Saúde Mental x Pandemia | Boqnews
Foto: Divulgação

Opiniões

24 DE AGOSTO DE 2020

Saúde Mental x Pandemia

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um cenário que se repete em outros países. Nos EUA, por exemplo, quase 30% dos norte-americanos disseram apresentar sintomas de depressão no final de julho, comparados aos 6,6% de 2019, de acordo com um levantamento recente (Household Pulse Survey) realizado pelo National Center for Health Statistics em parceria com o Census Bureau. Os casos de ansiedade chegaram perto de 36%, comparados aos 8,2% do ano passado.

Alguns medos que já vinham causando stress como o da perda de emprego, de renda e dos negócios, somada a ansiedade gerada pela transmissão da Covid-19, seja por nós mesmos como entre familiares, amigos e todos. O temor e a insegurança quanto ao futuro é o estopim para o crescimento avassalador de transtornos mentais.

O sofrimento causado pelas doenças mentais não tem apenas grande impacto na vida pessoal, afeta também as relações interpessoais, e a vida profissional. A pessoa que está ansiosa ou deprimida em casa é a mesma pessoa que está trabalhando. São esses indivíduos estressados, fragilizados – alguns até “quebrados” emocional e psicologicamente – que começam a retornar aos escritórios, que têm que lidar com metas, executando tarefas em casa com família e filhos compartilhando o mesmo espaço.

A pandemia ainda está longe de estar sob controle e a real dimensão do impacto dela em nossos corpos e mentes só deverá ser avaliada e divulgada em alguns anos. Porém, com certeza, depois da tragédia causada pela pandemia, a saúde mental deverá ser o tema de maior relevância médica da próxima década ou, caso venham outras pandemias, do século.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.