A política é como a esfinge da fábula:
devora todos que lhe não decifram os enigmas
Antoine Rivarol, escritor francês
O bom é ser vice
As articulações para 2012 estão fervendo na política santista. Além das composições partidárias está em disputa também o melhor cargo em campanha: o de vice-prefeito.
O bom é ser vice II
A disputa de co-piloto do Jumbão PAB-45 na rota rumo ao Palácio José Bonifácio está acirrada. O PSB quer o lugar e está saindo na frente. A articulação é feita pelo presidente estadual da legenda, deputado federal eleito e secretário estadual de Turismo, Márcio França. Ele tenta pregar a paz entre os desafetos declarados Fábio Alexandre Nunes, o secretário de Meio Ambiente de Santos e pré-candidato a prefeito pelo PSB, e Paulo Alexandre Barbosa, deputado estadual eleito e secretário Estadual de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia. Quem convive com os dois diz que a missão de França é praticamente impossível!
O bom é ser vice III
Outra socialista que busca uma indicação à vice-prefeita é Mariângela Duarte, que namorou uma volta ao PT, mas ficou no PSB de olho no cargo de vice em uma coligação com o PMDB ou mesmo com o PT. O sonho de Mariângela não deve ir longe. Segundo um experiente membro do diretório do PSB, Márcio França vai cozinhar o PSDB e o PT, seus aliados em âmbitos estadual e nacional, respectivamente, até o último minuto, quando a candidatura a prefeito do Professor Fabião já estiver nas ruas. Assim, França não iria se queimar com ninguém.
O bom é ser vice IV
O ex-vereador e ex-sindicalista, Uriel VillasBoas, membro do diretório do PCdoB, partido da base de apoio do prefeito João Paulo Tavares Papa (PMDB), articula dentro da legenda sua indicação como vice-prefeito na chapa do PT, opositor de Papa, principalmente se a candidata petista for a deputada estadual Telma de Souza (PT).
Permuta para academias
O vereador Hugo Duppre (PMN) finalizou anteprojeto de lei com o objetivo de permutar o pagamento de IPTU e ISS por vagas nas academias de ginástica e demais atividades físicas. A proposta vai permitir a indicação pela Prefeitura de idosos, portadores de deficiências e pessoas de baixa renda para realizarem exercícios físicos sob recomendação médica da rede municipal de saúde nas academias da Cidade, sem custos aos cidadãos e aos cofres públicos.
Base estremecida
A base sólida política do prefeito João Paulo Tavares Papa está sofrendo rachaduras devido à antecipação do pleito de 2012 que está sendo feita por algumas legendas, em especial pelo PR, PTB e PSDB. Lideranças dessas siglas estão, de forma voraz, assediando pré-candidatos a vereador de outros partidos da base e está sobrando para Papa, que não tem relação com a situação, colocar panos quentes para manter seu pelotão de choque na Câmara.
Túnel para o racha
A boa relação entre o prefeito Papa e o governador Geraldo Alckmin foi abalada devido ao anúncio da ligação seca entre Santos e Guarujá. Tudo porque se o túnel for construído no local onde se pretende trará de volta os caminhões para dentro da Cidade e criar um gargalo enorme na Avenida Perimetral do Porto.
Túnel para o racha II
A discussão em torno do problema foi tanta que Alckmin não citou os caminhões quando lançou a solução do túnel na semana passada. O ruído na relação deve crescer! Há quem aposte em ruptura do PSDB com Papa nos próximos meses. O motivo começa pelo túnel e acaba no pleito de 2012. Parece um caminho sem volta!
Hospital dos Estivadores
O vereador Braz (PPS) ficou feliz com a escolha do prefeito Papa em manter o nome de Estivadores no hospital recém-adquirido pela prefeitura. Braz sugeriu por requerimento ao prefeito essa atitude valorizando a classe dos Estivadores, fundadores do hospital. Outros vereadores quiseram dar o nome de David Capistrano e Paulo Gomes Barbosa ao espaço.
Triste
A demissão do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, deixou triste o vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (PMDB), afilhado do ex-ministro. Mas se engana quem pensa que Banha está orfão em Brasília. Seu outro padrinho é Michel Temer, vice-presidente da República.
Eleições no PMDB
Presidente estadual do PMDB, Baleia Rossi, agendou para 24 de setembro as eleições da legenda em todo o Estado. Em Santos, o atual presidente, o médico Sidney Gaspar, pretende ser o candidato do prefeito Papa à reeleição no diretório.
Eleições no PMDB II
Porém, o vereador Marcus De Rosis, que filiou bastante gente na legenda, quer colocar uma pessoa de sua confiança no cargo. Há ainda a ala dos peemedebistas históricos, em sua maior parte ligados à advocacia, que articulam uma chapa encabeçada pelo ex-secretário de Turismo da gestão Oswaldo Justo, Vasco Vieira. Os históricos acreditam que a boa relação que Vieira mantém com a ala de Gaspar e com Marcus De Rosis pode torná-lo candidato de consenso.
De Tudo um Pouco
Nessa segunda-feira (22), recebo no De Tudo Um Pouco, na Rádio Cacique AM1510, às 11 horas, o secretário municipal de Segurança, Renato Perrenoud. Na terça-feira (23), o médico Rogério Dedivitis, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço. Na quarta (24), o secretário de Cultura, Carlos Pinto, e na quinta (25), a secretária de Educação, Suely Maia.
Quem responde?
Quem… duvida que outros ministros irão sair do governo Dilma Rousseff antes do final de 2011?
Deixe um comentário