer acesse www.onip.org.br/eventocadfor).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.