“Rara é a pessoa capaz de pesar os defeitos dos outros, sem botar um dedinho na balança para acusar um pouco mais do peso”
CARLOS LACERDA
Jornalista, ex-governador da guanabara e ex-deputado federal
Tiro na base
Tiro na base II
Tudo devido ao fato do suplente de vereador e assessor de gabinete do prefeito, Jorge Carabina, ter saído do PPS rumo ao PR pelas mãos do vereador Odair Gonzalez (PR).
Tiro na base III
Carabina, que está atualmente na Câmara substituindo Braz Antunes, licenciado por um mês, teve mais de 3 mil votos em 2008 e era tido como um dos trunfos do PPS para aumentar sua bancada a partir de 2013.
Tiro na base IV
A presidente do PPS santista, Maria Alice Antunes, o secretário municipal de Defesa da Cidadania, Paulo Murat, e os dois vereadores do partido, Braz Antunes e Marcelo Del Bosco, já avisaram ao prefeito que não aceitam o retorno de Carabina ao cargo de assessor de Gabinete, que está na cota do partido. E vão além. Dizem que se isso acontecer, a legenda abandonará a base do Governo Papa, devolvendo todos os cargos do partido e aliando-se ao lado da oposição, leia-se PT.
Tiro na base V
Tanto o PPS como o PR estão desde o início do Governo Papa na base. Agora, devido as articulações de cada legenda visando a sucessão municipal, quem pode sair chamuscado desse tiroteiro é Papa, que não tem qualquer relação com o episódio. Afinal, o prefeito fica no dilema: ou afasta Carabina do gabinete e agrada ao PPS ou o mantém e agrada o PR de Odair Gonzalez. De qualquer forma, Papa terá prejuízo político.
O mais preparado
Sentido ter sido mal interpretado por leitores em sua entrevista ao Boqnews na penúltima edição, o ex-deputado federal, Gastone Righi (PTB), enviou e-mail à coluna. Righi lembra que ao apontar Beto Mansur (PP) como o candidato com mais possibilidade, no quadro de hoje, de ser o substituto do prefeito Papa, fez apenas uma análise política. Em sua opinião, “o secretário estadual de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) é o mais preparado, apto e merecedor entre todos de ser prefeito da Cidade na gestão de 2013 a 2016”.
Impugnado
Um duro golpe atingiu, no último dia 22, os petistas de Santos que sonhavam com a candidatura de Eduardo Sanovicz ao cargo de prefeito em 2012. Isso porque Sanovicz teve seus direitos políticos cassados por quatro anos na 4a Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, além de ter que pagar multa e estar proibido de fazer negócios com o Poder Público direta e indiretamente por três anos. A punição é em virtude de ação do Ministério Público relativa ao período quando Sanovicz foi diretor- presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo S.A. na gestão Marta Suplicy. Segundo a ação, Sanovicz demitiu funcionários concursados e contratou outros para a mesma função sem concurso.
Impugnado II
A decisão cabe recurso, mas o mesmo não anula as punições previstas na ação. Com isso, a ala petista que tenta impedir uma nova candidatura da deputada estadual Telma de Souza (PT) à Prefeitura de Santos só tem como opções para apresentar nas prévias a vereadora Cassandra Maroni Nunes e o professor universitário Daniel Vazquez. Segundo um experiente advogado da Cidade, as chances de Sanovicz reverter a decisão são difíceis, pois o processo conta com elogios rasgados do relator da 4a CDP do TJ, Rui Stoco, à sentença proposta em primeira instância pelo juiz Kenichi Koyama, que adjetivou a decisão como “excelente”.
Eleito
Um importante articulador político santista diz que o único secretário do prefeito Papa a dar retorno a todos os que o procuram, seja para dizer “sim” ou “não” é o vice-prefeito eleito e secretário de Assistência Social, Carlos Teixeira Filho (PSDB), o Cacá.
Eleito II
Esse articulador aponta que com seu trabalho à frente da Pasta, Cacá estaria eleito vereador em 2012 sendo um dos legisladores mais votados no pleito para lamentação de seus opositores dentro do próprio tucanato.
Petista no PR
Ex-prefeito de São Vicente, Luiz Carlos Pedro, o Luca, continua ativo na política vicentina. Está trabalhando para eleger um amigo particular vereador pelo PR da cidade.
PMDB Jovem
Secretário Nacional da Juventude do PMDB, o santista Caio Nunes, em carta à coluna, diz que o grupo jovem do partido em Santos corresponde a 1/3 do diretório e que defende 15 propostas para as eleições de 2012. Entre os temas estão a candidatura própria e a chapa de vereadores com identidade partidária.
Ponto de bonde
Há vereador querendo que a Prefeitura crie um ponto para o bonde em frente ao Castelinho para fim de facilitar o acesso de legisladores e assessores ao Palácio José Bonifácio.
Quem Responde?
Quando…
teremos um gestor público disposto a desatar o nó na Justiça que proíbe o uso da Concha Acústica nas atividades culturais da Cidade?
Deixe um comentário