Sem debates | Boqnews
Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE

Opiniões

18 DE SETEMBRO DE 2020

Sem debates

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com a confirmação de 16 nomes que estarão na disputa à Prefeitura de Santos, o eleitor ficará confuso na hora de escolher em quem votar. E pior: os debates eleitorais serão inviáveis. Vantagem para quem estiver na liderança das pesquisas – pois não precisará se expor – e em especial o candidato governista, que não sofrerá ataques. Desvantagem aos eleitores que só acompanharão as propostas no enfadonho horário eleitoral gratuito. Situação semelhante à eleição presidencial de 2018.

Sem a presença feminina

A se lamentar, aliás, a ausência de mulheres na disputa ao pleito no Executivo santista, algo que não ocorre desde 1992. No máximo, serão vices. Vale lembrar que Santos é a cidade, em termos proporcionais, com o maior número de mulheres em relação aos homens no estado de São Paulo. E no País.

Sem dinheiro

Dívida Pública Federal

Os gestores eleitos ou reeleitos enfrentarão sérias dificuldades econômicas quando assumirem, pois os orçamentos municipais precisam ser finalizados até o final deste mês para serem analisados pela Câmara. Não faltam, porém, incertezas, como o tempo que vai durar a pandemia ao longo de 2021 e os impactos nas finanças. Muitos municípios postergaram pagamentos de dívidas fiscais e previdenciárias, com amparo legal, para o próximo ano, jogando a conta no colo dos sucessores.

Sem fluxo de caixa

Não bastasse, empresas que também postergaram pagamentos fiscais e tributários estão tendo que arcar com a quitação das faturas atuais e anteriores, complicando o fluxo de caixa, e colocando em risco a própria sobrevivência do negócio. Os calotes vão crescer.

Sem emprego

Além disso, a taxa de desocupação do brasileiro atingiu 14,3%, na quarta semana de agosto, aumento de 1,1 ponto percentual frente à semana anterior (13,2%), segundo o IBGE. Com isso, atingiu o maior patamar da série histórica da pesquisa, iniciada em maio.

Sem clima

Vale lembrar que as eleições ocorrerão em meio à pandemia do coronavírus, onde muitos eleitores não se arriscarão a ir às ruas para votar, a despeito da propaganda da Justiça Eleitoral. Além daqueles que perderam entes queridos para o vírus e nem querem saber de políticos.

Sem alimentação

Não são poucas as queixas de municípes em relação à demora na reposição das cestas básicas – feitas em forma de rodízio nas escolas – e na recarga mensal do cartão-alimentação, conforme lei municipal. A Prefeitura garante que a situação foi resolvida. O assunto ganhou espaço na Câmara, em especial com as vereadoras Audrey Kleys (Progressistas) e Telma de Souza (PT), da Comissão de Educação.

Sem presença

Bastou o presidente do Legislativo, Rui de Rosis (PSL), mencionar a obrigatoriedade do retorno presencial dos vereadores à Câmara, que alguns se colocaram enfaticamente contrários. Benedito Furtado (PSB) chegou a dizer que pedirá licença do cargo, pois teme o risco de infecção pelo Covid-19. Vários vereadores já foram infectados pelo vírus.

Sem empenho

Se estivesse viva, a deputada Mariângela Duarte já estaria mobilizando ‘meio mundo’ para tentar alterar a posição da Poli/USP em retirar o curso de Engenharia de Petróleo, na cidade há quase uma década. Infelizmente, tirando algumas vozes isoladas, não há empenho das autoridades em reverter esta situação.

Sem limites

Enquanto convivemos com a pandemia, jovens se aglomeram em casas noturnas – localizadas da orla até a divisa entre Santos e São Vicente – como se nada existisse.

Jornal Enfoque

Na próxima terça-feira (22), às 9h30, o jornalista Francisco La Scala entrevista, ao vivo, o candidato à Prefeitura de Santos, o vereador Antonio Carlos Banha Joaquim(MDB), na reestreia do Jornal Enfoque. Não perca! Acesse o canal do BoqnewsTV no Youtube ( http://youtube.com/user/boqnewstv) e no Facebook ( http://facebook.com/JornalBoqnews/).

 

 

Quem Responde?

Quando…
serão esclarecidos os depósitos bancários suspeitos efetuados pela família Queiroz ao clã presidencial?

 

Frase

“Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada.”

Otto von Bismarck
chanceler do Império Alemão

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.